[gtranslate]

Prêmio da Música Brasileira se une à UBC e lança nova categoria em 2024

Picture of Redação
Redação

O Prêmio da Música Brasileira (PMB) e a União Brasileira de Compositores (UBC) se unem em uma parceria inédita e anunciam a criação da nova categoria “Prêmio do Músico Brasileiro”, com estreia na 31ª edição do PMB, que homenageará Tim Maia, dia 12 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A iniciativa é dedicada a celebrar, premiar e reconhecer a contribuição vital dos músicos para a construção da música brasileira. O anúncio do primeiro vencedor, uma figura central na criação da nossa música contemporânea, em diversos gêneros, promete ser um dos pontos altos da premiação.

Leia Mais:

Parceria entre o Prêmio da Música Brasileira e a UBC

A união entre o Prêmio da Música Brasileira e UBC tem o objetivo de valorizar a arte e a contribuição dos músicos na construção e alcance da música brasileira. O movimento parte do entendimento comum entre o Prêmio e a entidade, de que a música, em sua essência, não teria a mesma riqueza sem a participação vital dos músicos, que são responsáveis por dar vida às composições e performances.

A partir da parceria entre o Prêmio da Música Brasileira com a UBC, homenagearemos a cada ano um músico de excelência para a nossa história. A premiação surge para que coloquemos um foco merecido nestes grandes artistas do Brasil. Agradecemos imensamente a UBC. Juntos, seguiremos em busca do melhor para a música e o artista brasileiro”, afirma Zé Maurício Machline, diretor e realizador do PMB.

Zé Maurício Machline, diretor e realizador do PMB
Zé Maurício Machline, diretor e realizador do PMB. Foto: Divulgação

Os artistas brasileiros, reconhecidos mundialmente por sua inventividade, talento, dedicação ao estudo e excelência técnica, são fundamentais para o sucesso de muitas carreiras e canções icônicas. Agora, com a iniciativa, o PMB e a UBC pretendem sinalizar, tanto ao mercado, quanto para os fãs de música, que esses profissionais devem ter o merecido reconhecimento, em especial no palco de uma das principais celebrações da cultura brasileira.

Com a transformação dos meios de lançamento e audição de música na era digital, muitos músicos enfrentam um cenário de desinformação sobre créditos. É comum que as participações de músicos nas gravações não sejam reconhecidas, levando a uma falta de crédito e, muitas vezes, de remuneração devida.

“A criação desta categoria é uma forma de agradecimento pela imensa contribuição dos músicos para a diversidade e riqueza da nossa música. O músico brasileiro, admirado, respeitado e incensado no mundo inteiro precisava dessa homenagem no seu próprio país. Creditar os músicos não é apenas uma questão de justiça e remuneração, mas essencial para a criação de um mercado musical sustentável e digno da grandeza da música brasileira”, pontua Marcelo Castello Branco, diretor executivo da UBC.

Marcelo Castello Branco, Diretor Executivo da UBC
Marcelo Castello Branco, Diretor Executivo da UBC. Foto: Miguel Sá/Divulgação UBC

Com a novidade, sobe para 33 o número de categorias em que artistas brasileiros terão seus talentos reconhecidos no 31º Prêmio da Música Brasileira. O evento será transmitido ao vivo pelo Canal Brasil e pelo canal do Prêmio da Música Brasileira no YouTube.