[gtranslate]

Conheça 5 estratégias utilizadas por Silva em suas parcerias musicais

Picture of Redação
Redação
Divulgação

Na última sexta-feira (10), o cantor Silva (Slap/Som Livre) lançou a música “Pra Vida Inteira”, com Ivete Sangalo.

O movimento das parcerias, uma estratégia muito utilizada ultimamente no mercado musical brasileiro, foi abraçada pelo cantor que passou pelo processo de transição musical.

Entre o tom “alternativo” para uma linguagem mais popular, Silva passeou tranquilamente entre os estilos e o Mundo da Música observou esse processo.

Com o lançamento do álbum “Brasileiro” (2018), o artista firmou uma nova fase em sua carreira com diversas influências populares nas melodias e composições.

Nesse trabalho, o cantor lançou a parceria com a cantora Anitta, em “Fica Tudo Bem”.

 

 
 
Clipe colorido, com direção e roteiro assinados por Breno Pineschi e Rafael Cazes (Hardcuore), o artista trabalha um refrão memóravel em 2min51s de música.
A primeira estratégia que podemos notar: o investimento estético que aproxima a linguagem da música com o popular.
 
A segunda tática que observamos, foi que, após 5 meses do lançamento desse single, Silva lançou o clipe de “Duas da Tarde”, música presente no álbum “Brasileiro”.
 
E em dezembro de 2018, lançou “Brisa”, um single que não estava presente no último álbum.
 
Logo, então, nota-se que Silva, em meio ao sucesso da parceria com Anitta, trabalhou com singles, permitindo que o novo público alcançado conhecesse melhor seu trabalho e composições.
 
Chegamos ao lançamento de “Nós Dois Aqui”, uma parceria com a cantora Illy, estreado em fevereiro de 2019.
 
 
 
 
Terceira estratégia do artista: o clipe lançado foi um Lyric Video, realizado por Lucas Paixão da Jangada Comunicação.
 
Ainda nesta produção, Silva investe em cores e movimento, permanecendo com a sua musical do recente álbum em um novo single.
 
Mantendo, em média, um espaço de cinco meses para uma novo lançamento; o cantor lançou em julho de 2019, “Um Pôr do Sol na Praia” ao lado de Ludmilla.
 
 
 
Com a cantora, Silva gravou um clipe divertido, com vários cenários, em que ele dança ao som do novo single.
 
A quarta estratégia que podemos notar: o artista uniu o universo de Ludmilla com a sua sonoridade. Ao mesmo tempo que há som de cavaquinho, há batida de metais.
 
Mais uma vez, o lado “Brasileiro” de Silva somado a um grande investimento visual, com edições em diferentes cenários e efeitos com uso de Chroma Key.
 
Por fim, a mais nova parceria, com a cantora Ivete Sangalo, em “Pra Vida Inteira”.
 
A colaboração com a cantora ganha um novo tom, após o lançamento do álbum “Bloco do Silva (Ao Vivo)” com regravações de canções consagradas do Carnaval da Bahia.
 
 
 

Silva se declara radiante com a parceria e entrega memórias musicais de sua infância. 

“Sempre quis cantar com Ivete, sou fã da voz e do carisma dela desde que me entendo por gente. Ivete é uma das artistas mais influentes da nossa música e gravar uma canção com ela significa muito para mim.

A nossa música “Pra Vida Inteira” foi composta por Lucas Silva, meu irmão, meu empresário e um dos meus compositores prediletos. Dessa vez, ele fez tudo, melodia e letra.

Essa música me lembra as músicas que a gente ouvia na nossa infância, com uma batida de samba-reggae e a letra que fala sobre um desses amores de verão, que passam e maltratam o coração da gente.

Não é só por conta do título da música, mas a minha vontade era de fazer uma canção que pudesse ser ouvida pro resto da vida”, diz.

Já Ivete é só elogios carinhosos ao músico: “Silva é artista que nos coloca na memória afetiva no instante que ouvimos sua voz”, declara.

O trecho do refrão “Quando o bloco acabar eu só quero que seja eu e você a vida inteira” dá o tom de toda a energia presente no clipe gravado no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador.

A composição de Lucas Silva ganha uma produção audiovisual que retrata um lindo dia de festa na Bahia, com direção de Bruno Ilogti e figurino de André Namitala.

Acompanhados de uma orquestra, Silva e Ivete protagonizam o clipe, que traz em paralelo a história de um casal que se apaixona na infância e envelhece junto aos olhos do espectador.

A quinta estratégia utilizada pelo artista é o lançamento do clipe como um prenúncio para a sua nova série de shows.

No dia 18, em São Paulo, começa a turnê do “Bloco do Silva” 2020. Os shows vão passar por Salvador, Vitória, Rio de Janeiro, entre outras cidades.

Silva trará, em seu repertório, músicas Pop, Axé e MPB, somadas ao atual projeto do artista.

Uma linha estratégica muito bem executada, configurando um grande case de sucesso.