“ReNASCIMENTO” apresenta tributo à obra de Milton Nascimento em novo álbum colaborativo

Projeto inspirado em documentário, "ReNASCIMENTO" reúne novos nomes da música brasileira em releituras do repertório de Milton Nascimento.
Foto de Nathália Pandeló
Nathália Pandeló
ReNascimento acompanha lançamento de documentário sobre Milton Nascimento (Crédito: Reprodução)
ReNascimento acompanha lançamento de documentário sobre Milton Nascimento (Crédito: Reprodução)

O álbum “ReNASCIMENTO”, concebido a partir do documentário “Milton Bituca Nascimento”, chega ao público em todas as plataformas digitais em 15 abril. A novidade será celebrada com dois shows de lançamento em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

O projeto apresenta releituras de 12 canções marcantes do repertório de Milton Nascimento, interpretadas por artistas da nova geração da música brasileira. Os espetáculos acontecem no Blue Note São Paulo, no dia 15 de abril, e no Blue Note Rio, no dia 23.

Idealizado por Victor Pozas, que também assina a direção musical do documentário ao lado de Rafael Langoni, o álbum propõe uma leitura contemporânea de clássicos que marcaram a carreira do artista. 

“A música de Milton sempre foi um organismo vivo, em constante movimento. O que fizemos aqui não foi apenas regravar canções, mas permitir que novos artistas se conectassem com a alma dessas obras, com liberdade para propor novos caminhos sonoros”, reflete Pozas.

Show de lançamento de “ReNASCIMENTO” em São Paulo

A primeira apresentação do projeto acontece em São Paulo. O evento contará com performances de Analu Sampaio, Johnny Hooker, Kell Smith, Lucas Mamede e Tuca Oliveira. Entre as músicas previstas para o repertório da noite estão “Canção do Sal”, “Paula e Bebeto”, “Tudo o que você podia ser” e “Canção da América”.

O grupo será acompanhado por um quarteto instrumental sob direção musical de Fi Maróstica, que também assume o baixo. Completam a formação Nichollas Maia (piano e teclados), Matheus Marinho (bateria) e Danilo Silva (guitarra e violão). 

A proposta dos shows é manter um clima intimista, permitindo que os artistas compartilhem não só as faixas do álbum como também canções de seus próprios repertórios e outras do catálogo de Milton Nascimento.

Apresentação no Rio de Janeiro

O segundo show está marcado para 23 de abril, em Copacabana. Nesta noite, sobem ao palco Clarissa, OutroEu, Tuca Oliveira, Os Garotin, Dora Morelenbaum e Zé Ibarra. No repertório, músicas como “A Festa”, “Clube da Esquina 2”, “Bola de Meia, Bola de Gude”, “Ânima” e “Canção da América”.

A direção musical do show carioca será de Filipe Coimbra, que tocará guitarra e violão. A banda da noite inclui Chico Lira (teclados), João Moreira (baixo) e Dedê Silva (bateria). A proposta segue a mesma do evento em São Paulo: criar uma celebração informal da obra de Milton Nascimento, explorando a troca entre gerações em um ambiente de proximidade com o público.

Os intérpretes e o repertório do álbum

Zé Ibarra, Os Garotin e Johnny Hooker estão entre os artistas envolvidos em
Zé Ibarra, Os Garotin e Johnny Hooker estão entre os artistas envolvidos em “ReNascimento” (Crédito: Divulgação)

O álbum “ReNASCIMENTO” traz participações de nomes como Sandy, que interpreta “Travessia” ao lado do guitarrista Mateus Asato, e Liniker, que escolheu “Encontros e Despedidas”

Campanha para o segundo lote de ingressos do Rio2C, principal evento de criatividade da América Latina, garanta já a sua vaga!

Johnny Hooker e Kell Smith dividem os vocais em “Paula e Bebeto”, enquanto a cantora portuguesa MARO reinterpreta “Cais”. Clarissa canta “A Festa”, Agnes Nunes apresenta “Lua Girou”, e Analu assume “Canção do Sal”.

Outros destaques de “ReNASCIMENTO” incluem o duo OutroEu com “Clube da Esquina nº 2”, Os Garotin com “Bola de Meia, Bola de Gude”, e Tuca Oliveira em “Canção da América”. Lucas Mamede interpreta o medley “Ponta de Areia / Tudo o que Você Podia Ser” e a faixa “Ânima” é apresentada por um trio formado por Tim Bernardes, Zé Ibarra e Dora Morelenbaum, ao lado do próprio Milton Nascimento. Essa gravação também está presente no documentário.

Parceria com orquestra da Estônia e trilha do filme

Três faixas do álbum — “Ânima”, “Lua Girou” e “Encontros e Despedidas” — foram gravadas com arranjos da Tallin Studio Orchestra, da Estônia, país onde também foi registrada a trilha sonora do documentário. A participação da orquestra reforça o caráter colaborativo e internacional do projeto, sem abrir mão da conexão afetiva com a obra original de Milton.

O álbum e os shows funcionam como uma extensão do filme dirigido por Flavia Moraes, que acompanhou Milton Nascimento durante sua turnê de despedida. Lançado em 20 de março, o documentário destaca a trajetória do artista e oferece um olhar próximo sobre seus últimos anos de apresentações ao vivo.

Serviço: ReNASCIMENTO

São Paulo

Data: 15 de abril de 2025

Local: Blue Note São Paulo

Endereço: Avenida Paulista, 2073, 2° andar – Consolação, São Paulo/SP

Horário: 20h

Classificação etária: 18 anos | menores apenas acompanhados dos pais ou tutores legais.

Ingressos: Eventim

Rio de Janeiro

Data: 23 de abril de 2025

Local: Blue Note Rio

Endereço: Avenida Atlantica, 1910 – Copacabana | Rio de Janeiro – RJ

Horário: 22h30

Classificação etária: 18 anos | menores apenas acompanhados dos pais ou tutores legais.

Ingressos: Eventim

  • Leia mais: