[gtranslate]

DATA SIM: núcleo de pesquisa sobre mercado da música no Brasil apresenta primeiros resultados em Lisboa

SIM São Paulo leva resultados da primeira parte da pesquisa do DATA SIM para evento em Lisboa. Conheça detalhes sobre o projeto e seus importantes desdobramentos para a indústria musical do Brasil.
Picture of Redação
Redação

O DATA SIM, núcleo de pesquisa sobre o mercado da música no Brasil, segue com o objetivo para vislumbrar o setor como um todo, em uma organização efetiva para atuar nas demandas existentes na área.

Fabiana Batistela, diretora geral da SIM, e Dani Ribas, diretora do DATA SIM, estiveram em Lisboa, entre os dias 27 a 29 de março, no MIL (Lisbon International Music Networking) 2019 para apresentar os primeiros resultados da pesquisa sobre o mercado ao vivo na cidade de São Paulo, além do Mapa dos festivais do Brasil, da Sympla.

Os conselheiros Fabrício Nobre, Juli Baldi, Juliano Zappia, Pena Schmidt e Veronica Pessoa também estiveram pelo Cais do Sodré entre palestras, debates, encontros e shows, além de outros profissionais brasileiros como Letz Spindola, André Bourgeois e Thiago Piccoli.

A presença do DATA SIM no evento fortalecem as relações entre o mercado musical brasileiro com Portugal, cada vez mais próximo do mercado de música internacional.

 

  • O Mercado da Música na Cidade de São Paulo – Parte 1 – Espaços de Música ao Vivo

Sob inspiração das pesquisas Creative Footprint (Berlim) e Music Venues Trust (Londres), a primeira parte da pesquisa do DATA descreveu o perfil e demonstrou a importância econômica e cultural dos espaços dedicados à música ao vivo da cidade de São Paulo.

A pesquisa também explorou a programação musical desses espaços: número de shows e contratações artísticas por ano; gêneros mais programados; características identitárias; receptividade para propostas experimentais/inovadoras e de outros locais; fontes de informação utilizadas pelos curadores; formas de comunicação com o público.

Veja em seguida as informações presentes na pesquisa, que você pode conferir completa clicando aqui:

 

datasim3

datasim1

datasim2

 

Em seguida, a pesquisa irá abordar os setores criativo (artistas, estúdios, escolas de música, etc.), da indústria fonográfica e da indústria de instrumentos musicais.

As quatro partes da pesquisa pretendem desenhar, até meados de 2019, um perfil geral do Mercado da Música na Cidade de São Paulo. O objetivo final é responder à seguinte pergunta: Qual o valor da música na capital paulista?

 

  • Pesquisa Sobre Mulheres na Música

Em tempo, o DATA SIM está trabalhando na sua primeira pesquisa sobre a participação feminina no mercado de trabalho musical.

A coleta de dados teve início no WME e continuará ao longo do ano. Os resultados serão apresentados em primeira mão na SIM 2019, com participação das diretoras do WME, e disponibilizados gratuitamente no site do DATA SIM.

Essa é uma ação do DATA SIM em parceria com o Women’s Music Event (WME) e compatibilizada com a pesquisa Women In The U.S. Music Industry: Obstacles And Opportunities da Berklee Institute e Women In Music (WIM).

A pesquisa também será utilizada para produzir um diagnóstico inicial sobre o mercado brasileiro, a fim de alimentar com dados confiáveis a recém-lançada rede SatéliteLat de mulheres na indústria da música latino-americana.

DATA SIM é um projeto da SIM São Paulo, em parceria com a JLeiva, com o patrocínio da Natura Musical, além do apoio da Sympla.