[gtranslate]

Spotify Fan Study: veja as tendências e o comportamento dos ouvintes de podcast

Picture of Redação
Redação

O Spotify apresenta o Fan Study para Podcast, um relatório de dados sobre comportamento dos ouvintes de podcast. O estudo traz sete insights baseados em dados ainda pouco explorados nesse universo. Além disso, analisa o engajamento dos podcasts e revelam “quem, o que e onde estão ouvindo” e “como eles estão ouvindo”.

Spotify Fan Study: veja as tendências e o comportamento dos ouvintes de podcast
Foto: Unsplash/Sara Kurfeß

Leia Mais:

Confira abaixo os 7 insights do Fan Study para Podcast:

1. A descoberta de podcasts pela Geração Z está crescendo mais que o dobro das outras faixas etárias

O Spotify revelou que o ritmo de descoberta desse tipo de conteúdo pela Geração Z está crescendo de forma super acelerada, sendo mais que o dobro das demais gerações. Isso significa que os Genzers, além de curiosos, estão sempre em busca de seu próximo podcast favorito.

2. Até mesmo os menores podcasts podem ter ouvintes em todo o mundo

De acordo com o Fan Study, em média um podcast com 30 ouvintes, podem ter usuários de até cinco países diferentes, ou seja, uma audiência muito mais global do que é possível esperar. Para cada 10 ouvintes que o podcast ganha, em média, 1 novo virá de um país diferente.

3. Enquanto a Comédia é o gênero mais popular globalmente, os outros gêneros preferidos variam amplamente entre as regiões

Os ouvintes ao redor do mundo têm uma grande variedade de gêneros favoritos, mas em comparação com a média do público global, algumas regiões têm os seus favoritos. Por exemplo, vemos que, em comparação com outras regiões, a América Latina adora podcasts de ficção, enquanto os Estados Unidos e o Canadá preferem conteúdos voltados para família e crianças. Já Ásia-Pacifico, Religião & Espiritualidade.

4. Os fãs de podcast tem um gosto bem variado em gêneros de podcast

Ao analisar os fandoms, foi possível perceber que existem sobreposições de categorias preferidas, como por exemplo, 31% dos ouvintes de podcast de Artes, também ouvem Comédia. Porém apenas 18% dos ouvintes de comédia também consomem podcast de artes.

5. Em um com tempo de concentração reduzido, é surpreendente o tempo que os ouvintes passam ouvindo determinados gêneros de podcast

Durante o estudo, observou-se que a taxa de conclusão de episódios varia de gênero para gênero. Os ouvintes mais dispostos a acompanhar os conteúdos do início ao fim são os amantes de True Crime e Tecnologia.

6. Fãs que seguem os podcasts irão ouvir 4 vezes mais os conteúdos de seus criadores preferidos

Não há surpresas ao pensar que os fãs ao serem notificados sobre a existência de conteúdos novos disponíveis na página inicial do Spotify seriam fiéis consumidores. Porém, este insight joga luz a importância de ser cuidadoso com a sua audiência fixa, ao invés de apenas se importar em ganhar novos ouvintes. A fidelização dos ouvintes novos ou antigos contribuem para que os conteúdos sejam ouvidos com regularidade.

7. Durante os 4 primeiros meses é quando acontecem o maior crescimento nos podcast

Roma não foi construída em um dia, e o mesmo pode ser dito sobre o potencial de sucesso dos podcasts. É fácil desanimar quando o podcast parece não estar decolando, mas não é preciso desanimar. Os podcasts no Spotify tendem a ver sua maior tração dentre os primeiros quatro meses de existência dos programas.