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“Tara e Tal”: Duda Beat e Simone Mizrahi falam sobre estratégia e inovação no mercado digital

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Redação

No dia 11 de abril, a cantora Duda Beat lança seu terceiro álbum, ‘Tara e Tal’. A data da estreia do projeto foi confirmada a partir de um ‘pronunciamento’ feito na terça-feira, 2, no Instagram. O trabalho traz um lado inovador de Duda Beat com seu público, seguindo ações do single “Preparada”, uma das faixas da obra.

O POPline.Biz é Mundo da Música conversou com exclusividade com Duda Beat e sua empresária Simone Mizrahi (Ziza) sobre os bastidores da inovação no audiovisual, expressão artística no mercado digital, investimento e transformações na carreira da artista pernambucana. A entrevista também conta como foi produzido o videoclipe de “Preparada”, dividido em quatro episódios para o Reels do Instagram.

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Inovação e estratégia: entenda mais do trabalho de Duda Beat ao lado de Simone Mizrahi, no projeto “Tara e Tal”. Foto: Acervo Pessoal / Divulgação.

Nos últimos trabalhos, Duda Beat tem demonstrado uma nova maneira da artista contar histórias através da música. Com a proximidade de ‘Tara e Tal’ ganhar às ruas, o POPline.Biz mergulha na produção dos episódios de “Preparada”, single que faz parte do novo álbum.

Exibido em quatro episódios lançados exclusivamente no formato vertical, o videoclipe registra paisagens do Rio de Janeiro (RJ) e é construído em parceria com o diretor Marlon Brambilla, do Estúdio Carne. A faixa é produzida por Tomás Tróia e Lux Ferreira. ‘Tara e Tal’ é lançado pela gravadora Universal Music.

Colorindo a música

Duda Beat revela que gosta de utilizar o audiovisual para “colorir a música”.

“O audiovisual é super importante, porque a música é pra ser sentida. O audiovisual é um laço para mostrar como é de fato e explorar outros sentidos, como a visão. É super importante dar cor e um sentido visual àquilo que você escuta e sente. A música fica mais tangível aos olhos de quem escuta”, conta Duda ao POPline.Biz.

A escolha em priorizar o formato vertical amplifica a relevância do videoclipe de ‘Preparada e joga luz nos usos do audiovisual e das redes para o projeto ‘Tara e Tal’. Para Ziza, o investimento na inovação faz parte da própria trajetória artística de Duda Beat. Atenta a necessidade do investimento em clipes e as novas formas de consumo perpassam pela linguagem, Ziza destaca a construção de envolvimento com os fãs através dos elementos narrativos.

“Duda tem se mostrado uma figura singular ao longo de sua carreira e, junto com a equipe, pensamos o tempo todo sobre como podemos inovar de forma consistente, tornando sua obra musical e audiovisual cada vez mais atraente, diferenciada e disruptiva. Mais do que o formato vertical, a divisão do clipe em capítulos ajudou a reforçar a música em várias postagens e também criar uma narrativa com seu clímax (literalmente, risos) na última parte”, conta Ziza para o POPline.Biz.

O visualizer de “Preparada” foi publicado primeiro no YouTube há dois meses, no clássico formato horizontal, e reúne 950 mil visualizações. Em seguida, também chegou às outras plataformas nas aplicações vídeos rápidos e verticais. Desta vez, junto com a narrativa seriada e a verticalidade, a aposta também elege o Instagram como centro da divulgação.

> Saiba mais sobre o visualizer de “Preparada”!

“Sabemos que o Instagram tem pensado em iniciativas para os artistas que criam conteúdo dentro da plataforma. Ferramentas ainda pouco usadas, como os presentes que podem ser enviados no reels e a monetização por selos em lives podem se tornar, com o tempo, incentivos importantes para os artistas. Apesar disso, nosso objetivo para o clipe de “Preparada” não passava pela monetização direta”, explica Ziza.

Inovação no mercado digital

No caminho da expressão artística, a inovação de formatos é atravessada pelos recursos disponíveis. Tanto Duda Beat quanto Ziza trazem a leitura de cenário, além da trajetória nos bastidores para manter o investimento à altura da inovação conceitual da obra.

