[gtranslate]

Rock in Rio: confira as novidades da edição de celebração dos 40 anos de história

Picture of Redação
Redação

A partir de uma campanha embalada ao som de ‘You Are So Beautiful’, de Joe Cocker, que estreou na segunda-feira (30),  o Rock in Rio brinca entre o passado, o presente e o futuro para lançar ‘Rock in Rio 40 anos e para sempre’.

No próximo ano, o Rock in Rio vai celebrar quatro décadas de grandes encontros. Em 2024, a primeira celebração acontece na virada do ano, no réveillon de Copacabana, quando o festival será homenageado nesta grande festa. O evento também anuncia uma exposição interativa e imersiva contando seus 40 anos, além da publicação de um table book e um novo musical inspirado em sua trajetória.

Leia Mais:

“Será uma edição mágica. Nosso melhor artista nesta edição será nosso público. E sabe por quê? Pois é ele quem dá o tom da festa, que celebra cada minuto dentro da Cidade do Rock, com famílias inteiras, com avós, pais e filhos. Não à toa mal abrimos as portas e ele (o público) corre como se não houvesse amanhã para viver esta experiência. São dias de paz, de harmonia e sobretudo de união. A música tem este poder de unir e de transformar a vida das pessoas. Estamos preparando muitas novidades e elas começam já na virada para 2024, quando o nosso Rock in Rio será homenageado em um dos réveillons mais emblemáticos do mundo”, destaca Roberto Medina, idealizador do Rock in Rio e presidente da Rock World.

Roberto Medina presidente e criador do The Town e Rock in Rio
Roberto Medina, presidente e criador do The Town e Rock in Rio. Foto: Divulgação.

“Será uma edição de novas experiências e histórias, como as que ouço em cada nova edição. Fazemos parte da vida de milhares de pessoas, assim como o público faz parte do festival. A cada edição, a festa fica melhor e em 2024 vamos comemorar estas quatro décadas dentro e fora da Cidade do Rock. E vamos celebrar ao lado de quem nos ajudou a escrever cada capítulo dessa história, os nossos fãs, que continuam vibrando da mesma forma que em 1985, agora trazendo filhos e netos, fazendo da Cidade do Rock um lugar ainda mais especial”, completa Roberto Medina.

O ano era 1984, quando este sonho começou a ser colocado de pé. Um festival de música, que nasce como uma campanha publicitária, deu voz a uma geração, promoveu a cidade do Rio de Janeiro como destino turístico, colocou o Brasil na rota dos shows internacionais e iluminou a plateia pela primeira vez. Nas décadas seguintes, ganhou o mundo — chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA).

Rock in Rio 2022
Rock in Rio 2022. Foto: Divulgação.

Roberto Medina conta que, em meio às dificuldades e aos dias de querer desistir, acreditar no sonho valeu a pena.

 “São quatro décadas de uma história que começou quando acreditamos em um sonho. Não foi fácil, teve dia de querer desistir, mas acreditamos, seguimos em frente e valeu a pena. Fomos longe, 22 edições somando quatro países, crescemos muito e sem perder a magia. Mostramos ao mundo a competência do brasileiro na realização de eventos e colocamos o país na rota dos shows internacionais”, ressalta Roberto Medina.

Réveillon do Rio homenageia Rock in Rio

O público que estiver na praia de Copacabana, ou assistindo pela televisão, poderá acompanhar uma homenagem do Rio de Janeiro para o festival. Um show embalará as areias e iluminará o céu da praia mais famosa do Brasil, com hits emblemáticos do Rock in Rio, declarado Patrimônio Cultural Imaterial pelo Estado do Rio de Janeiro.

Reveillon de Copacabana
Réveillon de Copacabana. Foto: Divulgação.

Rock in Rio anuncia Exposição, Livro e ainda um novo Musical para 2024

Ao longo do próximo ano. o festival prepara uma exposição imersiva e interativa, que celebrará o passado e lançará um olhar sobre o futuro do Rock in Rio por meio de peças, objetos e dinâmicas que contam a história dos 40 anos e que ao mesmo tempo refletem sobre o futuro, em um ambiente lúdico e mágico.

Outra novidade será o lançamento de um novo table book, sob a perspectiva da arte do sonhar e fazer acontecer, o livro trará fotos, histórias e muitas curiosidades sobre o evento. 

Livro Rock in Rio 40 anos
Foto: Divulgação.

Se o Rock in Rio de 2022 ganhou o espetáculo ‘Uirapuru’ e o ‘The Town’ abrigou o ‘The Town, O Musical’, na edição que celebra os 40 anos do festival não será diferente. Uma nova produção Rock in Rio Originals, trará o evento e o Rio de Janeiro como narrativa. Com criação de Roberto Medina, direção musical de Zé Ricardo, roteiro e direção artística de Charles Möeller, este projeto ganhará vida dentro e fora da Cidade do Rock.

Na Cidade do Rock, a organização divulga novidades para a celebração de 40 anos

No ano da celebração dos 40 anos do Rock in Rio, quem também virá em maior tamanho será o Palco Sunset. Pela primeira vez na história do festival, o palco dos encontros terá a mesma boca de cena que o Palco Mundo.

Palco Sunset Rock in Rio 2022. Foto Divulgacao
Palco Sunset, Rock in Rio 2022. Foto Divulgação.

Já o Palco Mundo, com uma megaestrutura de 104m de frente e 30m de altura, para 2024 receberá novidades na cenografia. Surpresas prometem encantar e gerar uma conexão com o público, além de oportunidades de selfies, com um visual dinâmico que trará ainda mais beleza para a Cidade do Rock.

Rock in Rio 40:  Encontros que acontecem na Cidade do Rock marca o primeiro movimento de comunicação da celebração

Como primeira grande campanha da próxima edição, é um filme que vai trabalhar a esfera dos grandes encontros , que acontecem na Cidade do Rock desde a primeira abertura dos portões, no dia 10 de janeiro de 1985. 

O filme traz a história do grande encontro entre um casal que se conheceu na primeira edição em 1985 e, desde então, foram em todas as outras edições, com o Rock in Rio fazendo parte das principais fases de vida deles e com a neta pequena continuando essa paixão. É uma história de amor entre eles e pelo festival, mostrando que o festival é passado de geração para sempre, ele é para sempre. 

Frame Grandes Encontros. Foto Rockers
Frame Grandes Encontros. Foto: Rockers.

Junto com a campanha, O Rock in Rio convida o público, grande protagonista desta trajetória, a comemorar usando a plataforma ‘Nossas Histórias’, que será lançada no dia 08 de novembro e onde o festival, com a ajuda do fã, vai reunir milhares de histórias dos encontros que a Cidade do Rock promoveu. Será a oportunidade de os fãs do festival compartilharem na plataforma seus momentos mágicos vividos nessas 22 edições do Rock in Rio — nove no Rio de Janeiro.