Será que um artista fenômeno no digital – milhares de visualizações nos vídeos, milhões de seguidores, likes e comentários – realmente consegue engajar para além das plataformas sociais e atrair público para os seus shows?
No ecossistema em que a influência é vendida a peso de ouro, tanto para ações publicitárias quanto para atrair a atenção dos contratantes, gravadoras e claro, dos fãs; analisar esse aspecto é fundamental.
O poder de influência e de engajamento do artista vai além das métricas. Entre artistas com anos de estrada e novos nomes do mercado, manter a regularidade de público nos shows é um dos maiores desafios.
Observando essa dinâmica na música brasileira, identificamos quatro cases de sucesso distintos com bons resultados no digital e que lotam as casas de shows: Sorriso Maroto, Elza Soares, Duda Beat e Roupa Nova.
-
Sorriso Maroto
Em 1997, surgia o Sorriso Maroto: Bruno Cardoso (voz), Cris Oliveira (percussão e vocal), Sérgio Jr (violão e vocal), Vinicius Augusto (teclado e vocal) e Fred (percussão) se juntaram como uma brincadeira de amigos no Grajaú, bairro tradicional da Zona Norte do Rio de Janeiro, e de lá para cá não pararam de fazer sucesso em todo o país.
Confira abaixo o vídeo da apresentação ao vivo da música ’50 vezes’ em parceria com o cantor Dilsinho no show e o videoclipe oficial:
-
Elza Soares
Considerada uma eterna vanguardista, Elza Soares é ousada, atemporal, e sempre abriu espaço para diversas tendências artísticas. Hoje é considerada uma das divas da MPB.
Essa identidade faz com ela mantenha shows lotados e uma agenda frequente de shows:
YouTube: 68.543 inscritos | 8.185.113 visualizações
Instagram: 343 mil seguidores
Facebook: 293.811 curtidas
-
Duda Beat
Premiada “Revelação” da Música Popular pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) no último ano Duda Beat lançou em abril de 2018 o álbum “Sinto Muito”. Esse lançamento impulsionou a sua carreira e fez com que ela estivesse no line-up do Lollapalooza 2019.
Lotando shows e crescendo a popularidade, a artista cantou esse mês no MECA com Erasmo Carlos. Atualmente Duda é uma das finalistas do Prêmios MTV MIAW na categoria ‘Aposta MIAW’, clique aqui para votar.
Facebook:
YouTube: 8.108.127 visualizações
Instagram: 134 mil seguidores
-
Roupa Nova
Prestes a completar 40 anos de estrada, a trajetória da banda Roupa Nova inclui mais de 20 milhões de cópias vendidas e 37 discos lançados até os dias de hoje.
Em 2018, Cleberson Horsth (Teclados e Vocal), Paulinho (Voz e Percussão), Ricardo Feghali (Teclados, Violão, Guitarra, Voz e Vocal), Nando (Baixolão, Baixo Acústico, Violão, Voz e Vocal), Serginho Herval (Bateria, Djembe, Voz e Vocal) e Kiko (Violão, Guitarra, Voz e Vocal) lançaram o projeto “Novas do Roupa”, composto por 12 canções inéditas, que foram divulgadas ao longo dos meses nas plataformas digitais, e em alguns clipes.
Roupa Nova tem um histórico de agenda de shows com plateia engajada e que lotam as casas.
Os cases de sucesso acima mostram que: não são apenas os números no digital que definem a presença de público nos shows. E que os artistas apresentados não possuem números exorbitantes de seguidores, mas, são assertivos.
Novos nomes como Duda Beat ou até com anos de estrada e diversos prêmios como Elza Soares, possuem uma presença mais tímida nas redes em relação ao número de seguidores, mas, isso não as impedem de lotar as casas de show.
Ao mesmo tempo que há artistas com uma presença de milhões nas Redes Sociais, mas, pecam na bilheteria.
Não há uma resposta absoluta para esse fenômeno, mas, podemos perceber que os artistas cima exploram: identidade, conexão e experiência.
Esses elementos que fazem com que o fã pague o ingresso e cante as músicas nos shows. Conseguir esse engajamento 360º é, sem dúvidas, um case de sucesso.