[gtranslate]

Capitol Records anuncia a contratação de um artista virtual

Picture of Redação
Redação

O rapper robô FN Meka foi contratado pela Capitol Records. Com 10 milhões de seguidores  e mais de um bilhão de visualizações no TikTok, o “ser virtual” é o  número 1 na plataforma de vídeo.

Para a estreia na gravadora, FN Meka lançou ‘Florida Water’, uma parceria com Gunna, líder das paradas da Billboard e Clix. O single foi produzido por Turbo e DJ Holiday. As informações são do Music Business Worldwide.


Leia Mais:

De acordo com Ryan Ruden, vice-presidente executivo de marketing de experiência e desenvolvimento de negócios do Capitol Music Group, o projeto é a interseção de música, tecnologia e cultura de jogos.

“O projeto com FN Meka e Clix é apenas uma evolução da história de 80 anos de inovação da Capitol Records”, afirma Ryan Ruden.

FN Meka é dublado por um humano. No entanto, todo o resto sobre ele – desde suas letras até os acordes e o ritmo que sustenta sua música – é baseado em Inteligência Artificial.

Capitol Records anuncia a contratação de um artista virtual
FN Meka. Foto: Instagram/@fnmeka

Junto com o lançamento do ‘Florida Water’ para plataformas de streaming, a Capitol também assinou uma parceria com a startup de música livre de royalties Slip.stream. Como resultado, a música está sendo disponibilizada para os criadores usarem a música no YouTube e na Twitch “sem monetização ou remoções”. 

Recentemente, a Slip.stream levantou  7,5 milhões de dólares da rodada de financiamento da Série A de investidores, como Sony Music Entertainment , Third Prime e Lightshed Ventures, se autodenomina uma “plataforma de música segura para criadores”. A plataforma oferece uma biblioteca ‘segura de direitos autorais’ de mais de 100 mil faixas e efeitos sonoros.

Em dezembro, Anthony Martini deixou seu cargo de CEO da Royalty Exchange para ingressar no Slip.stream. Além disso, ele é co-fundador da Factory New, a gravadora ‘virtual’ que primeiro ‘assinou’ com FN Meka.

Capitol Records anuncia a contratação de um artista virtual
FN Meka. Foto: Instagram/@fnmeka

Segundo Anthony Martini, a empresa desenvolveu tecnologia proprietária de Inteligência Artificial que analisa certas músicas populares de um gênero específico e gera recomendações para os vários elementos da construção da música, como conteúdo lírico, acordes, melodia, andamento, sons, etc. Assim, combinando esses elementos para criar a música.

“A partir de agora, uma voz humana executa os vocais, mas estamos trabalhando para a capacidade de um computador criar e executar suas próprias palavras. Inclusive, até colaborar com outros computadores como ‘co-escritores'”.

Artistas virtuais

Artistas virtuais estão se tornando cada vez mais entrelaçados no mundo das grandes gravadoras. A Universal Music Group, por exemplo, vem investindo na tendência por meio do selo Web3 22:22 , com a banda virtual NFT KINGSHIP

A Warner Records também fechou recentemente uma parceria global com a gigante do K-Pop SM Entertainment e o grupo feminino ‘Metaverse Girl Group, que conta com quatro membros humanos e quatro contrapartes virtuais. Enquanto isso, no ano passado, a Whet Records gravadora pan-asiática do  Warner Music Group na China, assinou um contrato com um artista virtual chamado Ha Jiang.

Já a Sony Music também experimentou versões virtuais de seus artistas da vida real na plataforma de jogos Roblox .