A Academia Latina da Gravação, em parceria com a Fundação Cultural Latin GRAMMY, lançou neste mês o Prêmio Educador de Música Latina, iniciativa voltada a reconhecer o trabalho de professores que promovem a música latina no ambiente escolar. As inscrições para concorrer ao prêmio já estão abertas, com prazo final até 5 de setembro de 2025, às 23h59 no horário da costa leste dos Estados Unidos.
Podem se inscrever educadores de qualquer país, que lecionem do jardim de infância ao ensino médio, em escolas públicas, privadas ou de parceria público-privada (charters). É necessário que o candidato ministre aulas em português, espanhol, inglês ou em um dialeto nativo. O principal critério de seleção será o impacto positivo causado pelo educador ao incorporar a música latina em seu currículo e no cotidiano escolar.
O professor ou professora selecionado será homenageado durante a Apresentação dos Prêmios Especiais, evento que integra a 26.ª Semana Anual do Latin GRAMMY, programada para novembro, em Las Vegas. A cerimônia reúne outras distinções de carreira e contribuições especiais concedidas pela Academia ao longo do ano.
Reconhecimento ao trabalho dos educadores
Segundo o CEO da Academia Latina da Gravação, Manuel Abud, a criação da nova premiação reforça o compromisso da entidade com a formação musical desde os primeiros anos escolares.
“Os professores são fundamentais para nutrir e moldar o futuro da música latina e de seus criadores. Juntamente com a Fundação Cultural Latin GRAMMY, temos o orgulho de homenagear aqueles que garantem o legado duradouro da música latina”, declarou.
A honraria prevê uma viagem com todas as despesas pagas para o educador homenageado e um acompanhante, para participar da cerimônia de premiação em Las Vegas. Além disso, a escola em que o profissional atua receberá uma doação de US$ 10 mil em instrumentos musicais, como forma de fortalecer o ensino de música e ampliar o acesso dos estudantes à prática musical.
Inscrições seguem abertas até setembro

O processo de inscrição pode ser feito no site da Fundação Cultural Latin GRAMMY (www.latingrammyculturalfoundation.org/pt), onde também estão disponíveis as diretrizes do prêmio. Os materiais podem ser enviados em português, espanhol ou inglês. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a organização pelo e-mail [email protected].
Para esta primeira edição, será selecionado apenas um educador. Não foram divulgados detalhes sobre comissões julgadoras ou critérios técnicos além do impacto e da integração da música latina ao currículo, mas a expectativa é de que mais informações sejam reveladas nos próximos meses.
A premiação é parte das ações da Fundação Cultural Latin GRAMMY, braço filantrópico da Academia, que completou 10 anos em 2024. Desde sua criação, a entidade já investiu mais de US$ 12,5 milhões em bolsas de estudo, programas educacionais e projetos voltados à preservação e difusão da música latina.
Iniciativas voltadas à educação musical
A Fundação Cultural Latin GRAMMY atua para fortalecer a educação musical como ferramenta de transformação social e já concedeu bolsas a estudantes da América Latina e a jovens de comunidades latinas nos Estados Unidos. Suas ações incluem também workshops, masterclasses, festivais e projetos em parceria com artistas e instituições de ensino.
A criação do Prêmio Educador de Música Latina, com cerimônia marcada para Las Vegas, adquire um peso simbólico adicional diante do atual cenário de repressão enfrentado por imigrantes latinos nos Estados Unidos. Ao reconhecer um educador que incorpora a música latina no ambiente escolar, a premiação se posiciona como um gesto concreto de valorização cultural em um contexto no qual expressões artísticas e identitárias de comunidades imigrantes seguem sendo alvo de desvalorização ou silenciamento.
Essa iniciativa sinaliza que o ensino da música latina pode ser uma ferramenta de resistência, afirmação e pertencimento em países onde políticas migratórias restritivas têm impactado o cotidiano escolar de estudantes de origem latino-americana. A premiação também reforça como a educação musical pode ajudar escolas a valorizarem a diversidade e os repertórios culturais presentes no dia a dia de muitos alunos, principalmente os de origem latino-americana.
- Leia mais:
- Exclusivo: Atabaque anuncia Mariana Martins (ex-YouTube) como nova head de marketing
- Prêmio Educador de Música Latina reconhece professores que promovem ritmos regionais em sala de aula
- Instituto KondZilla abre cursos gratuitos para jovens da periferia em São Paulo e litoral
- Exclusivo: Rogério Rodrigues, ex-Map Music, abre agência que investe em artista nacionais com potencial global
- Live Nation renova exclusividade no MorumBIS para shows até 2031