[gtranslate]

Você está pronto para uma ‘Nova Era’?

O que a Indústria Criativa aprendeu durante a pandemia? Estamos preparados para a Nova Era? Cris Falcão, nossa colunista, trouxe Esse e outros fundamentais questionamentos sobre o chamado para mudanças no mercado.
Picture of Redação
Redação

A Nova Era pode ser a música de um artista ou um slogan de publicidade. Mas, o que nos espera?

O que aprendemos com a pandemia na indústria criativa?

Eu aprendi que:

  • Lives podem ser derrubadas ou não; (Saiba o porquê que sua live foi derrubada acessando aqui e clique aqui para conferir o texto da colunista do MM Flavia Tendler sobre Lives e Direito Autoral)
  • Direitos autorais nunca foram tão valorizados (quantos cursos surgiram, que bom!);
  • Os pilares da indústria se mantém: na necessidade de fechar as contas, de entregar resultados e por que não, de pagar boletos?!;
  • O artista quer estar aonde o povo está;
  • Um olhar dedicado transforma um trabalho;
  • Webinar é uma realidade;
  • Fechar a câmera do Zoom ajuda a se concentrar no assunto em pauta;
  • Um pitching bem feito de fato, traz audiência, e pode compensar a ausência de um cachê (olha lá os Royalties de novo);
  • As Sociedades de Gestão Coletiva são fundamentais em qualquer tempo da antiga ou Nova Era (quanta iniciativa legal da Abramus e UBC…);
  • As plataformas de engajamento vieram para somar, e que o mercado digital é apaixonante e já equivale a mais da metade da receita global.

Anos atrás, meu julgamento era mais crítico e meu olhar mais conservador.

Hoje, penso que a roda tem que girar – e, ou, quebrar – para que mais pessoas tenham seu lugar ao sol.

Mas, isso trás uma reflexão: será que estamos prontos para a concorrência leal, para menos ego e olhar pra fora, pensando em como, de fato, criar condição para um mercado mais profissional, mais diverso, inclusivo e promissor e não apenas pensar na própria projeção do CPF ou CNPJ?

Acredito nisso e o Mundo da Música sempre me faz pensar que vale a pena continuar nessa luta por um mercado melhor, mais justo, e com menos like e mais life ou e-life.

Que venham os próximos formatos e, porque não, a Nova Era.

 

 

_______________

Cris Garcia Falcão é executiva da Indústria Musical há mais de 15 anos. Atualmente é Diretora Administrativa da Ingrooves Music Group Brasil.