Pesquisa do DATA SIM aponta que Coronavírus causou prejuízo de mais de R$ 480 milhões no mercado musical do Brasil

O adiamento e cancelamento de shows por causa da pandemia de coronavírus já gerou prejuízo de mais de R$ 480 milhões no mercado musical do Brasil, diz DATA SIM. Saiba mais.
Picture of Redação
Redação

Os resultados da pesquisa do DATA SIM, núcleo de pesquisa da SIM São Paulo, sobre os impactos da Covid-19 no mercado de música do Brasil, realizada por questionário online entre 17 e 23 de março, estão disponíveis em relatório para download gratuito, clique aqui para baixar.

Os dados apresentam um panorama do setor a partir de 536 de empresas de diversas áreas como produtoras de festivais, agências de booking, casas de show, além de fornecedores e parceiros, que vão do aluguel de equipamentos à logística de transporte e hospedagem, envolvendo milhares de profissionais em suas operações.

O relatório indica adiamento ou cancelamento de 8.141 eventos musicais, que tinham juntos uma projeção de público de 8 milhões de pessoas, e já gerou prejuízo de mais de R$ 480 milhões no mercado musical do Brasil,

“Esses números ajudam a pensar em ações concretas para o setor, composto por muitos interesses, a maioria sem uma representação ou associação de classe. É hora de pensarmos coletivamente para identificarmos interesses comuns e nos organizarmos, de maneira orgânica.

Não há espaço para pensarmos que uma única iniciativa vai liderar esse processo de cima pra baixo. É hora de aproveitarmos as iniciativas que surgiram autonomamente em diversas partes do país para repensar toda a organização política do setor”, sugere Dani Ribas, diretora de pesquisas do DATA SIM.

“Realizar uma pesquisa simultaneamente aos primeiros impactos da crise é uma tarefa árdua. Entretanto, a urgência na coleta destes dados primários se faz necessária por conta das milhares de pessoas desamparadas nesse momento.

Nesse sentido os resultados da pesquisa podem ajudar a ampliar o diálogo e proposições do poder público e iniciativa privada”, comenta Renata Gomes, pesquisadora e analista de dados do DATA SIM e também nossa colunista aqui no Mundo da Música.

O estudo também apresenta um diagnóstico dos principais desafios que a indústria da música precisa enfrentar para lidar com a crise que abala toda a cadeia produtiva do setor, mas também abre possibilidades para que as estruturas e relações do mercado sejam repensadas coletivamente em novos caminhos.

“Vai ser preciso recomeçar, reinventar a música ao vivo”, afirma Pena Schmidt consultor especial do projeto.

Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.