O marketing é diferente, o artista é diferente, o público é diferente, mas a rede social é a mesma. No século da imagem e do conteúdo digital, o Instagram é um dos reis que consegue, com maestria, se adaptar ao longo de seus dez anos.
Este guia foi baseado em situações e dúvidas com artistas dos mais variados gêneros e popularidades. Sinto que ainda há muitas dúvidas no mercado como um todo em como, de fato, usar o Instagram como negócio. Sinto que muitos têm o interesse e entendem a sua importância, mas não consegue elaborar estratégias e conteúdos que de fato alavanquem sua carreira.
“Não basta ser bonito, tem que ter conteúdo”. Conteúdo, planejamento, consistência, criatividade e muita, mas muita paciência. Não é um trabalho fácil e o sucesso não vem rápido, mas posso te afirmar que quando você acertar, vai valer a pena. Vamos nessa?
1. Calendário editorial
Organize a casa. Monte um calendário editorial para definir a frequência de produção e de publicação de conteúdos, levando em conta datas importantes e planos de divulgação conscientes. Não poste por postar.
Inclua o cotidiano do artista no calendário. Compromissos de trabalho ou pessoais, tudo deve ser levado em conta e aproveitado. As pessoas acessam o Instagram para obter inspiração e descobrir coisas que interessam a elas, e isso inclui seu conteúdo. Elas buscam uma aproximação com o seu ídolo, então, proporcione isso a elas. Poste fotos, produza vídeos, mesmo que caseiros. Sinto que muitas vezes os artistas e marcas ficam esperando a perfeição. Todo conteúdo é válido se há consistência e verdade.
Tenha em mente as datas comemorativas que valem a pena ser lembradas. Dia do abraço tem pelo menos três vezes ao ano, esquece. Pense em coisas que você acredita e apoia. Não poste uma data comemorativa se você não acredita ou não tenha um feat. com ela. Mas comemore o dia do fã, do radialismo, da música, aniversários de artistas próximos.
Agora vá para os lançamentos. Anote todos: músicas de trabalho, suporte, remix, parcerias. O que ajuda muito também é se basear no ano anterior do artista: saiba quantos lançamentos foram ou quantos sua gravadora/agregadora pretende lançar no ano e anote no calendário, mesmo que ainda não tenha uma data definida de lançamento. Desta forma, ao longo dos meses, você pode ir conversando e alinhando com o artista sobre a entrega de músicas e pensar em um plano de comunicação eficiente e com calma. Ajude ele como puder. Quanto mais alinhado e planejado, melhor.
2. Divulgue todas as plataformas de streaming
Divulgue todas as plataformas de streaming, simples assim. Não faça posts genéricos e confusos com todas, mas procure focar semanalmente em cada uma, assim seus seguidores conseguem ser impactados mais vezes e com mais efetividade.
Marque sempre o @ oficial do app, sejam parceiros. Evite usar o termo “plataformas digitais”, a maioria dos usuários ainda não entende o que é.
Publicação Zezé Di Camargo & Luciano com foco na Deezer:
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Do’s: Apps de música x Dont’s: Plataformas digitais
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A melhor forma de ter um seguidor em qualquer rede, é ser ativo nela. Fique de olho em tudo o que está rolando. Saiba as playlists que entrou, as que deseja entrar, quantos streams. Divulgue o seu trabalho. Entrou em uma playlist editorial? Divulgue. Virou capa? Divulgue. Sem novidades? Atualize uma playlist do artista e divulgue. Atualize o Canvas de alguma música no Spotify e divulgue!
Falando em Canvas…
Novidade! Os artistas que já estão com o Canvas ativado (ele ainda está em fase Beta aqui no Brasil, mas você já pode solicitar para a sua gravadora ou distribuidora) podem compartilhar no Instagram Stories o vídeo. É mais uma forma de engajamento e compartilhamento da sua música no Instagram!
Segundo o Spotify, os Canvas em boa qualidade já aumentaram em mais de 200% a taxa de compartilhamento da música, além do crescimento em streams, salvar e visitas ao perfil do artista. Incentivar seus fãs a compartilharem seus Canvas com os amigos, pode aumentar a audiência com o poder do visual. Lembre-se: a música não é mais apenas um formato auditivo.
Canvas do Make U Sweat no Instagram Stories:
3. Como verificar um perfil
O sonho do perfil verificado próprio é muito mais fácil do que você imagina. Basta solicitar neste link aqui.
