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‘Numanice #2’: conheça os bastidores da estratégia digital de Ludmilla

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O mais recente lançamento de Ludmilla, o álbum “Numanice #2”, que celebra o pagode, chegou  conquistando o público com números surpreendentes para o segmento: em menos de 24h o novo trabalho da artista ultrapassou a marca de 1 milhão de plays nas plataformas digitais com todas as 10 faixas no TOP 200 do Spotify – cinco delas no TOP 100 e outras cinco no TOP 200.

“Gente! Vocês me surpreendem a cada dia, muito obrigada. Isso é uma resposta linda e um incentivo para eu continuar a trilhar o caminho que acredito e fazer as minhas canetadas. Obrigada a todos do mundo do pagode, que me acolheram e sempre me receberam muito bem. Ao público, agradecer é pouco, preciso inventar uma palavra, porque vocês são fora do comum, vocês são muito f***. Esse trabalho foi feito pra trazer um pouco de alegria neste mundo tão louco e tá dando certo”, comemora e agradece Ludmilla.

Capa do álbum "Numanice #2", de Ludmilla
Capa do álbum “Numanice #2”, de Ludmilla. Foto: Divulgação

Os bons resultados são acompanhados por uma estratégica articulada pela Stage Digital, agência de marketing dos empresários Fabrizio Galardi e Carol Sampaio, em parceria com a Warner Music, gravadora da artista. Analisando os bastidores digitais do “Numanice #2”, o POPline.Biz é Mundo da Música entrevistou Fabrizio, que falou sobre a construção do planejamento e mais detalhes sobre os bons números.

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“Ela é uma artista que já conversa muito bem com o seu público nos palcos e mesmo através das suas músicas. O que nós estamos fazendo é estreitando essa conexão nas redes”, explica o sócio-diretor da Stage Digital, Fabrizio Galardi, que iniciou a parceria com a artista em dezembro de 2021.

Fabrizio Galardi, sócio da Stage Digital, agência de Marketing da Ludmilla
Fabrizio Galardi, sócio da Stage Digital, agência de Marketing da Ludmilla. Foto: Divulgação

O lançamento de Numanice #2, novo álbum de Ludmilla gerou grande expectativa. Na última semana, através de um Reels no Instagram, a cantora divulgou a data do lançamento e um trecho de “Maldivas”, música em homenagem à sua esposa Brunna Gonçalves. Somente essa postagem teve quase 7 milhões de visualizações e 21 mil comentários.

Já no momento do lançamento, a hashtag #numanice2 atingiu o primeiro lugar nos trending topics do Twitter. No dia do lançamento, Ludmilla continuou ativa nas redes e respondeu perguntas dos fãs sobre seu novo projeto. Confira a entrevista na íntegra e saiba mais detalhes sobre os bastidores dessas ações.

 

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POPline.Biz MM –  Vocês optaram por uma estratégia digital concentrada em uma única semana, do anúncio ao lançamento. Por que vocês escolheram um tempo mais curto para divulgação e como foi a organização entre o investimento em mídia e as ações orgânicas?

Fabrizio Galardi – Aproveitamos o gancho do BBB e o buzz do spoiler da Brunna. Uma semana foi o tempo perfeito para aproveitar o público já aquecido para essa novidade, criar expectativa para o lançamento e divulgar o álbum. Em menos de 24 horas, chegamos a 1M de plays no Spotify e no YouTube também.

E o lançamento foi só o início, ainda temos muita coisa boa para explorar no Numanice#2! Vamos iniciar o trabalho de divulgação individual das faixas mais promissoras. Sobre a organização de investimento, optamos por uma estratégia mais orgânica para o lançamento.

POPline.Biz MM – Para estreitar o relacionamento com os fãs, vocês optaram por plataformas como o Instagram e o Twitter. Ludmilla é uma artista que conversa bem com diversas plataformas, mas, houve alguma estratégia específica para conversar com o público do Twitter, por exemplo? Como adequar a linguagem dela, nas mais diversas plataformas?

Fabrizio Galardi – A Ludmilla realmente conversa bem em todas as plataformas porque a linguagem dela é bem leve, descontraída e espontânea, o que acaba gerando maior identificação com o público e criando conversas com mais facilidade. Para o Twitter, aproveitamos desse tom de voz dela para dividir com os seguidores os pormenores e as emoções sobre o projeto, como a ansiedade para o lançamento e a história por trás de algumas faixas.

Por ser uma rede onde as pessoas são muito engajadas e opinativas, conseguimos aproveitar oportunidades de virais, memes e colocar a Lud numa posição menos central e mais horizontal, compartilhando e interagindo com os tweets e expectativas dos fãs sobre o Numanice #2.

POPline.Biz MM – O digital é um universo de possibilidades, do áudio ao vídeo, com nichos muito específicos. Como vocês equilibram a análise das métricas e as dinâmicas dos algoritmos, com o desejo da artista em se comunicar com os fãs?

Fabrizio Galardi – A gente deixa a Ludmilla bem à vontade para se expressar, afinal, ela é uma pessoa e as redes sociais dela devem girar em torno dela e não o contrário. Apenas assessoramos e montamos estratégias de comunicação para alinhar e amarrar isso, além de analisar os resultados e aproveitar essa dinâmica do algoritmo para amplificar a entrega dos conteúdos e a presença digital da Lud.

Por exemplo, ela quer dizer “X”, bacana, isso cabe melhor no story, no feed, no Twitter? Qual é a melhor forma de dizer? E, claro, sempre monitorar e apresentar sugestões e oportunidades de conteúdos que conversem com esse universo Lud.

POPline.Biz MM – O clipe de “Maldivas” e o bom desempenho desde o pré-lançamento nas plataformas, não deixa de ser uma estratégia “on e off” através da presença da Brunna no BBB. Como foi a construção da estratégia nas redes, que também teve outro case, como a divulgação do nome da faixa “212” que é o perfume utilizado pela Brunna?

Na verdade, nesse caso, foi mais uma oportunidade do que uma estratégia “on e off”. Como a Lud e Bru sempre dizem o tempo todo, as duas são realmente muito conectadas, então naturalmente, a Brunna soltou o spoiler do lançamento de Numanice #2 e da faixa Maldivas, que foi composta para ela.

Estávamos preparados para esse movimento, com o planejamento todo redondo e aproveitamos esse boom para já iniciar o pré e o lançamento oficial do álbum, que inclui a música “212”, que foi escrita enquanto a Brunna já estava no programa- ou seja, o case do “212” na prova do BBB foi uma feliz coincidência e um excelente marketing espontâneo.