[gtranslate]

WME Awards confirma edição de 2024 com homenagens a Lia de Itamaracá e Nara Leão

Picture of Redação
Redação

A oitava edição do WME Awards by Billboard está confirmada. A premiação, que é idealizada, realizada e dedicada às mulheres, acontecerá em dezembro e terá como grandes homenageadas as cantoras Lia de Itamaracá e Nara Leão.

LEIA MAIS

A produção do WME Awards by Billboard confirmou nesta semana a oitava edição da premiação, que já consagrou quase 120 profissionais do mercado da música nacional, entre artistas, jornalistas e empresárias. Neste ano, o WME, única premiação dedicada às mulheres da música no Brasil,  acontecerá no dia 19 de dezembro, em São Paulo.

Assim como em todos os anos anteriores, o WME Awards fará homenagens a grandes nomes que fizeram a diferença na música brasileira. Em 2024, as homenageadas serão as cantoras Lia de Itamaracá (em vida) e Nara Leão (póstuma), artistas que resgatam e fortalecem histórias de empoderamento e representatividade feminina.

Fátima Pissarra, CEO da Mynd, falou sobre a premiação:

“É um orgulho ver o WME Awards crescer a cada ano, ampliando o reconhecimento das mulheres que transformam a indústria da música no Brasil. Celebrar artistas como Lia de Itamaracá e Nara Leão são formas de homenagear o legado de resistência e criatividade feminina, que inspira novas gerações e reafirma o meu compromisso, e daqueles com quem trabalho, com a inclusão e representatividade em todas as esferas do mercado fonográfico.”

Uma das idealizadoras do prêmio, Claudia Assef falou sobre a importância de celebrar Lia de Itamaracá em vida: “A Lia de Itamaracá é uma artista de grande potência e genialidade, que ainda precisa ser celebrada em maior escala, e ficamos muito felizes em poder fazer essa homenagem à ela em vida.”

Monique Dardenne, também idealizadora do WME, complementou: “O nosso objetivo é cada vez mais trazer um olhar expansivo para artistas de regiões do Brasil fora do eixo Sudeste e de grandes eventos que ainda são negligenciados.”

Lia de Itamaracá

A pernambucana Lia de Itamaracá tem 80 anos, é cantora, compositora e uma das mais importantes cirandeiras do Brasil. Em 2005, Lia tornou-se Patrimônio Vivo de Pernambuco e recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), por sua vasta contribuição à cultura pernambucana e brasileira.

Lia de Itamaraca
Lia de Itamaracá. Foto: Divulgação

Em 2023, Lia de Itamaracá foi citada como uma das 100 personalidades negras influentes da lusofonia, integrando a 100 Power List, iniciativa da revista portuguesa Bantumen.

Nara Leão

Nara Leão foi uma das mais relevantes cantoras, compositoras e instrumentistas do país. Considerada a musa da Bossa Nova, ela foi a responsável por reunir nomes que, posteriormente, seriam grandes artistas como ela: Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli e Carlos Lyra.

Nara sempre usou sua arte para promover debates e foi uma das mais importantes artistas do Brasil. Nara Leão, infelizmente, nos deixou precocemente. Ela faleceu em 1989, aos 47 anos, após luta contra um tumor cerebral.

LEIA MAIS

WME Awards 2024

O WME Awards by Billboard 2024 já tem data definida, 19 de dezembro, e a transmissão ao vivo também já foi confirmada pela produção. Entretanto, as categorias da premiação, indicadas e shows que acontecerão ao longo da festa serão divulgados em breve.