Rodrigo Castanho rompe parceria com Rick Bonadio e lança a MUSY4

O produtor Rodrigo Castanho encerra um ciclo de 25 anos e anuncia a MUSY4, nova empresa de gerenciamento artístico.
Picture of Nathália Pandeló
Nathália Pandeló
Rodrigo Castanho
Rodrigo Castanho (Crédito: Divulgação)

Após mais de duas décadas de parceria com Rick Bonadio na Midas Music, Rodrigo Castanho inicia um novo capítulo na indústria musical. Com cinco prêmios Latin Grammy e mais de 1 bilhão de streams acumulados, o produtor lança a MUSY4, empresa voltada para o gerenciamento de carreiras, produção musical e distribuição digital.

A nova empreitada busca oferecer uma estrutura mais alinhada às transformações do setor fonográfico.

“Senti a necessidade de buscar novas abordagens musicais que me permitissem evoluir, expandir minha criatividade e colaborar com pessoas diferentes. Após tanto tempo seguindo certos padrões estéticos e métodos de gravação estabelecidos, percebi que a repetição desses moldes estava, de certa forma, me mantendo estagnado. Precisava me desafiar como profissional”, explica Castanho. 

Nova fase e expansão de horizontes

A decisão de abrir a MUSY4 veio da necessidade de explorar novas abordagens no mercado fonográfico. Em nome da liberdade criativa, Rodrigo Castanho viu a possibilidade de começar uma nova trajetória, em que sua visão se une às demandas e expectativas do setor musical.

O mercado passou por grandes mudanças nos últimos anos, impulsionadas pela digitalização e pelo crescimento de plataformas de streaming. Para Castanho, acompanhar essa evolução é essencial para continuar relevante e oferecer soluções eficientes para novos talentos. 

“O mercado da música está em constante evolução e cada vez mais rapidamente. Por isso, decidi ampliar meus horizontes, explorar novas possibilidades e me cercar de perspectivas diferentes. Essa mudança também é uma forma de manter viva a paixão pela música”.

Os prêmios e a trajetória de Rodrigo Castanho

A novidade chega para somar a uma carreira já estabelecida. Prova disso é que Castanho conquistou cinco prêmios Latin Grammy em diferentes funções. Ele venceu como produtor musical e engenheiro de masterização pelo álbum “Agora” (NX Zero) na categoria Melhor Álbum de Rock Brasileiro em 2009. Também levou outro prêmio como engenheiro de masterização pelo álbum “Tamo Aí Na Atividade” (Charlie Brown Jr.), vencedor na mesma categoria no 6º Latin Grammy.

Além disso, Castanho também foi premiado no 9º Latin Grammy, em 2008, pelo álbum “Cidade Cinza” (CPM 22), recebendo o reconhecimento tanto como produtor musical quanto como engenheiro de masterização na categoria Melhor Álbum de Rock Brasileiro.

Estrutura da MUSY4 e proposta de trabalho

Marcos Chomen firma parceria pela Downtown e Julies Mazarini integra a equipe da MUSY4
Marcos Chomen, General Manager da Downtown no Brasil, comemora parceria com a nova empresa de Rodrigo Castanho; Julies Mazarini integra a equipe da MUSY4 (Créditos: Divulgação)

A MUSY4 chega com uma proposta de gerenciamento artístico que vai além da mentoria. A empresa oferecerá serviços como produção musical, mixagem, distribuição digital, gestão de imagem e planejamento estratégico para artistas em diferentes estágios da carreira. A equipe que acompanha Castanho conta com nomes como Julies Mazarini na direção de marketing, Márcio Mainardi na área financeira, Alberto Sousa na direção de produtos e Guilherme Sadocco no departamento comercial. Para completar, a empresa fechou contrato com a distribuidora Downtown Artist & Label Services.

Essa junção de forças é o principal diferencial da empreitada, conforme explicou o gerente geral da Downtown no Brasil, Marcos Chomen:

“A Downtown Artist & Label Services, com sua expertise em distribuição, Label Services e soluções financeiras,
combinada à experiência da equipe MUSY4, cria uma parceria que alia o melhor das práticas globais ao conhecimento local. Juntos, temos a oportunidade de identificar e impulsionar o crescimento de novos talentos e conectá-los ao público certo para alcançar o reconhecimento que merecem. O que nos une é a paixão pela música”.

A experiência acumulada ao longo de décadas será um diferencial para MUSY4. O foco será trabalhar na construção de carreiras sólidas e sustentáveis, aproveitando o potencial da tecnologia para impulsionar os artistas.

“A experiência desses profissionais é fundamental para evitar erros que podem custar ao artista algo extremamente valioso: o tempo. Não queremos que eles sigam por caminhos equivocados ou invistam recursos de forma inadequada e se frustrem. Infelizmente, esse cuidado inicial na carreira é algo que, muitas vezes, é negligenciado por outras empresas. Esse é um dos pilares que buscamos fortalecer para garantir o sucesso e a longevidade dos nossos artistas”, resume Castanho.

Os desafios do mercado fonográfico atual

Com um volume crescente de lançamentos diários, destacar-se na indústria musical tornou-se uma tarefa desafiadora. O avanço da inteligência artificial na produção de músicas e a concorrência intensa criam um cenário onde visibilidade e planejamento são determinantes. Castanho acredita que, apesar das dificuldades, o momento é oportuno para quem sabe construir uma base de fãs fiel e explorar novas oportunidades de conexão com o público.

O produtor tem alguns conselhos para jovens artistas:

“Não se preocupe com o tamanho da concorrência. Conheça seu público. Não atire para todos os lados; insista na sua verdade. Seja visto, use redes sociais, faça shows, participe de podcasts e tudo o que possa ajudar as pessoas a se interessarem pela sua música. Busque conexões. Colabore com outros artistas e trabalhem juntos, eventualmente.”

Rodrigo Castanho reforça que uma carreira artística bem-sucedida exige mais do que apenas talento.

“Vale lembrar: dinheiro nunca foi capaz de criar um sucesso duradouro. Ele ajuda a sustentar, claro, mas antes de tudo vêm a música e o artista”, analisa.

Planos futuros da MUSY4

Além do trabalho com artistas, a MUSY4 pretende expandir sua atuação no mercado, buscando parcerias e novas oportunidades dentro da indústria cultural. A empresa nasce com a proposta de oferecer um suporte completo, acompanhando artistas desde a concepção musical até a gestão de suas carreiras no longo prazo.

A expectativa é que, nos próximos meses, a empresa se consolide, unindo experiência, inovação e um olhar atento às mudanças da indústria musical. Castanho vê esse momento como uma nova chance de contribuir para a música brasileira e fortalecer a relação entre artistas e público em um mercado cada vez mais dinâmico.

“Embora existam hoje inúmeras ferramentas que permitem ao artista trabalhar de forma independente, essa não é uma abordagem que eu recomendo. Uma equipe multidisciplinar é fundamental para oferecer suporte estratégico, criativo e técnico, garantindo que o artista alcance sua plenitude em trabalhos reais, como shows, e virtuais, utilizando a potência das redes sociais. Sabemos que os artistas de hoje precisam de mais do que um simples gerenciamento de agenda e contratos. Eles precisam de um suporte completo, que envolva planejamento estratégico, visibilidade em múltiplas plataformas e, acima de tudo, uma comunicação eficiente com seus públicos-alvo”, conclui.

Leia mais: