[gtranslate]

Dia Mundial do Rádio: 3 a cada 5 ouvintes escutam o meio todos os dias no Brasil

Dia Mundial do Rádio: conheça a popularidade e o consumo do meio no Brasil a partir da pesquisa da Kantar IBOPE Media realizada em 2019. Rádio segue popular entre os jovens.
Picture of Redação
Redação

O Dia Mundial do Rádio é celebrado hoje, 13 de fevereiro. A data foi instituída pela UNESCO em 2011.

Este ano, o tema da data é “Rádio e Diversidade”, para realçar a capacidade deste meio de comunicação de promover a pluralidade e permitir que várias vozes possam interagir, ser representadas e ouvidas.

Recentemente, trouxemos aqui no MM que as músicas no rádio foi ouvidas mais de 175 bilhões de vezes no último ano. Clique aqui para reler.

Ainda sob resultados de pesquisas realizadas em 2019, a Kantar IBOPE Media aponta na pesquisa “Book Inside Radio” que 3 a cada 5 ouvintes de rádio escutam o meio todos os dias.

Além disso, o rádio é ouvido por 83% da população brasileira nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas, cada ouvinte passa 4h33 ouvindo rádio por dia.

A análise também aponta que o Rádio segue popular entre os jovens e sendo consumido por todos os públicos.

 

radioibope4

 

Sobre os hábitos de consumo, as pessoas seguem inserindo o rádio de diversas formas em suas vidas, principalmente em casa:

 

radioibope1

 

A pesquisa também analisou os horários em que as pessoas que consomem rádio no Brasil costumam ouvir mais.

Ouvir rádio no carro, por exemplo, está atrelado aos horários de pico, que associam notícias e programações musicais.

 

radioibope3

 

Quando o assunto é música, 77% dos ouvintes de rádio acreditam que é importante seguir aprendendo coisas novas no decorrer da vida.

Que dialoga diretamente a função de “curadora” musical que o rádio manteve ao longo dos anos.

 

radioibope2

 

O Rádio é um veículo muito importante para os brasileiros e no Dia Mundial do meio, nós lembramos os cenários atuais.

Hoje, o rádio é dominado pelo Sertanejo entre as músicas mais escutadas, no qual o Pop começa a se aproximar e dividir a liderança no ranking.

A popularidade dos podcasts, inclusive, mostram uma nova fase de importância e aprimoramento do conteúdo feito em áudio.

O rádio segue presente na memória afetiva, no sonho de compositores e artistas e responsável por popularizar e eternizar diversas canções.

Para fazer o download o estudo na íntegra, clique aqui.