[gtranslate]

Quem é WIU, uma das revelações do trap brasileiro?

Picture of Redação
Redação

WIU lançou no dia 30 de novembro o ‘Manual de Como Amar Errado’. O álbum de estreia saiu pelo selo 30PRAUM, com distribuição pela Sony Music. O rapper está na lista dos ‘10 Artistas Para Ficar de Olho em 2022’ do YouTube, disponibilizado pela plataforma em fevereiro deste ano, no gênero trap.

Design sem nome 2022 12 21T133232.103
WIU. Foto: Reprodução/Instagram @hotwiu30

Leia Mais:

Para começo de conversa, o artista enfatiza que “não existe amor sem amar errado”. Foram as experiências de WIU impulsionaram suas habilidades criativas e fizeram com que ‘Manual de Como Amar Errado’ fosse construído com composições e referências aos relacionamentos como são de verdade, muito diferentes dos amores idealizados, que aparecem em romances e novelas. 

“Ele traz um conceito de amor que as pessoas tentam não enxergar. Sinto que elas costumam procurar um amor perfeito hoje em dia. Falar de amor é muito fácil, só que por ser tão fácil as pessoas esquecem. Então, eu trago nesse álbum o amor real, o amor que a gente vive no dia a dia, o amor que não vemos nas redes sociais”, comenta WIU.

Design sem nome 2022 12 21T130400.601
WIU. Foto: Reprodução/Instagram @hotwiu30

O disco permeia temas como saudade, fidelidade, desconfiança, apego e exageros. Cada faixa representa um capítulo do imaginado manual de como amar errado. Este manual hipotético conta com prefácio e epílogo, retratados pelas 5 interludes presentes, que possuem participações ‘secretas’ de amigos de WIU: Pedro Scooby, João Gomes, Arthurzim e Borges. Cada música, também, representa uma lição aprendida e um passo mais perto do amadurecimento de um homem que acaba de iniciar sua vida adulta.

O processo de criação do álbum durou pouco mais de um ano, no estúdio da 30PRAUM, em Fortaleza. O conceito do projeto foi estruturado para ir além dos materiais divulgados em plataformas de streaming, como uma forma de engajar os fãs e ouvintes de uma forma mais ampla.

Para divulgar o projeto, WIU  fez uma sequência de publicações em seu Instagram, mostrando casais e duplas famosas que se separaram, com um coração vazio em seus peitos. Entre as celebridades retratadas nas montagens, nas quais o rapper aparece escondido próximo a elas, estão a dupla Simone e Simaria, Selena Gomez e Justin Bieber, Kanye West e Kim Kardashian, Luísa Sonza e Whindersson Nunes.

wiu feed
O feed do Instagram de WIU para a divulgação do ‘Manual de Como Amar Errado’. Foto: Reprodução/Instagram @hotwiu30

Minutos antes do lançamento do disco, WIU divulgou em seu canal do YouTube os videoclipes de ‘Oração’ e ‘Ciumenta’, a primeira e a segunda faixa do disco, em que o rapper vivencia um relacionamento amoroso abusivo sob um olhar surrealista.

‘Oração’ é sobre amor próprio, sobre as minhas ambições, sobre correr atrás dos meus sonhos. ‘Ciumenta’ é sobre um relacionamento tóxico que não me deixa ir além, e correr atrás dos objetivos que eu comento em ‘Oração’”, diz WIU.

WIU
WIU. Foto: Leonardo Pimentel

As 13 outras faixas também são acompanhadas de visualizers, que complementam a história. As letras e narrações dos interludes representam a ideia de que, enquanto WIU tenta esquecer alguém que o fez mal, ele já pensa em outras mulheres e idealiza novas experiências.

Sendo o único autor das composições, o resultado é um projeto sonoramente diversificado que não se limita apenas ao trap e tem referências do reggaeton, do afropop e do reggae. 

Mas, afinal, quem é WIU? 

