Para marcar seus 20 anos de atividade comemorados em 2025, o YouTube publicou uma edição especial de seu já tradicional relatório de Cultura e Tendências. O material destaca os principais marcos da plataforma desde 2005, com foco na transformação do entretenimento digital a partir da atuação direta dos criadores de conteúdo e de suas comunidades.
A nova publicação apresenta dados sobre alcance global, consumo de vídeos, formatos populares e a consolidação de uma nova lógica cultural baseada em interação e diversidade. Para tal, a empresa se utiliza de alguns de seus maiores e mais impactantes números.
Isso porque, atualmente, o YouTube opera em mais de 100 países, está disponível em 80 idiomas e soma bilhões de espectadores mensais que assistem a mais de 1 bilhão de horas de vídeo por dia. Segundo o relatório, a plataforma lidera o tempo de exibição entre os serviços de streaming nos Estados Unidos desde fevereiro de 2023, de acordo com dados da Nielsen.
Expansão global e popularização de novos gêneros
O relatório destaca como o YouTube permitiu que vozes locais ganhassem projeção internacional. O canal Fred foi o primeiro a atingir 1 milhão de inscritos em 2009. Seis anos depois, os indianos All India Bakchod e The Viral Fever repetiram o feito, indicando a aceleração do crescimento em outras regiões. Em 2019, Atta Halilintar se tornou o primeiro criador do sudeste asiático a chegar a 10 milhões de inscritos.
Hoje, conteúdos de diferentes origens circulam com facilidade. No caso do K-pop, mais de 85% das visualizações combinadas dos 10 artistas mais assistidos em 2025 vieram de fora da Coreia do Sul. No segmento de anime, oito músicas entraram em rankings globais, sendo que seis chegaram ao Top 40 do YouTube Global Top Songs e duas alcançaram o primeiro lugar.
O YouTube também foi essencial para o avanço da música latina. O mexicano Peso Pluma, por exemplo, foi o artista mais assistido da plataforma nos Estados Unidos em 2023, segundo dados entre janeiro e outubro daquele ano. Esse foi um dos principais indicativos para a expansão do regional mexicano para muito além das fronteiras de Tijuana.
Criadores como base de uma nova indústria

Desde o lançamento do Programa de Parcerias em 2007, a plataforma estabeleceu um modelo de remuneração direta. Entre 2021 e 2023, o programa distribuiu mais de US$ 70 bilhões a criadores, artistas e empresas de mídia. Esse sistema foi decisivo para transformar vídeos caseiros em uma carreira viável.
Formatos criados pela comunidade se tornaram pilares do YouTube. É o caso do ASMR, que surgiu a partir da percepção espontânea dos usuários sobre certos estímulos auditivos. Outro exemplo é o “Get Ready With Me” (GRWM), formato no qual os criadores compartilham histórias pessoais enquanto realizam suas rotinas de beleza. Ambos os estilos apresentaram crescimento contínuo nas visualizações globais entre 2007 e 2024.
No segmento de games, o gênero “Let’s Play” — vídeos em que criadores jogam e comentam ao vivo — se tornou um dos mais populares da plataforma. Criadores como Slowbeef iniciaram o formato em 2008. Em 2025, 60% dos mil canais com mais inscritos no YouTube já haviam publicado pelo menos um vídeo relacionado a games.
Dados sobre consumo e comportamento
O relatório também detalha a coexistência entre grandes sucessos e vídeos de nicho. Em 2025, vídeos com menos de 100 mil visualizações seguem impulsionando a audiência da plataforma, ao lado de produções que ultrapassam 100 milhões de views. Esse dado reforça a ideia de que o conteúdo de menor escala continua relevante dentro da lógica de recomendação e descoberta.
O consumo também se polarizou em termos de duração. Desde 2012, o tempo relativo de exibição cresceu tanto para vídeos com menos de 1 minuto quanto para aqueles com mais de 60 minutos. A plataforma aponta esse comportamento como reflexo da diversificação de formatos e da multiplicidade de interesses do público.
Além disso, o YouTube ultrapassou em 2025 a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais de podcasts e 100 milhões de inscritos em seus serviços YouTube Music e YouTube Premium. Os Shorts também seguem em crescimento desde seu lançamento em 2021, consolidando o consumo de vídeos curtos.
YouTube como palco de eventos e cultura digital
O relatório resgata ainda momentos históricos da plataforma, como a transmissão ao vivo do salto de Felix Baumgartner, em 2012, com mais de 8 milhões de espectadores simultâneos. Em 2024, a missão Chandrayaan-3, da Índia, também bateu recordes com o mesmo número de visualizações simultâneas. Já o canal CazéTV transmitiu mais de 800 horas dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
Vídeos como “Despacito”, primeiro a ultrapassar 5 bilhões de views, e “Baby Shark”, hoje o mais assistido da história, também aparecem como marcos da popularização de gêneros musicais por meio da plataforma.
Com dois trilhões de visualizações acumuladas, a franquia Minecraft é outro exemplo da longevidade de certos temas dentro do YouTube. Esse número foi atingido apenas quatro anos após alcançar a marca de 1 trilhão de views, em 2020.
Ao longo de 20 anos, o YouTube se consolidou como um espaço onde conteúdo é produzido, moldado e compartilhado por meio da interação entre criadores e audiência. O novo relatório mostra que, mais do que uma vitrine, a plataforma passou a funcionar como motor ativo da cultura digital global.
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