Entrevista: Ray Veloso fala sobre estratégia de lançamentos de Zé Vaqueiro

Picture of Redação
Redação

2021 foi um ano histórico na carreira do Zé Vaqueiro. Se destacando como uma das maiores revelações do forró nacional, o cantor, natural de Ouricuri, sertão de Pernambuco, alcançou números expressivos durante o ano nas plataformas digitais, conquistou fãs, prêmios e um contrato com a Sony Music.

O cantor bateu a marca de um bilhão de views no YouTube ainda no primeiro semestre do último ano, além de contabilizar mais de 7 milhões de ouvintes mensais no Spotify – com destaque para a música “Volta Comigo BB” que ficou entre as canções mais ouvidas na plataforma e no Top 10 clipes musicais mais visualizados do ano no YouTube. O cantor ainda teve o segundo álbum mais ouvido na Deezer, com “O Original”.

Leia mais:

Durante o ano, o forrozeiro também recebeu algumas certificações pelo alcance de reproduções dos seus principais sucessos, como o diamante duplo com a música “Letícia”, diamante pela música “Tenho Medo”, platina pela música “Cadê o Amor” e as certificações de ouro com “Fim da Noite” e “Metade de um Abraço”.

“É muito gratificante pra mim ver todo o reflexo do meu trabalho durante esse ano, que seguiu muito desafiador. Eu só tenho a agradecer a Deus, por tudo que ele reservou para mim nesse ano, e a toda a minha equipe e aos meus fãs, que sempre me acompanham e dão forças”, afirma Zé Vaqueiro.

Mas, é claro que esses números não iam cair do céu. O artista contou com um planejamento estratégico e detalhado para que seus lançamentos conseguissem alcançar marcos relevantes durante o último ano. Responsável pela gestão desses lançamentos, Ray Veloso, CEO da Enjoy Digital – agência multimídia especializada em gestão de eventos, artistas e marcas, conversou com o POPline.Biz é Mundo da Música e contou detalhes sobre o planejamento de Zé Vaqueiro.

“A meta para 2021 foi fazer as pessoas conhecerem o Zé Vaqueiro, fisionomia, voz e música. Pois a música dele chegou primeiro ao público sem conhecer ele direito, achavam e que ele era um senhor de 50 anos. Então o trabalho foi potencializar o talento, as músicas e mostrar o rosto do Zé para o Brasil”, revelou Ray.

Ray Veloso Enjoy
Ray Veloso, CEO da Enjoy Digital | Foto: Divulgação

Zé Vaqueiro faz parte do casting da produtora Vybbe, que tem o comandante Xand Avião à frente do projeto. Para Ray, o escritório que administra carreira do artista tem um feeling muito bom para reconhecer potenciais de sucesso.

“Foi isso que aconteceu, no final de 2020 [Xand] viu o potencial do Zé Vaqueiro e apostou nele. Preparam um trabalho exclusivo que foi EP “O ORIGINAL” e resultado foi logo a 1º música “Letícia” viralizada por todo o mundo. A partir daí aliado ao trabalho de marketing da Enjoy digital a carreira dele deu uma guinada para o topo das paradas musicais”, destaca.

Rotina de lançamentos

Em 2021, Zé lançou uma média de 1 música a cada 38-40 dias, de acordo com dados da STRM. Questionado sobre como é o planejamento de lançamentos do artista e quais as etapas contemplam cada lançamento (pré-durante-pós), Ray – que também é gerente de eventos do cantor Wesley Safadão, explicou que com a pandemia o consumo no meio digital ficou frenético e com isso os lançamentos com certo prazo de validade.

“As pessoas consomem tão rápido as músicas que um lançamento se torna “velho” em 4 semanas. Elas ouvem tanto que ficam enjoadas e pedem para os artistas lançarem logo outra música”, comenta.

E completa: Antes, os lançamentos eram por semestres, algo que não é mais praticado nos tempos de hoje por conta dessa aceleração de consumo. Baseado nestes consumos, percebemos como está performando a música nas plataformas para saber o próximo passo para um novo lançamento”.

Para o início do ano de 2022, Zé Vaqueiro já prepara o lançamento de um novo EP – ainda data. O novo projeto do cantor vai apresentar canções inéditas, além dos últimos lançamentos como “Metade de um Abraço” e “Sentadinha Descarada”.

Descubra mais sobre a trajetória de sucesso do cantor Zé Vaqueiro no quadro “Quem é” do POPline.Biz é Mundo da Música – clique aqui.