“É interessante a gente ir se adequando a essas plataformas como Instagram e TikTok, que têm priorizado os vídeos em pé. É importante dar a essas plataformas algo para que possam trabalhar, além de ser gostoso experimentar outros formatos. Fiquei super feliz com o resultado”, compartilha Duda Beat.

“O videoclipe é uma ferramenta essencial para a construção da imagem do artista e propõe uma interpretação multidimensional para a canção. Com o YouTube, o público finalmente ganha uma autonomia do que consumir e o artista, por sua vez, corre por fora das mídias de massa para alimentar uma audiência curiosa e sedenta por novidades. Mas, isso vem se saturando, de tal forma que os ciclos de interesse estão cada vez mais frenéticos, tanto para as plataformas como para o próprio volume de material que deságua diariamente nos mares engarrafados de tanto conteúdo”, analisa Ziza.

Em meio aos avanços tecnológicos no mercado fonográfico audiovisual, que agora debruça-se em medidas de aplicação de inteligência artificial, a produção de “Preparada” no projeto ‘Tara e Tal’ também considerou os desafios de visibilidade com os algoritmos das redes sociais.

“O domínio do algoritmo e a monetização trazem de volta a hierarquia baseada em poder financeiro do artista e também disposição de seus fãs para uma verdadeira batalha em ambiente digital. Criar relevância, surpreender o público e expandir a audiência – acredito que esses sejam os pilares sobre os quais os artistas desenvolvem seus clipes e também o que o público espera dessa linguagem, e isso não necessariamente tem a ver com investimento financeiro ou uma popularidade extraordinária. Quantos artistas se destacaram com uma câmera rudimentar e violão, soltando suas releituras no YT?”, compartilha Simone Mizrahi.

Ao mesmo tempo, a interação com os fãs é um aspecto que deve ser aprofundado com as faixas do terceiro álbum de Duda Beat. Com os algoritmos a favor do alcance, os públicos fidelizados continuam tendo nos comentários a chance de demonstrar o carinho e a criticidade sobre os conteúdos. Com os próximos episódios, Duda Beat antecipa maior interatividade com a partir do single.

“A maior interatividade do Reels é de fato poder comentar, dar o like. O feedback é muito rápido e progressivo. Então, sim, os fãs podem interagir com os episódios. E a interação está poder conversar, dançar junto e dividir a tela permite interagir de fato, seja cantando junto, fazendo seu clipe, comentando ou curtindo”, declara Duda Beat ao POPline.Biz.

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Em mais um projeto juntas, Ziza e Duda Beat antecipam ações para o futuro da carreira da cantora.

Futuro

Em menos de 24 horas, o anúncio do novo álbum, ‘Tara e Tal’ , reuniu 73,4 mil visualizações no Instagram. Brincando com o formato consolidado de pronunciamentos para ‘pedidos de desculpa’, Duda Beat aqueceu a atenção de seus fãs na noite do 02 de abril. A familiaridade com a rede, também prepara o público para acompanhar os insights da nova obra da artista, prometendo mais criatividade em sua linguagem digital.

Ziza antecipa para o POPline.Biz por onde Duda tem escolhido caminhar.

“Sinto que a obra da Duda será cada vez mais reconhecida porque ela fala de assuntos que atravessam a sensibilidade das pessoas, mas de uma forma extraordinária, eu diria até maximalista. É isso, Duda é uma artista maximalista”, declara Ziza.

A empresária também menciona que a marca registrada de Duda Beat, experimentando gêneros e o excentrismo nos visuais, também se mantém nos próximos passos.

“A Duda é uma artista que preza pela liberdade e pela honestidade com seus próprios impulsos criativos. Talvez por isso ela carrega o status de alternativo, que nós vemos com simpatia, porque esse é um trabalho regido pela inventividade mais do que pelas tendências. Ao mesmo tempo, ela é uma criadora exposta às sonoridades e aos temas contemporâneos, então sua produção inevitavelmente acompanha o momento presente, com um pé no futuro e da radicalidade”, completa Ziza.