Mila Ventura |
Em julho do ano passado, nós falamos sobre uma entrevista no Conversa Com Bial em que Sorocaba já iniciava a conversa sobre a “mesmice no mercado sertanejo” e seus resultados. Praticamente 1 ano após a entrevista, temos uma matéria para o Portal G1 em que o artista afirma que há uma crise instalada no Sertanejo: a de criatividade.
Segundo o artista, o gênero está há meses apostando no mais do mesmo. “Faz um ano e meio, quase dois, que não nasce um artista que você fala: ‘puxa!’ Uma mega força na música sertaneja que destoe”.
“A história do efeito manada na arte, na música, é prejudicial. Você liga no Spotify e escuta algo muito semelhante. Não estou falando vocalmente, estou falando de escolha de repertório, conceito, escolha de arranjo. Até o figurino. Tudo isso tem que mudar para a música sertaneja prosperar e as pessoas não migrarem de gênero para buscar coisa nova”, diz o cantor e empresário da FS Produções Artísticas.
Contudo, Sorocaba acredita que este ano é o momento de renovação para o gênero: “a base da cadeia que é o compositor, tentar compor diferente, não observar o que o vizinho está fazendo; esquecer a palavra “comercial” e começar a acreditar no não-comercial, que é isso que vai virar comercial. Vamos acreditar em coisas que ainda não foram exploradas”.
Há alguns meses, nós do MM comentamos sobre a tentativa do Sertanejo se manter no topo através de parcerias com outros gêneros musicais. Para você, o que significa esse momento de “crise criativa” do Sertanejo? Deixe aqui nos comentários sua opinião!