[gtranslate]

Formemus promove sua 6ª edição com debates, pitchings e rodadas de negócios para profissionais da música

Picture of Redação
Redação

O Formemus realizará a sua 6ª edição a partir desta quarta-feira (7) até o sábado (10), na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória. Considerado um dos principais eventos do mercado musical brasileiro, o Formemus contará com mais de 50 curadores, players e empresários do mercado musical de todo o país. Serão oferecidos painéis, palestras, showcases, shows, mostras, rodadas de negócios e pitchings musicais, em uma programação gratuita e a participação pode ser confirmada a partir do credenciamento realizado através do site.

Leia Mais:

Entre os temas em destaque desta edição, estão:

  • Música como Vetor de Transformação – Territórios Criativos e a assertividade necessária para o desenvolvimento do mercado cultural e criativo brasileiro;
  • Novos Cases Brasileiros da Música no Audiovisual;
  • Ativações digitais para Lançamentos e Catálogo – Criatividade na Promoção Musical;
  • Tendências e Estéticas musicais – A Música de Agora!;
  • Press Impress – Como a mídia de nicho pode fazer diferença na construção de uma carreira artística e como desenvolver uma relação positiva com mídias de informação e opinião.

Outro tema que será abordado é sobre as fronteiras das MTGs (Montagens), envolvendo discussões sobre direitos autorais, licenciamento e propriedade intelectual na indústria musical. Esse painel, em especial, será um espaço para debate sobre autorizações, direitos e os segredos dos hits, com compositores de sucesso compartilhando experiências e dicas valiosas.

“Ano a ano o Formemus se posiciona com um olhar vanguardista de proposta de desenvolvimento do mercado musical brasileiro, proporcionando encontros e vivências únicas e transformadoras para todos os profissionais e artistas envolvidos. Aqui estamos sempre ressignificando processos e colhendo resultados de destaque”, afirma Daniel Morelo, diretor do projeto.

Simone Marçal e Daniel Morelo, diretores do Formemus
Simone Marçal e Daniel Morelo, diretores do Formemus. Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (7), o Pitching Musical permitirá que nove artistas selecionados se apresentem para importantes players e curadores do mercado, recebendo feedbacks valiosos para suas carreiras. De quinta (8) a sábado (10), o evento continuará com painéis e palestras, abordando temas relevantes para o desenvolvimento do mercado musical, sempre a partir das 13 horas.

Os showcases, que ocorrerão no final de cada dia, são uma vitrine para a nova produção musical do país, trazendo artistas como Caju (ES), Enme (MA), Estela Ceregatti (MT), Flor ET (RS), JaySant’ (ES), entre outros. Além disso, o projeto “Ellas”, formado por Afronta, Caju, Eloá Puri e Ada Koffi, promete ser um dos pontos altos da programação musical.

Com direção de Simone Marçal e Daniel Morelo, o Formemus foi vencedor do Prêmio Profissionais da Música em 2021, na categoria Conferências de Música, além de ser premiado por dois anos no Edital Funarte de Festivais, com o objetivo de desenvolver e promover talentos locais e regionais, catalisando a diversidade e a inovação na indústria musical.

O festival é patrocinado por ES Gás, EDP e Banco do Nordeste, com realização da MM Projetos Culturais, Secretaria de Estado da Cultura do ES e Ministério da Cultura. O evento é viabilizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LICC) e Lei Rouanet. A programação completa está disponível no site.

Formemus 2024

Data: 07 a 10 de agosto de 2024
Local: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES
Credenciamento gratuito: acessando o site. 

O credenciamento é obrigatório para as ações da conferência e todos os credenciados terão entrada garantida nos shows, que são abertos ao público até a lotação do espaço.

Programação Formemus 2024

Ombudsman: Pena Schmidt

 

Dia 07/8 – Quarta-feira

14h – Pitching Musical

Dia 08/8 – Quinta-feira

12h – 17h – Credenciamento

 

Teatro Universitário

13h – Abertura

13h10 – 14h40 – Painel

Música como Vetor de Transformação – Territórios Criativos e a assertividade necessária para o desenvolvimento do mercado cultural e criativo brasileiro.  

