O Prêmio UBC 2025 celebrou na noite desta quarta-feira, 10 de dezembro, na Casa UBC, no Rio de Janeiro, a obra e a trajetória de Zeca Pagodinho, primeiro artista do samba a receber a honraria criada pela União Brasileira de Compositores. A nona edição da premiação reuniu artistas de diferentes gerações e gêneros musicais, que apresentaram versões inéditas de clássicos do repertório de Zeca, em uma cerimônia marcada por emoção, encontros raros e uma plateia lotada.
Com direção artística de Max Pierre e Victor Kelly, o Prêmio UBC teve apresentações ao vivo de Gilberto Gil, Vanessa da Mata, João Gomes, BK, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Xande de Pilares, Mariene de Castro, Moacyr Luz, Hamilton de Holanda, Roberta Sá, Simoninha, Teresa Cristina, Gilsons, Nego Álvaro, Rildo Hora, MC Hariel, Luana Carvalho e Karinah, que interpretaram clássicos do repertório de Zeca, construindo um panorama afetivo e musical de quatro décadas de carreira.
“É um orgulho ser o primeiro sambista a ser escolhido para o Prêmio UBC e entrar na galeria de tantos amigos já escolhidos. E viva o Samba!”, celebra Zeca Pagodinho.

A abertura ficou a cargo de Gilberto Gil, que apresentou uma versão especial de “Deixa a Vida Me Levar”. Em seguida, Nego Álvaro interpretou “Chico Não Vai na Curimba”, seguidor por Karinah, com “Ai Que Saudade do Meu Amor”.
Zélia Duncan e Mariene de Castro dividiram o palco para cantar “Brincadeira Tem Hora”, enquanto Moacyr Luz e Hamilton de Holanda apresentaram “Não Sou Mais Disso”. Na sequência, Roberta Sá e Simoninha cantaram “Mutirão de Amor”, e Teresa Cristina e Rildo Hora trouxeram uma versão delicada de “Lente de Contato”.
Um dos momentos mais surpreendentes da noite foi a performance de Gilsons e BK, que recriaram “Vou Botar Teu Nome na Macumba”. Logo depois, Zeca Baleiro interpretou “Judia de Mim”, seguido por Xande de Pilares e MC Hariel, que incendiaram a plateia com “Faixa Amarela”. O dueto entre Vanessa da Mata e João Gomes, com “Bagaço da Laranja”, encerrou a sequência de homenagens antes da entrega oficial do prêmio.

Após as apresentações, Marcelo Castello Branco e a diretoria da UBC entregaram o Troféu UBC 2025 a Zeca Pagodinho, em momento marcado por aplausos prolongados e comoção do público.
No encerramento, o próprio Zeca subiu ao palco ao lado de Luana Carvalho e de todos os artistas da noite para cantar “Camarão que Dorme a Onda Leva”, seu primeiro grande sucesso. A plateia acompanhou em coro, finalizando a celebração com a força coletiva que sempre marcou a trajetória do sambista.
Zeca Pagodinho é autor de 143 composições cadastradas e soma 1.156 gravações musicais realizadas. Entre os intérpretes que mais gravaram suas canções estão Arlindo Cruz (1º lugar), Dudu Nobre (2º), Beth Carvalho (3º), Jorge Aragão (4º) e Sombrinha (5º).
- Leia Mais:
- Latin Grammy revela indicados de 2026 nesta quarta (16); veja horário e onde acompanhar
- Meta escolhe Ticketmaster como primeira parceira musical do Muse AI
- IFPI lança iniciativa global contra fraude em streaming com 27 organizações do mercado
- Rock in Rio faz balanço de 2026, confirma edição em 2028 e anuncia corrida para 10 mil atletas
- ISRC, ISWC, IPI e UPC: entenda siglas que acompanham uma música do cadastro ao lançamento









