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Spotify expande produto que permite monetizar com podcasts no Brasil

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Redação

O Spotify anunciou o lançamento do produto “Spotify Audience Network” no Brasil. O marketplace de venda de publicidade em áudio, possibilita que anunciantes de todos os tamanhos se conectem com ouvintes em uma ampla gama de conteúdos online ou offline do Spotify, incluindo as produções Spotify Originais & Exclusivos, assim como, com produções independentes disponíveis em seus respectivos mercados.

Além do Brasil, países como México, Suécia e Japão entraram para o grupo de regiões que obtêm o produto disponível, juntamente com a França, Espanha e Itália, que já possuíam o recurso desde o início de 2023.

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Produções como Rádio Novelo, Ticaracaticast e Flow Podcast (Brasil), Sonoro (México), NPR (EUA), TBS Radio (Japão) entre outros, estão disponíveis para anúncios. De acordo com o levantamento feito pelo Spotify, o Firt Party Data, os podcasts continuam atraindo ouvintes de todas as idades, dos mais diversos perfis, gêneros e localidades, obtendo um crescimento positivo de horas de consumo na plataforma.

Spotify Audience Network chega ao Brasil
Spotify Audience Network chega ao Brasil. Foto: Divulgação

Em comunicado, o Spotify explica o objetivo do “Spotify Audience Network”: “a compra de anúncios em podcasts por meio de títulos específicos é, há muito tempo, a maneira preferida de investir em podcasts, e entendemos que se vincular com apresentadores e podcasts é valioso para as marcas. No entanto, esse formato exige que os anunciantes negociem individualmente com os apresentadores de podcasts, limitando a capacidade de segmentar o público com precisão e dificultando o escalonamento de suas campanhas. O Spotify Audience Network soluciona esses problemas, proporcionando às marcas a possibilidade de maximizar as oportunidades de anúncios em podcasts ao aproveitar esses dois métodos distintos.”

“Os podcasts estão em um crescimento rápido no Brasil, e para os anunciantes, representam uma oportunidade única de alcançar uma audiência engajada e interessada. É por isso, que estamos muito animados em lançar o Spotify Audience Network no Brasil, dando aos anunciantes a capacidade de expandir e direcionar suas campanhas para podcasts. E não vamos parar por aqui – continuaremos investindo em ferramentas e recursos que contribuam cada vez mais para os anunciantes atingirem seus públicos-alvo por meio dos podcasts“, comenta, José Melchert, Head de vendas de publicidade do Spotify no Brasil.

José Melchert, Head de vendas de publicidade do Spotify no Brasil.
José Melchert, Head de vendas de publicidade do Spotify no Brasil. Foto: Divulgação

O que o Spotify Audience Network fornece aos anunciantes e criadores?

Os anunciantes no Brasil, no México, na Suécia e no Japão já podem alcançar ouvintes de podcast em grande escala por meio do Spotify Audience Network. Confira alguns dos recursos abaixo:

  • O marketplace de venda de publicidade em áudio conecta anunciantes com ouvintes usando ferramentas de segmentação baseadas no público, enquanto eles ouvem seus programas favoritos;
  • Por meio disso, os anunciantes desses países, que o produto está disponível, poderão atingir seu público-alvo, em escala no Spotify, online ou offline;
  • Para os criadores, o Spotify Audience Network permite que seus podcasts sejam monetizados baseados nas impressões de sua audiência nesses mercados;
  • Como parte das novidades, nesse primeiro momento, o Spotify irá estender seu programa de Automated Ads para alguns criadores selecionados no Brasil. O Automated Ads conecta criadores a marcas anunciantes globais por meio do Spotify Audience Network.
  • Para os criadores de podcasts com um público global ou um podcaster menor com uma base de fãs leal e fiel, optar pela Spotify Audience Network dará aos criadores no Brasil, no México, na Suécia e no Japão acesso em escala aos anunciantes do mercado que estão interessados em atingir seu público.

Entre os 12 meses, de setembro de 2022 a setembro de 2023, o número de criadores de podcasts participantes cresceu mais de 70%, com alguns dos maiores podcasts do mundo entrando recentemente neste grupo, segundo o Spotify.

A plataforma aponta que a expansão do Spotify Audience Network é apenas a mais recente de uma série de investimentos que o Spotify fez para “levar a publicidade de podcast e áudio para o próximo nível”, à medida que a audiência dispara em todo o mundo. Esses investimentos incluem a Streaming Ad Insertion, a ferramenta de Broadcast-to-Podcast  e Spotify Brand Lift.