Nesta quinta-feira (19/12), o Canal Brasil exibe uma maratona de três filmes estrelados por Roberto Carlos, começando às 19h30. A programação serve como um aquecimento para o especial de Natal do cantor, que vai ao ar na sexta-feira (20/12) na TV Globo. A iniciativa resgata um período em que Roberto também esteve presente no cinema, com produções que marcaram as décadas de 1960 e 1970.
Os filmes escolhidos são “Roberto Carlos em Ritmo de Aventura” (1968), “Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa” (1970) e “Roberto Carlos a 300 Km por Hora” (1971), marcando uma sequência prolífica para o “Rei” aos moldes da carreira de Elvis Presley no cinema. Dirigidos por Roberto Farias, os títulos misturam música, ação e humor, mostrando uma fase em que a imagem do cantor também era explorada nas telonas.
Roberto Carlos no cinema
Embora tenha feito figuração desde 1958, Roberto Carlos só ganharia um papel propriamente dito em 1968 com “Roberto Carlos em Ritmo de Aventura”, marcando o início da trilogia que leva seu nome. No filme, ele interpreta a si mesmo, enquanto tenta filmar e ao mesmo tempo fugir de vilões em diversas perseguições pelo Rio de Janeiro. A narrativa simples combinava com o sucesso do cantor na Jovem Guarda e agradava ao público da época.
Dois anos depois, veio “Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa”, uma aventura com Erasmo Carlos e Wanderléia. O trio se envolve em situações inusitadas que os levam ao Japão e a Israel, com cenas de ação e humor. Já em 1971, “Roberto Carlos a 300 Km por Hora” traz o cantor no papel de um mecânico apaixonado por automobilismo, em uma história centrada nas pistas de corrida. O filme fechou sua fase como protagonista no cinema, embora o “Rei” tenha seguido fazendo pequenas participações especiais, incluindo em novelas (“América”, “Celebridade”) e documentários (“Uma Noite em 67”, “Pacto Brutal – O Assassinato de Daniella Perez”).
Os especiais de Natal na Globo
Os especiais de fim de ano de Roberto Carlos começaram em 1974, em um momento em que ele já dominava o mercado musical. Desde então, o programa se tornou um evento fixo na programação da Globo, com apresentações de suas canções e participações de outros artistas.
Ao longo dos anos, os especiais acompanharam diferentes fases da carreira de Roberto Carlos e atraíram audiências que garantiram sua permanência no calendário de festas. O formato se manteve consistente, com duetos e interpretações de sucessos do cantor, atravessando décadas na televisão brasileira.
O que esperar do especial de 2024
Este ano, o programa é chamado RC 50 e celebra as cinco décadas de especiais na Globo. O show foi gravado no Allianz Parque, em São Paulo, no dia 27 de novembro, e será exibido em 20 de dezembro.
A proposta é revisitar momentos marcantes desses programas, com participações de artistas como Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Wanderléia, Chitãozinho & Xororó, Frejat, Paulo Ricardo e outros nomes conhecidos.
A edição deste ano deve seguir o mesmo formato tradicional, misturando apresentações musicais e encontros entre Roberto Carlos e seus convidados.
O futuro dos especiais
O contrato do cantor com a Globo termina em março de 2025, o que levantou especulações sobre o fim da tradição. Tanto a emissora quanto a assessoria do cantor negaram que o programa de 2024 será o último. No entanto, o contexto traz um tom de incerteza para os próximos anos.
Se RC 50 for realmente o último especial na Globo, ele simbolizará o encerramento de uma tradição que atravessou diferentes gerações e cenários da mídia brasileira. Com a programação do Canal Brasil e o especial na TV Globo, o público tem a oportunidade de revisitar momentos importantes da carreira do cantor, tanto no cinema quanto na televisão.
Resta aguardar para saber quais serão os próximos passos de Roberto Carlos após o fim do contrato com a emissora.
Serviço
19h30 – Roberto Carlos Em Ritmo De Aventura (1968) (97′)
Sinopse: O astro Roberto Carlos faz um filme e se vê perseguido por bandidos internacionais que querem levá-lo aos Estados Unidos, deixando seus fãs órfãos. Os bandidos o seguem em loucas correrias pelo Rio de Janeiro vivendo muitas situações de perigo.
21h10 – Roberto Carlos E O Diamante Cor-De-Rosa (1970) (94’)
Sinopse: Wanderléia, Roberto Carlos e Erasmo Carlos estão no Japão, quando Wanderléia decide comprar um estatueta antiga. Após a compra, eles são perseguidos por um líder de uma quadrilha de lutadores orientais. Roberto e Erasmo vão para Israel, mas Wanderléia fica presa no Japão e eles recebem a estatueta no hotel. Um samurai aparece dizendo que ele irá proteger os donos da mesma. Então, Roberto e Erasmo pedem para que ele resgate Wanderléia para que, unidos, possam entender o motivo da perseguição.
22h45 – Roberto Carlos A 300 Km Por Hora (1971) (99′)
Sinopse: Mecânico de concessionária de automóveis tem talento para correr com carros possantes de clientes e decide formar uma equipe de automobilismo, improvisada. Ele tem a chance de se transformar em piloto profissional quando o corredor principal, seu patrão, sofre acidente grave e fica traumatizado com corridas automobilísticas.