A música, além de ser uma forma de expressão artística, tem o poder de interferir e de transformar territórios pouco desenvolvidos em territórios criativos. Impulsionando o desenvolvimento socioeconômico e cultural das regiões,  potencializando a identidade, o fazer e a memória desses territórios. Em contextos urbanos e rurais, perto ou longe do litoral, a música se faz presente como vetor transversal em ações criativas bem estruturadas que podem revitalizar comunidades, fomentar a economia local e promover a inclusão social. A assertividade na gestão desses projetos é crucial para garantir resultados sustentáveis e impacto positivo, integrando artistas de todas as linguagens, públicos e mercados de maneira coesa e inovadora.

Dani Ribas – Sonar Cultural Consultoria (SP)

Fabrício Noronha – Secretário de Cultura do ES

Laurinda Luiza – Banco do Nordeste (CE)

Sara Loiola – Abrafin – Festival Yalodê (DF)

Laura Bahia – ABRAMUS (SP)

14h45 – 16h15 – Painel

Novos Cases Brasileiros da Música no Audiovisual

A integração da música com o audiovisual tem gerado novos e inovadores cases de sucesso no Brasil, refletindo a riqueza cultural do país e a capacidade de adaptação da indústria criativa olhando para o passado e para o presente, sempre em busca de um novo futuro. Entre esses exemplos, destacam-se projetos que mesclam cinema, televisão e plataformas de streaming, proporcionando experiências imersivas e multifacetadas. Novelas, Séries e documentários que resgatam a história e a relevância social da música brasileira são ilustrações marcantes na história familiar e afetiva brasileira.

Fábio Geovane – UBC (União Brasileira de Compositores)

Flávia César – Warner Chappell Music

Juliana Medeiros – Produção Musical Rede Globo

Mirella Machado – Universal Music Publishing

Pedro Guedes – UBC (União Brasileira de Compositores)

16h20 – 17h50 – Painel

Ativações digitais para Lançamentos e Catálogo – Criatividade na Promoção Musical

No cenário atual, a promoção musical digital é essencial para o sucesso de lançamentos e valorização de catálogos de artistas nos mais diferentes momentos da carreira. Estratégias criativas incluem teasers, lives exclusivas, colaborações com marcas e influenciadores, além de conteúdos virais. A curadoria de playlists e o uso de dados analíticos para segmentar audiências ampliam o alcance e a retenção do público e muitas vezes ideias “fora da caixa” fazem toda a diferença!

Iasmine Amazonas – ONErpm Brasil

Manuela Chulam – The Orchard

Naila Agostinho – Sony Music Brasil

Renata Gomes – Virgin Music

18h – 19h – Rodada de Negócios

Cine Metrópolis

14h – 15h15 – Palestra

Direito Autoral no Ambiente Digital – com Ricardo Rios – ABRAMUS

Ricardo Rios, da Abramus Digital, aborda três pontos fundamentais para receber os valores gerados pelo consumo de suas músicas no ambiente digital: A diferença entre os direitos no mercado musical (direito de execução pública / direito de reprodução); Os documentos utilizados e a importância para mercado; Como são realizados os pagamentos dos direitos autorais dos autores das plataformas Digitais.

15h25 – 16h30 –  Palestra

Sou Artista Visual, minhas obras podem ser protegidas? – com Fabiana Nascimento – AUTVIS/ABRAMUS

A resposta para essa pergunta é simples: sim! Se você é fotógrafo, pintor, escultor, ilustrador, designer, designer gráfico, arquiteto, muralista, cenógrafo ou tatuador saiba que tudo o que você produz pode e deve estar protegido.  O direito autoral é válido também para os profissionais das Artes Visuais, que muitas vezes veem suas obras sendo utilizadas sem autorização e ficam sem saber como lidar e resolver a questão. Nessa palestra será detalhado como funciona a proteção aos direitos autorais, a representação dos artistas dentro e fora do Brasil, além de apresentar cases em diferentes áreas, esclarecendo as dúvidas do que é ou não possível fazer em cada situação.

