TikTok lança função de pré-save; Péricles é o primeiro artista brasileiro a usar

Picture of Nathália Pandeló
Nathália Pandeló
Péricles foi o primeiro a usar recurso de pre-save do TikTok
Péricles - Crédito: @vitorbrjr

O TikTok começou a liberar no Brasil uma nova funcionalidade de pré-save, que permite aos usuários salvarem antecipadamente álbuns ou faixas diretamente no Spotify. O cantor Péricles foi escolhido para inaugurar o recurso, utilizado no lançamento de seu novo projeto, “Pagode do Pericão Pt. 1 (Ao Vivo em Brasília)”. Junto do anúncio, Péricles também disponibilizou uma prévia da música “O Teu Chamego” para seus seguidores no TikTok.

O álbum reúne reinterpretações de sambas clássicos e traz a faixa “Já É”. A nova ferramenta está sendo disponibilizada de forma gradual e integra a estratégia do TikTok de aproximar os artistas de seus públicos, principalmente por meio de recursos que estimulam o engajamento digital. Anitta também já está experimentando o recurso para o seu álbum carnavalesco, “Ensaios da Anitta”, que chega às plataformas em 05/12.

Nova aposta do TikTok após mudanças recentes

O lançamento do pré-save acontece em um momento de transição para o TikTok no mercado musical. Recentemente, a plataforma descontinuou seu aplicativo de streaming, o TikTok Music, e agora aposta em parcerias com serviços já estabelecidos como o Spotify para ampliar seu alcance. Sobre a nova função, Péricles destacou: 

“Estou muito feliz com a oportunidade de ser o primeiro artista brasileiro a ativar a função pré-save no TikTok. Eu adoro a plataforma, me divirto com os conteúdos, sou muito ativo por lá e agradeço por mais essa parceria, agora, no lançamento desse projeto tão especial pra gente, o Pagode do Pericão ao Vivo em Brasília”.

O pré-save, que já se consolidou como uma ferramenta relevante no planejamento de lançamentos musicais, pode ajudar a medir o interesse do público antes mesmo da estreia oficial. Além disso, a função reforça o uso do TikTok como um ponto de conexão entre os artistas e os fãs, em um ambiente cada vez mais competitivo entre plataformas digitais.

Perspectivas para artistas e distribuidoras

Manu Chulam, Senior Marketing Manager, The Orchard
Manu Chulam é Senior Marketing Manager da The Orchard no Brasil

Manu Chulam, Senior Marketing Manager da distribuidora The Orchard, responsável pela campanha de lançamento de Péricles, comemorou: 

“É uma honra trabalhar com um artista tão dedicado e conectado com seu público como o Péricles, que abraça cada novidade com tanto entusiasmo. Essa campanha reflete não só o seu comprometimento, mas também a força dessa parceria. Agradecemos ao TikTok por acreditar no projeto e por ajudar a levar a música a outro nível de interação com os fãs.”

Com a funcionalidade sendo implementada gradualmente no Brasil, o pré-save do TikTok pode abrir caminho para que outros artistas utilizem a plataforma em lançamentos futuros. A estreia com um nome relevante como Péricles evidencia a aposta da empresa em integrar sua base de usuários ao universo dos serviços de streaming, trazendo novas dinâmicas para o consumo de música digital.