O Spotify acaba de anunciar uma série de atualizações pensadas para facilitar a vida dos anunciantes e ampliar a conexão entre as marcas e o público. Com foco em compra automatizada e em novas formas de medição e criação de campanhas, a plataforma mostra que quer ir além do streaming de música e podcasts, se consolidando também como um grande espaço para publicidade digital.
Agora, marcas de diferentes portes podem acessar o inventário de anúncios em podcasts tanto pelo Spotify Ads Manager, plataforma de autoatendimento disponível nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália, Alemanha, França, Espanha e Itália, quanto pelo Spotify Ad Exchange (SAX), solução programática que também atende países como Brasil, México, Índia e Suécia.
Com isso, os anunciantes passam a ter mais flexibilidade para escolher onde e como investir, usando ferramentas adaptadas às suas necessidades.
Mais alcance para campanhas globais
Um dos destaques é a nova parceria com a Magnite, que amplia o número de DSPs (Demand-Side Platforms) com acesso ao inventário do Spotify. Segundo a empresa, desde o lançamento do SAX em abril, o número de anunciantes usando a ferramenta aumentou 64%, com resultados positivos para marcas como Instacart e Luxottica.
Durante o festival Cannes Lions, Caroline Proto, diretora global de mídia da EssilorLuxottica, destacou:
“A combinação da IA para roteiros com a eficiência do SAX nos permitiu desbloquear muito mais do nosso potencial de marca. Estamos vendo ganhos de dois dígitos no custo por visita à loja, medido por uma empresa terceira. Isso nos permite quantificar a performance e o retorno — e, como resultado, estamos ampliando nosso investimento na plataforma.”
Criatividade e tecnologia andando juntas

As novidades foram apresentadas no evento Spotify Advance, realizado em abril em Nova York. Um dos pontos mais comentados foi o Spotify Gen AI Ads, ferramenta que usa inteligência artificial para criar roteiros e locuções para anúncios, disponível sem custo adicional para anunciantes nos Estados Unidos e Canadá.
Além disso, o Creative Lab continua ajudando as marcas a desenvolver campanhas exclusivas para a plataforma, enquanto a consultoria Spotify AUX conecta marcas a artistas e fãs, buscando novas formas de engajamento.
Outro avanço importante está nas métricas. O Spotify introduziu novos objetivos, como instalação de aplicativos e tráfego para sites, além de trazer ferramentas como o Spotify Brand Lift e o Pixel para dentro do Ads Manager.
Chloe Wix, diretora global de produto publicitário e crescimento comercial do Spotify, explicou:
“Sabemos que automação é o mínimo esperado de qualquer plataforma publicitária hoje. Por isso, estamos investindo em tornar nossos canais de compra automatizada ainda mais robustos. Agora que nosso inventário premium de podcasts está disponível via Spotify Ad Exchange e Spotify Ads Manager, garantimos aos anunciantes o controle e a flexibilidade necessários para alcançar uma audiência altamente engajada.”
O áudio digital como aposta estratégica
Com cerca de 170 milhões de ouvintes mensais de podcasts e quase 7 milhões de títulos no catálogo, o app amplia sua presença no mercado global de áudio digital com esta novidade. Para as marcas, isso representa uma oportunidade de explorar formatos variados e públicos segmentados, acompanhando a demanda por conteúdos em áudio.
As mudanças recentes também refletem uma adaptação da plataforma às transformações do setor, incluindo a busca por métricas mais precisas e integração com parceiros externos. O Spotify passa a ocupar um espaço relevante não só para consumidores de música e podcasts, mas também para empresas interessadas em entender e dialogar com diferentes audiências em nível global.
- Leia mais:
- Spotify amplia acesso para anunciantes com novos recursos automatizados
- Tierry antecipa tendências e mostra como artistas podem inovar em parcerias com marcas
- Capacitação gratuita em Pernambuco prepara artistas e coletivos para captar recursos públicos
- Pedro Sampaio e Gustavo Mioto assinam com a WME e miram carreira fora do Brasil
- Tropkillaz assina com a Concord Music Publishing para novos direitos autorais