17h – 18h – Mostra de Videoclipes (Cine Metrópolis)

Palco

19h00 – Showcase – Oxe (AL)

19h45 – Showcase – Estela Ceregatti (MT)

20h30 – Showcase – JaySant’ (ES)

21h15 – Showcase – Siamese (PR)

22h – Show – Cesar MC

Dia 09/08 – Sexta-feira

12h – 17h – Credenciamento

Teatro Universitário

13h – 14h30 – Painel

Tendências e Estéticas musicais – A Música de Agora!

A música contemporânea reflete a diversidade e a inovação, com tendências que vão do pop experimental ao resgate de sons nostálgicos. Como sempre e mais que nunca as periferias brasileiras ditam o som que o Brasil todo celebra agora. Artistas estão explorando fusões de gêneros, como o trap com ritmos latinos e o pop com influências do funk e de música eletrônica e afrobeat. A estética visual e performática também ganha destaque, com videoclipes cinematográficos e apresentações ao vivo imersivas. Além disso, a música de agora é marcada pela interatividade e pelo engajamento nas redes sociais, criando uma conexão direta entre artistas e fãs.

Aloysio Reis – UBC (União Brasileira de Compositores) – Sony/ATV do Brasil

Barral Lima – UN Music Group – Hiphop.doc, Palco Ultra e Circuito Instrumental (MG)

Cesar MC – Artista

Marcelo Falcão – UBC (União Brasileira de Compositores)

Pena Schmidt – Lista das Listas

14h30 – 16h – Painel

Press Impress – Como a mídia de nicho pode fazer diferença na construção de uma carreira artística e como desenvolver uma relação positiva com mídias de informação e opinião.

A mídia de nicho desempenha um papel crucial na construção de carreiras artísticas ao oferecer uma plataforma dedicada para gêneros e estilos específicos. Ao focar em públicos segmentados, esses veículos proporcionam uma visibilidade mais direcionada e engajada, permitindo que artistas atinjam fãs verdadeiramente interessados em seu trabalho. Além disso, a mídia de nicho tende a oferecer uma cobertura mais detalhada e aprofundada, contribuindo para a construção de uma identidade artística sólida. Esse tipo de mídia também facilita a criação de comunidades de fãs, fortalecendo a base de apoio do artista e impulsionando seu crescimento no mercado.

Liv Brandão – Billboard

Luciano Mattos – El Cabong e Festival Radioca (BA)

Lúcio Ribeiro – PopLoad

Mila Ventura  – UBC e Popline.biz

Tony Aiex – TMDQA – Tenho Mais Discos Que Amigos

16h – 17h30 – Painel

As Fronteiras da MTG – Autorizações e Direitos

Atualmente, o grande debate sobre direitos autorais gira em torno das Montagens ou MTG. Na indústria da música as questões de autorizações e direitos são cruciais para a utilização legal de conteúdo. A fronteira entre esses setores exige uma compreensão clara de direitos autorais, licenciamento e propriedade intelectual. Produtores de música e criadores de conteúdo precisam garantir que todas as permissões estão em ordem para evitar litígios.

Bruna Campos – UBC (União Brasileira de Compositores)

Fábio Geovane – UBC (União Brasileira de Compositores)

Manno Góes – UBC (União Brasileira de Compositores)

Odilon Borges – Atabaque

18h – 19h – Rodada de Negócios

Cine Metrópolis

14h40 – 15h50 – Palestra

Estratégias de Carreira: o Raio-X do seu projeto artístico – com Dani Ribas – Sonar Cultural Consultoria

Alguém já fez um diagnóstico da sua carreira e te disse se você está apto ou não para aproveitar oportunidades no mercado musical? Nesta palestra, Dani Ribas vai dar um passo a passo de como avaliar o nível de maturidade da sua carreira, desde a escolha de parceiros estratégicos, até o desenvolvimento de identidade artística e pesquisa de nicho.

16h – 17h15 – Palestra

Como Permanecer Autêntico no Mainstream Sendo Fiel a Sua Arte – Case Dulce Maria – com Ariel Quirino – Head de Comunicação de Dulce Maria

Ariel Quirino trará estratégias de como equilibrar uma questão comum enfrentada por artistas e músicos que desejam alcançar um público mais amplo (o”mainstream”) sem comprometer sua integridade artística e valores pessoais. No case da Dulce María, ele apresenta o planejamento que a levou em carreira solo a posição de sétima mexicana mais ouvida no mundo.

