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Spotify anuncia corte de 200 empregos na unidade de podcast

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O Spotify planeja realizar outra rodada de demissões. Desta vez, os cortes de empregos afetarão a divisão de podcast como parte de uma reorganização corporativa. Segundo o TechCrunch, a empresa planeja fundir Parcast e Gimlet Studios.

Spotify. Foto Unsplash
Spotify. Foto: Unsplash

Após alguns meses de anunciar uma onda de demissões, Sahar Elhabashi, chefe da divisão de podcasts do Spotify, anunciou que a empresa estava fazendo mudanças que levariam a uma redução de 2% na força de trabalho. Essa mudança afetará cerca de 200 postos de trabalho e os impactados já receberam um convite para conversar com integrantes do Recursos Humanos (RH).

“Estamos expandindo nossos esforços de parceria com os principais podcasters de todo o mundo com uma abordagem personalizada otimizada para cada programa e criador. Esse pivô fundamental de uma proposta mais uniforme nos permitirá apoiar melhor a comunidade de criadores”, escreveu Sahar Elhabashi, chefe da divisão de podcasts do Spotify.

Sahar Elhabashi chefe da divisao de podcasts do Spotify. Foto Divulgacao
Sahar Elhabashi, chefe da divisão de podcasts do Spotify. Foto: Divulgação

“No entanto, isso requer adaptação; nos últimos meses, nossa equipe de liderança sênior trabalhou em estreita colaboração com o RH para determinar a organização ideal para este próximo capítulo. Como resultado, tomamos a decisão difícil, mas necessária, de fazer um realinhamento estratégico de nosso grupo e reduzir nossa vertical global de podcast e outras funções em aproximadamente 200 pessoas, ou 2% da força de trabalho do Spotify”, continuou Sahar Elhabashi.

O Spotify ainda promete, de acordo com o TechCrunch, que os funcionários afetados pelas demissões receberão “pacotes generosos de indenização, incluindo cobertura estendida de assistência médica e acesso imediato a suporte de recolocação”.

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Em 2019, o Spotify fez uma grande aposta nos podcasts e em conteúdos exclusivos. A empresa adquiriu algumas redes populares de podcast, como Parcast e Gimlet Media.

Essa mudança para o conteúdo próprio foi cara, o TechCrunch estima que  a empresa gastou cerca de US$ 200 milhões para a Gimlet Media e US$ 56 milhões para a Parcast.

No entanto, a empresa agora está reduzindo essa estratégia de conteúdo original. A evidência disso está na fusão de Parcast e Gimlet no Spotify Studios. No anúncio, Sahar Elhabashi cita alguns dos podcasts que ainda são desenvolvidos, como ‘Stolen’, ‘The Journal’, ‘Science Vs’, ‘Heavyweight’, ‘Serial Killers’ e ‘Conspiracy Theories’.

Spotify. Foto Unsplash 1
Spotify. Foto: Unsplash

The Ringer, outra empresa de conteúdo que foi adquirida pelo Spotify,  continuará sendo uma unidade de negócios separada do Spotify Studios. O TechCrunch aponta que The Ringer tem se concentrado principalmente na cobertura esportiva, mas também cobre a cultura pop, entre outros assuntos.

Como parte deste anúncio, o Spotify compartilhou algumas métricas sobre seu negócio de podcast. A empresa diz que agora existem 100 milhões de ouvintes de podcast no Spotify em 5 milhões de shows. Ainda de acordo com o TechCrunch, a receita de anúncios de podcast também experimentou ‘crescimento de dois dígitos’ de 2021 a 2022.

“Dados esses aprendizados e nossa posição de liderança, embarcamos recentemente na próxima fase de nossa estratégia de podcast, focada em oferecer ainda mais valor para criadores (e usuários!)”, escreveu Elhabashi. “Isso começa com a maximização do consumo do grande público que estabelecemos por meio da inovação de formato e garantindo que mais criadores em mais lugares alcancem o sucesso.”

No ano passado, o Spotify cancelou 11 podcasts originais e demitiu parte de sua equipe de podcasts. 

A empresa provavelmente optou por cancelar programas de baixo desempenho para se concentrar em sucessos e abrir espaço para alguns novos programas. A nova mudança é mais significativa e pode levar a alterações importantes na estratégia de conteúdo original do Spotify nos próximos meses.