O ano é 2016. Você produziu vários vídeos curtos e teasers pra anunciar o seu próximo lançamento nas redes sociais.
Você quer impulsionar estes conteúdos mas, a verba de mídia é curta e dá um aperto de utilizar parte dela com o único objetivo de comunicar o que vem por aí.
Você sente que é mais válido esperar até o lançamento pra aí sim começar o aporte em mídia.
Agora, pula pra 2019. Esses conteúdos pré-lançamento não precisam mais ser utilizados “apenas” pra comunicar a novidade ao seu público.
Graças à ferramenta de pre-save, você pode adicionar um link a todos estes conteúdos e levar tráfego pro seu lançamento mesmo antes de ele acontecer.
Além desta vantagem, se você fizer uma boa estratégia de pre-save você ainda pode usar os números a seu favor na hora do pitching.
Conte pras plataformas quantas pessoas já demonstraram interesse na sua música mesmo antes de ela ser lançada!
Por fim, você pode oferecer uma recompensa para quem fizer um pre-save.
Ou seja, depois de realizar a ação, a pessoa ainda receberá/concorrerá a algum prêmio. E nessa hora vale muito ser criativo.
A recompensa pode ser um produto, claro, e por vezes este tipo de premiação vai ter mais valor do que qualquer outro (exemplo: concorra a uma caixinha de som).
Mas, o que agrega mais valor ao projeto é quando a recompensa tem tudo a ver com a sua verdade como artista.
Nesse caso, capriche!
As opções são várias, desde recompensas locais, como a ida ao camarim, até recompensas remotas, que são minhas favoritas porque restringem menos a participação das pessoas.
Exemplos: fazer uma conversa por vídeo contando um pouco do novo projeto só pros vencedores, passar um trote pro vencedor, disponibilizar a letra completa pra todos que fizerem o pre-save, etc.
Como fazer uma campanha de pre-save?
Antes de mais nada é importante checar qual é a política da sua distribuidora. Algumas oferecem o pre-save de graça, outras cobram pelo serviço e outras nem tem.
Depois disso, pense numa campanha pro pre-save. Principalmente se sua distribuidora cobrar por um link, é muito importante que haja uma estratégia de divulgação da ferramenta.
A ação ainda não é aberta a todos, mas é bem legal pra ilustrar.
O pre-music sticker consiste em liberar 15s de música com exclusividade no sticker do Instagram.
Com ele, o público já pôde conhecer e compartilhar o refrão da música mesmo antes de ela ser lançada. Nós atrelamos esta ação ao link do pre-save e tivemos bons resultados.
Foto: Post feito no Instagram de Marina Mattoso (@marinamattoso) no dia 18 de dezembro de 2019, anunciando a ação de pre-music sticker.
Então não deixe de incentivar seu público a realizar o pre-save e seja criativo.
* Pense em campanhas de mídia, posts e recompensas pra fazer com que o seu pre-save seja convertido em muitos streams do seu lançamento!
E sempre muito cuidado com promoções e sorteios. Verifique as regras vigentes antes disso.
________________
Marina Mattoso atualmente CEO da Jangada Comunicação, agência focada em Planejamento Estratégico e Marketing de Conteúdo que tem “a bordo” artistas como Gilberto Gil, Adriana Calcanhotto, Maria Rita, Daniel Boaventura, Pretinho da Serrinha, entre outros.
A Jangada Comunicação assinou também o planejamento e execução do case digital da cantora Anitta através do lançamento mundial do vídeo-álbum trilíngue “Kisses”, em 2019.
Um dos maiores cases digitais do último ano, que possui a presença de parceiros nacionais e internacionais, além do time de Anitta e da Warner Music Brasil.