17h30 – 18h30 – Mostra de Videoclipes (Cine Metrópolis)

PALCO

19h00 – Showcase – Lorena Nunes (CE)

19h45 – Showcase – Enme (MA)

20h30 – Showcase – Gastação Infinita (ES)

21h15 – Showcase – Zudizilla (RS)

22h15 – Formemus Ellas (Eloá Puri, Caju, Ada Koff e Afronta)

10/08 – Sábado

12h – 17h – Credenciamento

Teatro Universitário

13h – 14h30 – Painel

O Segredo dos Hits: Composição e Direitos Autorais  

Venha mergulhar no universo da composição e dos direitos autorais com três compositores de sucesso: Bruno Caliman,  Henrique Portugal e Roberto Menescal. Com uma bagagem incrível de sucessos, eles vão compartilhar suas experiências, dicas e desafios da carreira.

A mediação ficará por conta de Gustavo Vianna, diretor de A&R da Abramus, que vai garantir um bate-papo dinâmico e repleto de insights valiosos. Não perca a chance de aprender com os melhores e se inspirar para criar suas próprias composições de sucesso!

Bruno Caliman – ABRAMUS

Gustavo Vianna – ABRAMUS

Henrique Portugal – ABRAMUS

Roberto Menescal – ABRAMUS

14h30 – 16h – Painel

Função Festival – Todas as missões do mundo!

Os festivais de música desempenham diversas funções cruciais no cenário cultural global. Eles atuam como plataformas de lançamento para novos artistas, vitrine para talentos emergentes e espaço para a celebração de artistas consagrados. Além de promover a diversidade cultural e musical, festivais impulsionam a economia local, gerando turismo e emprego. Através da sua realização, e por sua grande comoção pública, espera-se que os festivais também sejam plataformas de mudanças de comportamento na sociedade através de campanhas e ativações de conscientização sociais e ambientais, em meio às diversas ações promocionais de produtos. Em suma, os festivais têm a missão de entreter, educar, conectar, inspirar e promover mudanças na sociedade, desempenhando um papel vital na promoção e evolução potencial da música.

Ana Garcia – Festival No Ar Coquetel Molotov (PE)

Carolina Daves – M.A.R.T.E Festival e Pop Up Festival (MG)

Carolina de Amar – Festival Sarará (MG)

Ismael Fagundes – Afropunk (BA)

Luciano Mattos – El Cabong e Festival Radioca (BA)

William Mendonça – Festival Noites Brasileiras e Ecléticos Livre Festival (CE)

16h – 17h30 – Painel

Música e Marcas  

As Entidades Privadas e Públicas sempre se utilizaram da música como ferramenta de promoção de seus ideais e valores. Essa estratégia poderosa utiliza a música para criar identidades sonoras, aumentar o reconhecimento e conectar-se emocionalmente com o público. Parcerias com músicos podem incluir trilhas sonoras em campanhas publicitárias, patrocínios de eventos e festivais, playlists com recortes demográficos e colaborações em produtos exclusivos. Essas associações não só elevam a visibilidade dos artistas, mas também fortalecem a imagem das marcas, criando uma sinergia que beneficia ambos os lados ao alcançar novas audiências e fidelizar consumidores.

Alec Haiat – Habro Music

Ariel Quirino – Dulce Maria

Liv Brandão – Billboard

Lúcio Ribeiro – Popload

Juliana Coelho – Banco do Nordeste

Cine Metrópolis

15h30 – 17h50 – Palestra

Booking Internacional: Como Montar Turnês no Exterior – com Carlo Bruno Montalvão – Brain Productions Booking

Na palestra será apresentado o tema e todas as dicas sobre circulação internacional e como organizar seu material de apresentação, como criar sua própria rede de contatos, organizar suas estratégias e planos para montar turnês no Exterior e, principalmente, quais as características em mercados super visados como Estados Unidos, Reino Unido e diversos outros países da Europa (França, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, etc).

18h – 19h – Mostra de Videoclipes (Cine Metrópolis)

PALCO

19h00 – Showcase – Flor ET (RS)

19h45 – Showcase – Caju (ES)

20h30 – Showcase – Núbia (MA)

21h – Encerramento – DJ Úrsula Pussynail (ES)