[gtranslate]

YouTube paga cerca de R$ 31 bilhões à indústria da música no último ano

Picture of Redação
Redação

O YouTube anunciou uma contribuição de receita de mais de US$ 6 bilhões à indústria da música entre julho de 2021 e junho de 2022. Este é um aumento de US$ 2 bilhões em relação ao valor de US$ 4 bilhões divulgado no ano passado.

Leia Mais:

A plataforma espera que o mecanismo duplo de anúncios e assinaturas seja o principal contribuinte de receita para o setor até 2025. Por isso, o YouTube está monetizando todos os formatos de música em todas as plataformas em mais de 100 países. 

Além disso, a plataforma foi pioneira na monetização de conteúdo gerado pelo usuário (UGC): A UGC gerou mais de 30% dos pagamentos para artistas, compositores e detentores de direitos, pelo segundo ano consecutivo. Já o Shorts, gera 30 bilhões de visualizações por dia, com 1,5 bilhão de usuários conectados mensalmente. 

A plataforma quer construir uma experiência de música conectada em todos os formatos de música para os fãs e, também, para os artistas. A missão do YouTube é ajudar os criadores de conteúdo a trilhar seu próprio  e desenvolver carreiras financeiramente sustentáveis.

YouTube adiciona sons na playlist de Shorts

O YouTube disponibilizou um recurso no último mês que permite que os criadores cliquem no botão de som no canto inferior direito do YouTube Shorts e acessem uma página que mostra outros Shorts que usam a mesma trilha sonora. As informações são do site Adweek.

Ao apertar o botão ‘Salvar’ em um som, automaticamente, ele será adicionado  a uma nova playlist Sounds From Shorts no YouTube e no YouTube Music. Assim, os usuários podem criar novos Shorts usando esse som. As músicas também podem ser adicionadas manualmente à playlist Sounds From Shorts.

 “O Sounds on Shorts permite que os usuários se conectem facilmente com novas músicas que descobrem no Shorts. Não há necessidade de alternar entre plataformas porque está tudo aqui, em um só lugar. Estamos empolgados em dar mais um passo para ajudar nossos usuários a descobrir novos artistas e ajudar os artistas a conectar ainda mais fãs”, pontua um porta-voz do YouTube.

YouTube paga cerca de R$ 31 bilhões à indústria da música no último ano
Foto: Divulgação