WIU é o nome artístico de Vinicius William Sales de Lima. Nascido em  Fortaleza, no Ceará, em 2003, começou a se interessar por rap e música eletrônica trilha sonora de jogos como GTA e FIFA Street. Na escola, participava de batalhas de rima que o ajudaram a aprimorar seus versos freestyle.

Design sem nome 2022 12 21T131518.994
WIU. Foto: Reprodução/Instagram @hotwiu30

Apaixonado por hip-hop desde criança, trocou os videogames pelo programa de produção musical Fruity Loops, do qual foi autodidata. Com apenas 14 anos, em 2017, ainda sob o nome de W$LL, lançou no Soundcloud e YouTube seu primeiro projeto ‘Trvpical Mixtape’, que compôs e produziu por conta própria. Mesmo sem grande visibilidade ou uma equipe por trás, começou naquele momento a ganhar notoriedade dos entusiastas do trap nacional. No mesmo ano, veio a mixtape ‘Neblina EP’.

Vinicius trocou seu nome artístico para WIU, por entender que lhe agregaria mais identidade. 

MTV MIAW 2022 Performances Wiu Creditos Divulgacao 1
WIU. Foto: Divulgação

A relação com Matuê, um dos grandes nomes do trap, começou pelas redes sociais até ser firmada uma parceria oficial em 2019, quando WIU foi convidado a integrar o selo e escritório da 30PRAUM

No mesmo ano, em junho, lançou seu primeiro single oficial, ‘Sucrilhos’. Com clipe dirigido por Phil Mendonça (Clã Filmes), a música representa a mente do cantor, de onde veio e onde quer chegar. Em seguida, veio ‘Mantém’, parceria com Matuê, que conta com 45 milhões de views em seu videoclipe.

Com a assinatura de um contrato com a Sony Music Brasil sob licença da 30PRAUM, todos os lançamentos de WIU a partir do single ‘Pitbull’, lançado em novembro de 2021, são distribuídos pela gravadora nacional.

Ao lado de Pedro Lotto, Celo e Matuê, WIU foi o produtor de 6 das 7 faixas de ‘Máquina do Tempo’, álbum de estreia de Matuê, de 2020, que alcançou o feito de emplacar todas as músicas no Top 15 da parada nacional do Spotify

Em abril deste ano, Matuê, Teto e WIU divulgaram ‘VAMPiro’, faixa que em apenas cinco dias depois, chegou ao topo do Top 50 do Spotify Brasil e lá permaneceu por mais de duas semanas. O  single soma mais de 90 milhões de visualizações em seu videoclipe no Youtube. Ao lado de Matuê e Teto, WIU performou o hit no Rock in Rio 2022, no palco Supernova.

Design sem nome 2022 12 21T131006.494
Teto, WIU e Matuê. Foto: Reprodução/Instagram @hotwiu30

O single que precedeu seu primeiro álbum, ‘Felina’, em parceria com MC Ryan SP, foi disponibilizado nas plataformas digitais em 22 de setembro e no dia seguinte estreou direto no top 60 da parada diária do Spotify Brasil. A música ainda chegou a atingir a terceira posição do chart em poucas semanas. Além de alcançar o topo de paradas nacionais no YouTube Music e na Apple Music.

A discografia do WIU nas plataformas soma mais de 500 milhões de reproduções no total. O rapper ainda possui mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e 6,2 milhões de ouvintes mensais no Spotify. 

Em 2023, está nos planos do rapper  levar o ‘Manual de Como Amar Errado’ aos principais palcos do país com um show especial. WIU está confirmado em grandes festivais como o REP Festival, no Rio, o Planeta Brasil, em BH, o Planeta Atlântida, no Rio Grande do Sul, e o Plantão Festival, em Fortaleza.

O quadro “Quem é” do POPline.Biz é Mundo da Música que traz nomes que estão dando o que falar no mercado como Lyus, Rachel ReisClara ValverdeClovisLTVictinDavi Cartaxo, Thiago Pantaleão, Anná, Mac JuliaAna CastelaNumber TeddieKaren Francis, MD ChefeTasha e TracieJohn Amplificadoe mais.