As métricas são um dos principais parâmetros para identificar o desempenho de algum produto na era digital.
O Mundo da Música já trouxe uma análise que comprova que nem sempre uma música com muitos views é um hit, clique aqui para rever.
E a melhor alternativa é a estratégia na hora da análise dessas métricas, que levam em consideração inúmeros fatores, e são a porta de entrada para rever táticas ou investir em ações que deram certo.
É fundamental que todo o profissional pense o quanto é necessário criar relatórios regulares.
Desde para análise interna de equipe, quanto externa, sobre de qual forma o público responde ao ouvir uma música ou após ter ido à um show, por exemplo; e para a criação e assertividade na divulgação de anúncios.
Pensando nisso, a Google separou 3 valiosas dicas que todo profissional de marketing deveria fazer em 2020.
Créditos: Think With Google Brasil
Iremos apresentar as três e trazer para o nosso mundo da música, confira abaixo:
Dê contexto às suas métricas
A primeira dica do Google é que as métricas não podem ser analisadas sem um contexto.
Observar os números por si só não garantem as informações necessárias para saber se o resultado está indo bem ou mal.
De acordo com o Google, uma estratégia que pode ajudar nesse processo é realizar um benchmark.
O Benchmark é um termo utilizado no meio corporativo para comparar processos, mecanismos, resultados com o próprio mercado.
“Este tipo de informação não diz muito: “Nosso anúncio de 6 segundos teve 60% de taxa de visualização”. Já isto é totalmente diferente: “Nosso anúncio de 6 segundos teve 60% de taxa de visualização – o benchmark do mercado é de 81%”, afirma o Google.
Então, por exemplo, se pensarmos em um desempenho de um lançamento musical, pode-se levar em consideração: o momento, a música, o dia, o horário, outros lançamentos no mesmo dia, o clipe, a letra, a forma de divulgação, entre outros; e a partir disso, fazer a análise das métricas com base no contexto local.
A mesma lógica se aplica quando forem analisados resultados antigos que apresentaram crescimento ou queda.
Qual o contexto que esses resultados foram aplicados? E quais atitudes podem ser tomadas para traçar bons retornos?
” ‘Nossa taxa de abertura média em fevereiro de 2020 foi de 25% – 3% acima da nossa meta’. Pensar no contexto por trás dos dados pode fazer toda a diferença para valorizar o seu trabalho”, diz o Google.
É importante analisar esses elementos antes de um novo lançamento.
Evite erros comuns em relatórios de dados
No momento de apresentar esses dados, aplicados ao contexto, também é importante evitar que eles sejam apresentados isoladamente.
O Google traz um exemplo para facilitar o entendimento:
” ‘A nova campanha digital teve um aumento de 100% nas inscrições’. Já reparou o que informações como essas querem dizer?
O número de assinantes aumentou de 100 para 200? Ou saltou de 10 mil para 20 mil? Ou seja, sozinhos eles não dizem nada”, aponta o Google.
Quanto mais completos forem esses dados, mais transparante será o seu relatório.
E apresentará a realidade para o desempenho de uma música ou clipe, por exemplo.
O Google também recomenda que os dados sejam apresentados em números padronizados.
Se for na escala de milhões, utilize os números em milhões, por exemplo: 12.3M, 3.5M, 0.15M, 2.0M, 0.01M, 0.67M.
A mesma lógica serve para analisar interações diretas dos fãs em likes ou deslikes no YouTube, por exemplo; posts com maior número de curtidas e comentários também.
Aprenda a se adaptar rapidamente
Na Indústria Musical, plano de métricas inteligente, o que inclui KPIs, metas, segmentações e conhecimento do target (público-alvo) também são fundamentais.
O Google destaca a importância dessas estratégias, mas, insere a oportunidade única de aproveitar o momento presente, que muitas vezes estão fora do planejamento, mas, que garantem bons resultados:
“Seja no início do processo ou no fim, muitas campanhas de marketing digital desperdiçam dados super valiosos. Esse cenário também se estende ao ambiente offline – da televisão à mídia impressa.
Sempre que possível, nossa equipe dá dois passos para trás, mesmo já tendo colocado o trabalho no ar”, diz o Google.
“Se você não alterar 60% da parte criativa, da segmentação ou do orçamento do seu anúncio embasado pelas lições aprendidas a partir dos primeiros 30% do projeto em execução, você provavelmente estará perdendo a chance de embarcar no seu próprio trem. Na verdade, a chance de você estar perdendo o melhor da viagem é muito grande.
Criar processos e equipes ágeis o bastante para aprender a se adaptar em movimento pode ser desafiador. Mas levar em consideração questões como essas pode gerar um impacto financeiro positivo enorme – e tudo isso começa com a sua estratégia de marketing.
Rever as métricas é ter uma visão do todo: quais são os ganhos que temos ao seguir com essa estratégia de marketing? Quais são as perdas se usarmos uma outra?”, conclui o Google.
Analisar resultados digitais vai além de um post que teve um número expressivo de curtidas no Instagram.
Mas, identificar, de fato, o que esses números querem apresentar: como oportunidades ou formas de revisão de ações.
Estamos no início do ano e esse é o momento para colocar em prática novas atitudes que impactarão diretamente no resultado que sua gig
almeja.
Confira os insights completos do Google, clicando aqui.