[gtranslate]

YouTube analisa o desempenho dos anúncios em 2023

Picture of Redação
Redação

No ano passado, as marcas apareceram no YouTube trazendo narrativas que ganharam vida em diferentes durações, estilos, tons e formatos e atraíram milhões de espectadores e comentários. A plataforma analisa que cada escolha criativa revelou um aspecto diferente do propósito e da personalidade delas.

Anne Marie Nelson Bogle, vice-presidente de Ads Marketing do YouTube, observou que as marcas e a cultura caminharam juntas no último ano nos anúncios exibidos na plataforma. Ela ainda diz que as oportunidades de conexão com o público pareciam ilimitadas, impulsionadas por inovações em IA, pelo crescimento em TVs conectadas e YouTube Shorts.

Anne Marie Nelson Bogle vice presidente de Marketing de anuncios do YouTube
Anne Marie Nelson Bogle, vice-presidente de Marketing de anúncios do YouTube. Foto: Divulgação.

Leia Mais:

O YouTube analisa que, em 2023, as marcas ganharam mais histórias, em mais formatos. Um exemplo disso, segundo a plataforma, é a Apple que obteve milhões de visualizações para um vídeo de 90 minutos ‘Study with Me’.  O curta casual  da empresa de tecnologia um vídeo detalhado de 18 minutos das inovações do novo Mac.

A plataforma também  destaca a Louis Vuitton, que apresentou um show de 20 minutos e gerou milhões de visualizações. A Pepsi inovou no uso de formatos, durações e estilo. Um dos anúncios mais assistidos do ano, que conta com 250 milhões de visualizações para o hino musical na Índia; a uma ativação multimercado de ‘No Lay’s, No Game’ com estrelas globais do esporte da Europa, África e Ásia; e com as execuções superiores em seis segundos para PopCorners e Pepsi Canada.

Confira abaixo os anúncios de 2023 destacados pelo YouTube e as sugestões da plataforma para profissionais de marketing:

1) Conheça os criadores de conteúdo que tiveram sucesso 

Todos os dias, bilhões de espectadores acessam o YouTube para ver conteúdos. Segundo os dados, 68% dos espectadores da Geração Z no YouTube concordam que os criadores são o motivo de visitarem a plataforma.

O público recebeu bem a forma como os criadores de conteúdo deram vida às marcas no ano passado, como aponta o YouTube. Um exemplo são as parcerias com criadores de Reese que atraíram 73 mil curtidas.

Além disso, o YouTube destaca o tutorial de maquiagem da SUGAR Cosmetics que alcançou 14 mil comentários. Já a demonstração do produto da Brevitē que obteve 30 milhões de visualizações e os bastidores inteligentes da Old Spice que rendeu 82 mil curtidas.

2) Dê vida à marca de novas maneiras com Shorts

Os Shorts podem ter altos e baixos, criador e celebridade, marca e desempenho. Eles também tem um impacto imediato em campanhas: quando os anunciantes do YouTube adicionaram o recurso vertical às campanhas de ação em vídeo, eles geraram de 10% a 20% mais conversões por dólar do que campanhas que usaram apenas recursos de paisagem.

A criatividade da marca em Shorts cresceu em 2023. Anunciantes de todos os tipos criaram esquetes e histórias que despertaram interesse, estimularam vendas e construíram fãs para suas marcas. Clash of Clans alcançou mais de 76 milhões de visualizações e 2,5 milhões de curtidas. As ofertas usadas pela Domino e o Squarespace mostraram como ele foi projetado para vender qualquer coisa.

3) Desbloqueie conexões mais profundas com narrativas longas

Durante a maior parte de 2023, o YouTube foi a plataforma mais assistida pelos telespectadores em TVs conectadas, de acordo com a Nielsen. 

Para a Nissan, de acordo com o YouTube, isso significou dar aos fãs do lo-fi hip hop uma sessão de audição de quatro horas ao volante do seu novo ARIYA  elétrico e, com isso, ganhar 18 milhões de visualizações e milhares de comentários positivos. Já a Samsung ajudou os espectadores a se aprofundarem nos recursos do Galaxy S23 Ultra e transmitiu ao vivo todo o evento de lançamento. O vídeo está com 19 milhões de visualizações até o momento.

Por sua vez, para a Toyota, contar histórias significou estender a série Gazoo Racing e seus clientes em outro episódio de cinco minutos. A Pixel fez uma série chamada #BestPhonesForever com clima de sitcom, que acumulou 313 milhões de visualizações.

E, finalmente, a Orange France não poderia ter nos atraiu os espectadores com o emocionante vídeo que identifica os preconceitos quando o assunto se trata de esportes.

4) Encontre seu público, aumente a criatividade e elimine suposições com IA

Com opções sociais e de streaming ilimitadas, os hábitos de visualização das pessoas estão mais complexos do que nunca, segundo o YouTube. No entanto, alcançar elas na plataforma não precisa ser assim.

O YouTube observa que os anunciantes que colocaram campanhas que usam a Inteligência Artificial para trabalhar tiveram um impacto exponencial: pesquisas com a NCS mostram que os mixes de campanhas de alcance de vídeo com a tecnologia na plataforma obtiveram um retorno médio sobre gastos com publicidade 3,7 vezes maior do que as campanhas otimizadas manualmente.

É por isso que marcas como a Warner Brothers Korea, segundo o YouTube, estão colocando a IA para gerar mais visualizações por menos, enquanto a transformação digital da fabricante de salgadinhos Mondelēz International para adotar a tecnologia aumentou o ROI em mais de 10% globalmente e 20% nos EUA.