Banijay lança o ‘Banijay Launch’, programa que vai apoiar mulheres no mercado audiovisual

Foto de Redação
Redação

A Banijay lançou um novo programa global, desenhado para apoiar e incentivar exclusivamente mulheres e criadoras de formatos de não ficção. A iniciativa foi apresentada em Cannes durante o MIPCOM 2023. O projeto Banijay Launch é voltado para descobrir e incubar novos talentos, apoiando assim uma próxima geração de criadores.

Desenvolvido por Sharon Levy, CEO (Chief Executive Officer) da Endemol Shine North América, e co-liderado por James Townley, CCO (Chief Content Officer) da Banijay, o Banijay Launch oferecerá mentoria às mulheres selecionadas por um grupo de criativos globais do grupo. Profissionais brasileiras poderão inscrever projetos autorais e enviar roteiros de não ficção escritos em português, acesse aqui.

Filmagem
Foto: Unsplash.

Concebido como estratégia global para abordar a desigualdade de gênero e estimular a criatividade, o Banijay Launch irá procurar formatos desconhecidos com apelo internacional, a partir de um grupo de mulheres, proporcionando uma nova oportunidade para diversificar ainda mais o seu talento e IP em todo o mundo.

Leia Mais:

Banijay Launch

O Banijay Launch foi inspirado no programa Propelle, uma iniciativa aceleradora voltada para mulheres, criada e desenvolvida em 2020 pela Abby Greensfelder, CEO da Everywoman Studios. 

Abby Greensfelder CEO da Everywoman Studios.
Abby Greensfelder, CEO da Everywoman Studios. Foto: Reprodução/LinkedIn.

O programa conta com uma parceria de dois anos concebida por Sharon Levy e pela Endemol Shine North América com a Everywoman Studios e o Realscreen. Greensfelder atuou como consultora na criação do Banijay Launch e fará parte do painel de jurados neste primeiro ano de iniciativa. 

Para apoiar o programa, a Banijay Américas encomendou um estudo inédito ao Geena Davis Institute on Gender in Media, em parceria com a Everywoman Studios. O instituto é a única organização global sem fins lucrativos, orientada por dados, que investiga a diversidade, equidade e a inclusão nos meios de comunicação e no entretenimento, visando assim, mitigar preconceitos inconscientes, promovendo a inclusão e reduzindo sistematicamente os estereótipos negativos.

O estudo investigará a inclusão de mulheres em papéis de liderança criativa em produções não roteirizadas em quatro territórios distintos: Brasil, Reino Unido e EUA, além de um território da UE a ser determinado. As inscrições podem ser feitas através do site.

Mas, como funciona?  

A Banijay selecionará de três a cinco finalistas que serão orientadas por um time criativo local para desenvolverem os seus formatos, com o objetivo de produzi-los. O concurso culminará em uma apresentação ao vivo perante um painel de jurados liderado por Levy e Townley. 

Além disso, outros jurados também participarão, como Marco Bassetti, Diretor Executivo da Banijay; Pilar Blasco, Directora Executiva da Banijay Iberia; e Abby Greensfelder, Fundadora e Diretora Executiva da Everywoman Studios. O vencedor será anunciado durante o London Screenings 2024. 

“Como grupo, a Banijay está constantemente explorando novas formas de apoiar o mercado audiovisual, desenvolvendo conteúdos, diversificando seu pipeline e, aperfeiçoando a sua capacidade criativa. Com um histórico indiscutível de IP itinerante, uma rede enorme de produtores de primeira linha em todo o território e uma infraestrutura líder em formatos não roteirizados, a empresa, liderada pela Creative Networks, está preparada para abrir as suas portas a mentes criativas ainda não descobertas. Através do Banijay Launch e da parceria com o Geena Davis Institute, esperamos dar as boas-vindas a mulheres criadoras que estão na luta para que suas vozes sejam ouvidas, estabelecendo uma nova narrativa para a indústria e promovendo a próxima geração de criadores de formatos não roteirizados”, disse Sharon Levy, CEO da Endemol Shine North America.

Sharon Levy CEO da Endemol Shine North America
Sharon Levy, CEO da Endemol Shine North America. Foto: Reprodução/LinkedIn.

“Na Banijay, nos orgulhamos de ter mundialmente mais de 50% dos nossos cargos de direção ocupados por mulheres. No entanto, reconhecemos que o cenário nem sempre tem apoiado este grupo demográfico de criadores. Com o Banijay Launch, estamos empenhados em liderar uma série de novas ideias de formatos de não ficção, idealizadas por mulheres, e, ao fazê-lo, esperamos trazer novas vozes e talentos para o mercado, com o potencial de criar o próximo Survivor, MasterChef ou Big Brother”, comenta Marco Bassetti, Diretor Executivo da Banijay.

Marco Bassetti Diretor Executivo da Banijay
Marco Bassetti, Diretor Executivo da Banijay. Foto: Reprodução/LinkedIn.

A iniciativa aproveitará a infraestrutura e a experiência da Creative Networks, o departamento de conteúdos não roteirizados da Banijay, co-dirigido por Townley e Lucas Green, Diretor de Conteúdos Operacionais. 

Os embaixadores do Banijay Launch trabalharão localmente para orientar os seus respectivos candidatos desde o desenvolvimento do formato até que ele chegue às telas. No Brasil, Natasha Szaniecki, Endemol Shine Brasil, assumirá o cargo.

Natasha Szaniecki Endemol Shine Brasil
Natasha Szaniecki, Endemol Shine Brasil. Foto: Reprodução/LinkedIn.