Vice-prefeita Ana Paula Matos assume Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador
O posto vinha sendo ocupado interinamente por Walter Pinto Júnior, desde a saída do antigo titular, Pedro Tourinho, em janeiro, que recebeu a nomeação de Ana Paula Matos "com alegria e otimismo"
Láisa Naiane
Tempo de leitura: 4 min
Vice-prefeita Ana Paula Matos assume Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador. Foto: Valter Pontes/SECOM PMS
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta quarta-feira (19), durante coletiva à imprensa no Palácio Thomé de Souza, a vice-prefeita Ana Paula Matos como nova Secretária Municipal de Cultura e Turismo (Secult). O posto vinha sendo ocupado interinamente por Walter Pinto Júnior, desde a saída do antigo titular, Pedro Tourinho, em janeiro.
Pedro Tourinho celebrou a escolha da vice-prefeita como titular da Secult:
Durante a solenidade, Bruno Reis justificou que a escolha da nova titular da Secult partiu da indicação do próprio Tourinho, diante da capacidade de Ana Paula com a gestão e de diálogo com diferentes setores. O prefeito também trouxe as principais metas que deverão ser tiradas do papel para que a capital baiana se consolide ainda mais como um dos principais destinos do Brasil e do mundo.
Entre as prioridades estão:
A conclusão das negociações com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) para obtenção de recursos para o Prodetur 2, que será focado no programa Salvador Capital Afro;
Início das obras para construção de um novo centro de convenções no Centro Histórico;
Lançamento do programa habitacional que realizará o retrofit de casarões abandonados na mesma região.
“Compreendemos a importância e a estratégia da cultura e do turismo, primeiro, como nichos de geração de empregos e oportunidades. Nesses últimos anos, houve mudanças de paradigmas e os números mostram isso. Em dois anos, entregamos 10 equipamentos culturais, como Museu da Misericórdia, Memorial 2 de Julho, Muncab, Arquivo Público, Casa das Histórias, Galeria Mercado, Memorial das Baianas, entre outros”, listou o prefeito.
Prefeito de Salvador, Bruno Reis, durante a solenidade que apresentou a vice-prefeita Ana Paula Matos como nova Secretária Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Foto: Valter Pontes/SECOM PMS
Outros motivos que alçaram a cidade entre as mais desejadas do país, acrescentou Bruno Reis, se devem à criação de um calendário de eventos robusto, com atrações ao longo de todo o ano, e investimentos que potencializaram o turismo de sol e praia.
“Estamos chegando à requalificação de 100% da Orla Atlântica e falta ainda um pequeno trecho da Baía de Todos-os-Santos para estimular esse grande potencial que temos. Criamos grandes eventos, a exemplo do Natal Salvador, que se tornou um verdadeiro sucesso. Antes, o turista vinha para aqui, passava três dias e ia para o Litoral Norte ou Baixo Sul. Hoje, o visitante fica na capital seis, sete dias. Isso é fruto desse esforço que nós fizemos”, completou Bruno Reis.
Ainda segundo o chefe do Executivo municipal, diversos outros espaços serão entregues este ano. A lista envolve as requalificações da sede do Ilê Aiyê, do Teatro Vila Velha, assim como a nova Casa de Espetáculos e Escola de Música Maestro Letieres Leite. Outra novidade é que o Elevador Lacerda, que passou por amplas obras de restauro e modernização, deve ser inaugurado na próxima semana.
Nova titular da Secult, a vice-prefeita Ana Paula Matos reforçou a importância de dialogar com o trade e empreendedores da área
“A ideia nesse novo momento é fortalecer o Salvador Capital Afro, e fortalecer o comércio do Centro Histórico. É entender o nosso patrimônio cultural e histórico. A cultura tem que estar em cada lugar dessa cidade. Sou uma pessoa apaixonada por esta terra, pelo seu povo e sei compreender o valor da história e da ancestralidade que estão aqui. Vou encarar esse desafio com muita força, honra, coragem e com muita escuta”, disse a Vice-Prefeita e Secretária da Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos.
Vice-prefeita Ana Paula Matos assume Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador. Foto: Valter Pontes/SECOM PMS
Servidor público de carreira, Walter Pinto Júnior, por sua vez, falou que a construção de uma política cultural de turismo fez de Salvador inovadora, resgatando toda a essência e as vocações da cidade.
“Ter a nossa vice-prefeita como secretária municipal de Cultura e Turismo significa reconhecer, de fato, o protagonismo da pasta. Nunca na história tivemos o destaque para esses segmentos de forma tão preponderante para o desenvolvimento da nossa cidade como agora”, disse Walter.
Walter Pinto Júnior, Subsecretário de Cultura e Turismo de Salvador. Foto: Reprodução/LinkedIn
Sobre Ana Paula Matos
Professora, advogada, administradora e servidora concursada da Petrobras, Ana Paula Matos, 47 anos, possui uma trajetória consolidada na administração pública. Com pós-graduação em Finanças Corporativas e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), ingressou na gestão municipal em 2013, como diretora geral de Educação.
Desde então, foi chefe de gabinete da vice-prefeitura, presidente do Instituto de Previdência Municipal, além de assumir o comando das secretarias de Prefeituras-Bairro, Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), cargo ocupado por duas vezes, Governo (Segov) e Saúde (SMS).