[gtranslate]

Saiba tudo sobre o Threads, nova rede social de textos da Meta

Picture of Redação
Redação

Antecipando a previsão inicial, que apontava que o aplicativo de textos concorrente do Twitter seria lançado nesta quinta-feira (6), Mark Zuckerberg acaba de anunciar a versão inicial do Threads, um aplicativo desenvolvido pela equipe do Instagram para o compartilhamento de texto.

Os usuários poderão fazer login usando a sua conta do Instagram e os posts podem ter até 500 caracteres. Links, fotos e vídeos de até 5 minutos também poderão ser incluídos.

“Estamos trabalhando para que, em breve, o Threads seja compatível com redes sociais abertas e interoperáveis, que acreditamos que podem moldar o futuro da internet. O nosso objetivo com o Threads é reunir o que o Instagram faz de melhor e expandir para o texto, criando um espaço positivo e criativo para que as pessoas expressem as suas ideias. Assim como no Instagram, no Threads você pode seguir e se conectar com amigos e criadores – inclusive aqueles que você já segue no Instagram – e mais! Você também poderá contar com as nossas ferramentas de segurança e de controle do usuário”, afirma o comunicado do aplicativo.

Leia Mais:

Como criar uma conta e usar o Threads?

É fácil começar a usar o Threads: basta usar a sua conta do Instagram para fazer login. O nome de usuário e verificação do Instagram serão mantidos – com a opção de personalizar o seu perfil especificamente para o Threads, se preferir.

Todos os menores de 16 anos (ou menores de 18 anos em alguns países) terão um perfil automaticamente privado quando entrarem no aplicativo. Os usuários podem optar por seguir as mesmas contas que seguem no Instagram e também encontrar outras pessoas que se interessem pelos mesmos assuntos que você. Os principais recursos de acessibilidade disponíveis no Instagram, como o leitor de tela e descrições de imagens geradas por inteligência artificial (IA), também estão disponíveis no Threads.

O seu feed no Threads incluirá tópicos compartilhados pelas pessoas que você segue e conteúdos recomendados de novos criadores, que você ainda não conhece. Os posts poderão ter até 500 caracteres e também será possível incluir links, fotos e vídeos de até 5 minutos. Você poderá facilmente compartilhar um post do Threads nos seus stories do Instagram, além da possibilidade de compartilhar uma postagem, em forma de link, em qualquer outra plataforma que escolher.

Threads, nova rede social de textos da Meta, concorrente do Twitter
Threads, nova rede social de textos da Meta, concorrente do Twitter. Foto: Divulgação

Quais as políticas para segurança no Threads?

De acordo com o Instagram, o Threads foi construído com ferramentas que possibilitam conversas positivas e produtivas. Os usuários conseguirão controlar quem pode mencioná-los ou respondê-los. Assim como no Instagram, é possível adicionar palavras ocultas para filtrar respostas que contenham termos específicos. Você também poderá deixar de seguir, bloquear, restringir ou denunciar um perfil clicando no menu de três pontos, e todas as contas bloqueadas no seu Instagram serão automaticamente bloqueadas no Threads também.

As mesmas Diretrizes da Comunidade do Instagram nos conteúdos e interações que acontecem no aplicativo, foram replicadas ao Threads. De acordo com a Meta, desde 2016, a empresa investiu mais de 16 bilhões de dólares na criação de equipes e tecnologias necessárias para proteger os nossos usuários – e continuam focados no avanço de nossos esforços e investimentos para proteger sua comunidade.

Threads: compatibilidade com outras redes interoperáveis

Em breve, a Meta planeja tornar o Threads compatível com o ActivityPub, o protocolo aberto de rede social estabelecido pelo World Wide Web Consortium (W3C), órgão responsável pelos padrões abertos que alimentam a internet moderna. Isso tornará o Threads interoperável com outros aplicativos que também são integrados ao protocolo ActivityPub, como o Mastodon e o WordPress – permitindo novos tipos de conexões que simplesmente não são possíveis na maioria dos aplicativos sociais hoje. Outras plataformas, como o Tumblr, compartilharam planos de oferecer suporte ao protocolo ActivityPub no futuro.

“Estamos comprometidos em oferecer aos usuários mais controle sobre a sua audiência no Threads – nosso plano é trabalhar com o ActivityPub para garantir que as pessoas tenham a opção de parar de usar o Threads e transferir o seu conteúdo para outro serviço. Nossa visão é que as pessoas que usam aplicativos compatíveis poderão seguir e interagir com pessoas no Threads sem ter uma conta no aplicativo, e vice-versa, criando uma nova era de redes diversificadas e interconectadas”, afirma o comunicado do novo aplicativo da Meta.

Threads, nova rede social de textos, concorrente do Twitter, da Meta
Threads, nova rede social de textos, concorrente do Twitter, da Meta. Foto: Divulgação

Se um usuários tiver um perfil público no Threads, isso significa que suas postagens poderão ser acessadas a partir de outros aplicativos, permitindo que você alcance novas pessoas sem nenhum esforço adicional. Se você tiver um perfil privado, poderá aprovar usuários que desejam te seguir e interagir com o seu conteúdo, de forma semelhante à sua experiência no Instagram.

De acordo com a Meta, os benefícios dos protocolos abertos de redes sociais vão muito além das maneiras pelas quais as pessoas podem seguir umas às outras. Os desenvolvedores podem criar novos tipos de recursos e experiências de usuário que podem ser facilmente conectados a outras redes sociais abertas, acelerando o ritmo de inovação e experimentação.

Cada aplicativo compatível pode definir os seus próprios padrões de comunidade e políticas de moderação de conteúdo, o que significa que as pessoas têm a liberdade de escolher espaços que se alinhem com os seus valores.

“Acreditamos que essa abordagem descentralizada, semelhante aos protocolos que regem e-mails e a própria internet, terá um papel importante no futuro das plataformas online. O Threads é o primeiro aplicativo da Meta criado para ser compatível com um protocolo de rede social aberto – esperamos que, ao ingressar neste ecossistema de serviços interoperáveis, o Threads ajude as pessoas a encontrar a sua comunidade, independentemente do aplicativo que usarem”, aponta o comunicado da plataforma.

Em quais países o Threads está disponível?

A Meta está lançando o Threads hoje (5) em mais de 100 países, disponível para iOS e Android, e as pessoas podem baixar o aplicativo na App Store da Apple e também na Play Store do Google.

Além de trabalhar para tornar o Threads compatível com o protocolo ActivityPub, em breve a Meta irá adicionar uma série de novos recursos para ajudar os usuários a continuarem descobrindo outras conversas e criadores de conteúdo que te interessem, incluindo recomendações aprimoradas no feed e uma versão mais desenvolvida da função de busca, que vai facilitar o acompanhamento de temas e trends em tempo real.