Exclusivo: Festival Dupla de Três reúne encontros inéditos na CAIXA Cultural Salvador
Festival Dupla de Três ganha edição em Salvador com trios inéditos, apresentações intimistas e encontros que destacam a essência da canção brasileira.
Por Nathália Pandeló···5 min de leitura·
A chegada do Festival Dupla de Três a Salvador marca um novo capítulo para um projeto que se consolidou no eixo Rio–São Paulo e agora ocupa o pátio externo da CAIXA Cultural entre os dias 11 e 14 de dezembro. Com ingressos a preços populares e uma proposta intimista, o evento aposta na força do encontro musical para aproximar artistas e público, sempre no formato de trios inéditos que se reúnem exclusivamente para a ocasião.
A cada noite, dois artistas sobem ao palco e convidam um terceiro nome para formar a chamada “dupla de três”. O resultado é uma criação conjunta, sem banda de apoio e com arranjos minimalistas, em um espaço que favorece a troca e o diálogo artístico.
O conceito do Festival Dupla de Três parte da escuta, da presença e da criação no instante. A curadoria de Fabiane Pereira, jornalista e apresentadora premiada pela APCA, tem como ponto central destacar artistas que vêm construindo carreiras independentes, com autonomia e forte identidade musical.
“O festival nasceu do desejo de celebrar o que a música brasileira sempre teve de mais bonito: a arte do encontro”, afirma Fabiane. “É um evento minimalista no formato, mas imenso na troca, na escuta e na potência de cada artista”, completa.
A proposta também valoriza a formação de trios que só existirão naquele dia, naquele palco.
“Queremos reconhecer quem canta e toca, quem carrega sua arte nas próprias mãos, e criar momentos únicos, que só existem quando três mundos se encontram num mesmo palco”, diz Fabiane. “Cada show é um abraço. Um trio que se faz no agora, diante do público, e deixa uma marca que vai muito além da música”.
Fabiane Pereira – Crédito Jorge Bispo
Artistas comentam suas participações
A abertura, no dia 11, reúne Curumin, Lívia Nery e Otto em uma combinação que liga gerações e diferentes estéticas da música brasileira contemporânea. Otto celebra a oportunidade de dividir o palco com os dois artistas.
“Foi uma alegria receber o convite da Lívia e do Curumin, artistas que admiro muito e com quem terei o prazer de dividir o palco neste formato intimista pela primeira vez”.
No segundo dia do festival, o encontro entre Dora Morelembaum, Bia Ferreira e Lan Lanh reflete uma afinidade musical que já se desenhava nos bastidores da cena brasileira. Sobre a apresentação, Lan Lanh afirma:
“Estou muito animada para participar do evento, com duas artistas que eu sempre admirei de longe”.
A terceira noite, em 13 de dezembro, traz uma combinação que une diferentes caminhos dentro da música brasileira: Juliana Linhares, Vanessa Moreno e Fernanda Takai. A vocalista do Pato Fu vê no Dupla de Três uma oportunidade de renovação artística.
“Eu já conhecia e admirava o trabalho da Juliana Linhares e da Vanessa Moreno há bastante tempo e ter a oportunidade de trocar com elas no palco é renovar também a minha música”.
No encerramento da edição, Mahmundi, Josyara e Letrux se encontram para um show que promete sintonia e intensidade. Letrux destaca o vínculo afetivo com a plateia baiana.
“Tenho certeza que vamos armar uma bagunça gostosa e astral!”.
O formato e a experiência em Salvador
O Dupla de Três ocupa o pátio externo da CAIXA Cultural Salvador, ambiente que favorece a proximidade entre artistas e público. Com capacidade para 120 pessoas, a proposta é criar uma atmosfera que permita ao público acompanhar cada detalhe dos arranjos e das trocas entre os músicos.
O formato enxuto carrega um traço marcante de festivais intimistas, mas que vem ganhando espaço no calendário cultural do país. A escolha de Salvador para receber esta edição reforça a tradição da cidade em abrigar encontros musicais que colocam a criação artística no centro da experiência.
Entre os quatro dias de programação, o público poderá acompanhar combinações inesperadas e parcerias que raramente serão repetidas em outros palcos. A curadoria aposta em artistas que transitam pela MPB contemporânea, pela canção, pelo pop experimental, pelo indie brasileiro e por diferentes vertentes da música produzida no país.
A cada apresentação, o festival reafirma a importância do encontro artístico como motor criativo.
SERVIÇO
FESTIVAL DUPLA DE TRÊS
Datas: 11 a 14 de dezembro de 2025 (quinta a domingo)
Local: Pátio Externo – Caixa Cultural Salvador
Endereço: CAIXA Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, 57 – Centro – Salvador – BA
Horário: Quinta a Sábado às 19h l Domingo às 18h
Ingressos: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia)
Duração: 90 minutos
Classificação: livre
Capacidade: 120 lugares
Informações: (71) 3421-4200| @uhuuu_music l @canalpapodemusical @caixaculturalsalvador
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
PROGRAMAÇÃO
11/12 (quinta) | Curumin + Lívia Nery convidam Otto
12/12 (sexta) | Dora Morelembaum + Bia Ferreira convidam Lan Lanh
Na noite de sábado (17), Jorge Ben Jor não conteve a emoção ao realizar um de seus únicos shows de 2026. Cantor apresentou o espetáculo “Alquimia Popular Brasileira” para 51 mil pessoas, em São Paulo
Universal Music Group e Sony Music defendem que dados da DistroKid sobre músicas geradas por IA ajudariam a demonstrar os efeitos dessas faixas no mercado; gravadoras buscam provas em processo contra Suno
Musixmatch acaba de adquirir a Music Reports, e a proposta da junção é a de ofertar “a identificação musical e a correspondência de direitos mais precisas do setor” e concentrar tudo isso em uma só plataforma
Vítima de câncer de próstata, Benito di Paula faleceu na noite deste domingo (18), em São Paulo, aos 84 anos. Artista deixa sucessos como “Retalhos de Cetim” e “Do Jeito Que A Vida Quer”