Fenômenos no digital replicam os mesmos resultados na bilheteria dos shows? Conheça cases de sucesso na música brasileira

Será que um artista que possui milhares de seguidores e views necessariamente possui um bom desempenho na venda de ingressos? Veja cases de sucesso na música brasileira.
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Será que um artista fenômeno no digital – milhares de visualizações nos vídeos, milhões de seguidores, likes e comentários – realmente consegue engajar para além das plataformas sociais e atrair público para os seus shows?

No ecossistema em que a influência é vendida a peso de ouro, tanto para ações publicitárias quanto para atrair a atenção dos contratantes, gravadoras e claro, dos fãs; analisar esse aspecto é fundamental.

O poder de influência e de engajamento do artista vai além das métricas. Entre artistas com anos de estrada e novos nomes do mercado, manter a regularidade de público nos shows é um dos maiores desafios.

Observando essa dinâmica na música brasileira, identificamos quatro cases de sucesso distintos com bons resultados no digital e que lotam as casas de shows: Sorriso Maroto, Elza Soares, Duda Beat e Roupa Nova.

 

  • Sorriso Maroto

Em 1997, surgia o Sorriso MarotoBruno Cardoso (voz), Cris Oliveira (percussão e vocal), Sérgio Jr (violão e vocal), Vinicius Augusto (teclado e vocal) e Fred (percussão) se juntaram como uma brincadeira de amigos no Grajaú, bairro tradicional da Zona Norte do Rio de Janeiro, e de lá para cá não pararam de fazer sucesso em todo o país.

Confira abaixo o vídeo da apresentação ao vivo da música ’50 vezes’ em parceria com o cantor Dilsinho no show e o videoclipe oficial:

 
 
Em tempo, essa música ficou ontem (30) entre as mais tocadas nas rádios do país, de acordo com informações da Crowley e divulgada pelo grupo.
 
 
Veja os números do Sorriso nas Redes:
 
YouTube: 2.341.188 inscritos | 1.017.991.403 visualizações
 Instagram: 2,1M seguidores
Facebook: 7.537.254 curtidas
 
  • Elza Soares

Considerada uma eterna vanguardista, Elza Soares é ousada, atemporal, e sempre abriu espaço para diversas tendências artísticas. Hoje é considerada uma das divas da MPB.

Essa identidade faz com ela mantenha shows lotados e uma agenda frequente de shows:

 

 
No último dia 26 de maio, Elza recebeu o Título de Doutora Honoris Causa pela obra completa, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
 
Veja seus números nas Redes Sociais:

YouTube: 68.543 inscritos | 8.185.113 visualizações

Instagram: 343 mil seguidores

Facebook: 293.811 curtidas

  • Duda Beat

Premiada “Revelação” da Música Popular pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) no último ano Duda Beat lançou em abril de 2018 o álbum “Sinto Muito”. Esse lançamento impulsionou a sua carreira e fez com que ela estivesse no line-up do Lollapalooza 2019.

Lotando shows e crescendo a popularidade, a artista cantou esse mês no MECA com Erasmo Carlos. Atualmente Duda é uma das finalistas do Prêmios MTV MIAW na categoria ‘Aposta MIAW’, clique aqui para votar.

 

Facebook: 13.103 curtidas

YouTube: 8.108.127 visualizações

Instagram: 134 mil seguidores

 

  • Roupa Nova

Prestes a completar 40 anos de estrada, a trajetória da banda Roupa Nova inclui mais de 20 milhões de cópias vendidas e 37 discos lançados até os dias de hoje. 

Em 2018, Cleberson Horsth (Teclados e Vocal), Paulinho (Voz e Percussão), Ricardo Feghali (Teclados, Violão, Guitarra, Voz e Vocal), Nando (Baixolão, Baixo Acústico, Violão, Voz e Vocal), Serginho Herval (Bateria, Djembe, Voz e Vocal) e Kiko (Violão, Guitarra, Voz e Vocal) lançaram o projeto “Novas do Roupa”, composto por 12 canções inéditas, que foram divulgadas ao longo dos meses nas plataformas digitais, e em alguns clipes.

Roupa Nova tem um histórico de agenda de shows com plateia engajada e que lotam as casas.

 

 

 

YouTube: 564.549 inscritos | 311.283.426 visualizações

Instagram: 726 mil seguidores

Facebook: 4.128.374 seguidores

 

Os cases de sucesso acima mostram que: não são apenas os números no digital que definem a presença de público nos shows. E que os artistas apresentados não possuem números exorbitantes de seguidores, mas, são assertivos.

Novos nomes como Duda Beat ou até com anos de estrada e diversos prêmios como Elza Soares, possuem uma presença mais tímida nas redes em relação ao número de seguidores, mas, isso não as impedem de lotar as casas de show.

Ao mesmo tempo que há artistas com uma presença de milhões nas Redes Sociais, mas, pecam na bilheteria.

Não há uma resposta absoluta para esse fenômeno, mas, podemos perceber que os artistas cima exploram: identidade, conexão e experiência. 

Esses elementos que fazem com que o fã pague o ingresso e cante as músicas nos shows. Conseguir esse engajamento 360º é, sem dúvidas, um case de sucesso.