Pode demorar um pouco, mas o Facebook sempre consegue ou dá motivos plausíveis para não verificar.
4. Como conseguir um domínio que já está sendo usado por um perfil inativo
Esse é clássico também. Se um nome de usuário (uma @) que você deseja usar já estiver sendo usado por uma conta que pareça inativa (sem postagens ou postagens antigas e com poucos seguidores), você pode solicitar através deste link, que conta com suporte para diversos problemas como contas invadidas, bugs, solicitação de monetização, entre outros.
Ao entrar no Portal de Mídia, selecione se você quer fazer um pedido para Facebook ou Instagram. Após isso, na parte inferior da página, clique na opção “Suporte por Email” para ter o atendimento personalizado e em português. Você precisará informar seu email corporativo para que o time de suporte entre em contato com a resposta ou para solicitar mais detalhes.
5. Legendas
Sem inspiração para a legenda? Não existe essa. Pense em um texto que consiga ter envolvimento, que possa inspirar seus seguidores a interagir com suas fotos e vídeos ou realizar alguma ação (ouvir sua playlist, conhecer seu lançamento, comprar seu show). Pense em posts com interações, como perguntas na legenda, isso motiva o fã a responder e só aumenta o engajamento.
Chitãozinho & Xororó postagem com mais 1200 comentários, a maioria respondendo a pergunta feita. A média de comentários normalmente é de 400.
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Uma publicação compartilhada por Chitãozinho & Xororó (@chxoficial) em
6. Hashtags
Parece antigo, mas sempre muito válido para quem quer ser o mago ou fada do engajamento. Use as hashtags a seu favor, elas podem aparecer para os usuários quando eles pesquisarem usando aquela hashtag e isso fará com que você seja mais facilmente encontrado por diferentes públicos e tenha crescimento orgânico de base. Dá muito certo. Use em todas as legendas, sempre em mente:
Hashtags indicando seu produto ou serviço, como #musica;
Hashtags indicando seu nicho no setor, como #sertanejo ou #edm
Hashtags para eventos ou datas especiais,como #diadoradialista
Hashtags usando localização quando fala-se de um show específico, como #saopaulo
Hashtags diárias, como #tbt
Hashtags em alta, como #fiqueemcasa
Crie uma hashtag fácil para o seu artista. Seja o nome dele e/ou temas relacionados a ele, como o nome da sua nova música de trabalho.
Siga essa hashtag e fique acompanhando o que o público está postando. Estimule o fã a usar ela e reposte nos stories os conteúdos mais interessantes.
Use as Informações para ver o desempenho das hashtags.
Clique em “Ver informações” na publ
icação para ver as Impressões de hashtags, que mostra a quantidade de visualizações para suas diferentes hashtags.
Ah! Quer aumentar o número de visualizações nos stories? Use as hashtags e camufle-as com a cor que estiver usando nos stories ou deixando elas bem pequenininhas. O número da audiência pode aumentar até uns 20%, acredite.
Dica extra!
O Facebook está ajudando 30 mil pequenas empresas que foram impactadas com o COVID-19, oferecendo US$ 100 mil de subsídio em dinheiro e em créditos para anúncios.
Para se inscrever, sua empresa deve:
Ter entre 2 e 50 funcionários;
Estar funcionando há mais de um ano;
Ter enfrentado desafios por causa da COVID-19;
Estar em uma localização ou próxima de uma localização onde o Facebook opera.
Você pode solicitar aqui.
Boa sorte!
Espero que tenha gostado desta primeira parte do guia pensado para artistas e que te ajude de alguma forma.
Na próxima série, compartilho mais de como um artista pode alavancar no Instagram, com dicas para aumentar o engajamento e como investir e ativar a monetização. Comente aqui embaixo ou me mande um direct no Instagram caso queira que eu aborde algum assunto específico ou tirar dúvidas. Estou sempre online pronta pra ajudar como puder.
Até a próxima e fiquem em casa, se possível!
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Camila Arias é especialista em marketing digital. Atualmente, é gerente de Marketing Digital da Live Talentos, empresa de gestão de carreiras artísticas, contando no casting com Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, Edson & Hudson, Make U Sweat, Sambô e mais outros artistas relevantes da cena, além da gravadora de música eletrônica Alphabeat Records.