Durante o Festival Salvador Capital Afro e o encontro de Ministros da Cultura do G20, o YouTube está em Salvador com uma série de iniciativas voltadas à valorização da cultura afro-brasileira. Com atividades que incluem oficinas, painéis e encontros com nomes importantes da música e produção cultural, a plataforma busca apoiar a comunidade criativa e fomentar o desenvolvimento de talentos negros e femininos na indústria musical e digital.
A programação conta com a presença de Evandro Fióti, Sandra Jimenez (Diretora de Parcerias de Música no YouTube para América Latina) e Tuma Basa (Diretor de Música e Cultura Negra do YouTube), que lideram ações como o Future Insiders e o YouTube Songwriters Camp. Estas atividades são realizadas em parceria com a Prefeitura de Salvador e o Ministério da Cultura.
Apoio ao talento negro com o “Future Insiders”
O evento “Future Insiders”, que integra o projeto YouTube Vozes Negras, ocorreu entre os dias 5 e 7 de novembro, com workshops e painéis. Com curadoria do músico e empresário Evandro Fióti, o projeto quer fortalecer a presença de talentos negros na indústria fonográfica, oferecendo capacitação em produção musical, monetização, inteligência artificial e empreendedorismo.
Segundo Fióti, o “Future Insiders” visa impulsionar uma indústria mais inclusiva, já que, apesar de a maioria da população brasileira ser negra, pessoas pretas ainda são minoria nas lideranças da indústria fonográfica.
“No nosso país, somos mais de 56% da população e representamos menos de 5% de lideranças negras na indústria fonográfica. Iniciativas como o ‘Future Insiders’ contribuem para gerar oportunidades de crescimento, fortalecer diversidade e inclusão, e fortalecer o ecossistema da economia criativa do Brasil, propondo um caminho que seja mais plural e com justiça social a partir da lente da cultura e tecnologia”.
Compositores brasileiros se reúnem no YouTube Songwriters Camp
Entre os dias 5 e 6 de novembro, o YouTube também promoveu seu primeiro acampamento de compositores da América Latina, chamado “Well Versed presented by YouTube Songwriters Camp”. Realizado nos estúdios de Carlinhos Brown, no bairro do Candeal, o encontro reuniu artistas como Tierry, Daniela Mercury e Melly para sessões colaborativas de criação musical, buscando inspirar novos talentos e fortalecer a cena local.
Para Carlinhos Brown, essa iniciativa reflete a maturidade dos canais de comunicação e sua importância para os artistas.
“A visão do YouTube é perfeita. Nós, que somos compositores, sempre buscamos um caminho para estarmos nessa mídia. O fato da mídia nos buscar, demonstra que os canais de comunicação de arte em geral, especialmente de música, estão amadurecendo. A fonte precisa de atenção, e essa percepção vira uma responsabilidade para o artista. Música não é aventura, pode-se ter talento, mas sem estudo não vira conteúdo. Nós temos todos os estúdios da Ilha dos Sapos à disposição, preparados para conversar com o mundo. Sejam bem-vindos ao nosso estúdio de inspiração”.
Substantivo Feminino: valorização da mulher na cultura brasileira
A ação Substantivo Feminino, parte do compromisso do YouTube com a equidade de gênero, também marcou presença em Salvador. Com uma programação que inclui encontros e debates, o projeto busca fortalecer a presença de mulheres na cultura e combater a desigualdade de gênero. No dia 8 de novembro, representantes da cultura local se reúnem para discutir a importância da voz feminina em diferentes áreas, incluindo música, jornalismo e tecnologia.
Essa iniciativa já teve sucesso com videocasts e debates realizados em parceria com instituições como a Rede Mulher Empreendedora e InternetLab, promovendo conscientização e oferecendo suporte para mulheres que enfrentam desafios na sociedade e no mercado de trabalho.
Compromisso com a diversidade e a cultura local
Sandra Jimenez, Diretora de Parcerias de Música no YouTube para América Latina, reforça o orgulho da plataforma em apoiar a cultura baiana e investir na comunidade criativa local.
“O YouTube tem um compromisso com a diversidade e entende a importância de apoiar novos artistas e criadores. Ficamos muito felizes em proporcionar a esses talentos um espaço que promova o desenvolvimento de suas habilidades e ofereça recursos que os auxiliem a alavancar o sucesso no YouTube e em suas carreiras”
A presença do YouTube em eventos como o Festival Salvador Capital Afro reflete a importância de celebrar a cultura afro-brasileira e criar oportunidades para novos talentos. Ao longo da semana, a plataforma segue apoiando artistas e oferecendo ferramentas que possibilitam o desenvolvimento de carreiras.