[gtranslate]

O que é Bard? Saiba como funciona o ChatGPT do Google

Picture of Redação
Redação

Diante de um movimento de crescimento tecnológico tendo a Inteligência Artificial como fio condutor, o Google anunciou nesta quinta-feira (13) a maior expansão da companhia dentro desse cenário. O Bard, ferramenta gratuita do Google de inteligência artificial concorrente direta do ChatGPT, agora está disponível em mais de 40 idiomas, incluindo árabe, chinês, alemão, hindi e espanhol. Os usuários poderão o Bard em mais lugares, inclusive no Brasil e em toda a Europa.

De acordo com dados do Google Trends, as pesquisas por ‘inteligência artificial’ dobraram no Brasil nos últimos 12 meses. No mundo, elas mais que triplicaram. Os primeiros seis meses de 2023 já bateram o recorde de buscas pelo assunto tanto no Brasil quanto no mundo.

“Mas a nossa jornada nesse universo começou há bastante tempo. Há sete anos, anunciamos que o Google se tornaria uma empresa ‘AI-first’, ou seja, colocaria a inteligência artificial como um elemento central de nossos produtos e serviços. Temos progredido muito nesse espaço, de forma ousada e responsável, nos últimos meses. Por isso, estou muito contente em anunciar que o Bard agora fala português do Brasil, como parte da expansão da ferramenta.”, diz Bruno Possas, Vice-presidente Global de Engenharia para Busca do Google.

Bruno Possas, Google
Bruno Possas, Vice-presidente Global de Engenharia para Busca do Google. Foto: Reprodução LinkedIn

Leia Mais:

Como funciona o Bard?

Para experimentar a ferramenta, basta acessar bard.google.com pelo navegador do computador ou celular. Depois, é só digitar um comando e explorar a infinidade de assuntos sobre os quais o Bard pode te ajudar.

Ao pesquisar por alguma informação, os usuários encontrarão, junto à resposta do Bard, um botão de direcionamento para a Busca do Google, onde será possível complementar a pesquisa de forma independente, a partir de uma nova aba do navegador.

“Como parte de nossa abordagem ousada e responsável em relação à inteligência artificial, nessa expansão nos envolvemos proativamente com especialistas, legisladores e reguladores. E, à medida que levarmos o Bard para mais regiões e idiomas ao longo do tempo, continuaremos usando nossos Princípios de IA como um guia, incorporando os feedbacks dos usuários e tomando medidas para proteger a privacidade e os dados das pessoas”, afirma o comunicado do Google.

Bard, conheça o ChatGPT do Google
Bard, conheça o ChatGPT do Google. Foto: Unsplash

Quais são os recursos do Bard?

Juntamente com a expansão da ferramenta, o Google anunciou novas atualizações para que as respostas do Bard atendam melhor às necessidades dos usuários:

Respostas em voz alta:

Às vezes, ouvir uma ideia pode ajudá-lo a pensar de uma perspectiva diferente. É por isso que, a partir de hoje, você pode ouvir as respostas do Bard. De acordo com o Google, isso é especialmente útil se você quiser ouvir a pronúncia correta de uma palavra ou ouvir um poema. Basta inserir um comando e selecionar o ícone de som para ouvir as respostas do Bard. Esse recurso está ativo agora em mais de 40 idiomas.

Ajuste facilmente as respostas do Bard:

Agora, os usuários podem alterar o tom e o estilo das respostas do Bard para cinco opções diferentes: simples, longo, curto, profissional ou casual. Por exemplo, você pode pedir ao Bard para ajudá-lo a escrever uma lista de opções de compra de uma poltrona vintage e, em seguida, reduzir a resposta, usando o menu suspenso. Esse recurso está disponível em inglês e será expandido para novos idiomas em breve.

Tela de Exibição do Bard, ChatGPT do Google
Tela de Exibição do Bard, ChatGPT do Google. Foto: Divulgação

Fixe e renomeie conversas:

De acordo com o Google, as pessoas desejam rever seus comandos, por isso adicionou novas maneiras de fixar e renomear as conversas com o Bard.

Agora, ao iniciar uma conversa, você verá opções para fixar, renomear e selecionar conversas recentes na barra lateral. Por exemplo, se você pedir ao Bard para ajudá-lo a comparar os esportes ao ar livre para fazer no próximo verão, poderá revisar as dicas em outro momento. Esse recurso agora está ativo em mais de 40 idiomas.

Exportar código para mais locais:

O Google observou o grande interesse das pessoas em usar o Bard para programar. Então, adicionou um novo recurso que permite exportar código Python para o Replit, além do Google Colab. Esse recurso agora está ativo em mais de 40 idiomas.

Compartilhe respostas com amigos:

O Google facilitou o compartilhamento de parte ou de todo o bate-papo do Bard com sua rede. Com links que podem ser compartilhados, você pode dividir suas ideias e criações com outras pessoas. Esse recurso está ativo em mais de 40 idiomas.

Usar imagens em seus comandos:

As imagens são uma grande parte de como colocamos nossa imaginação para funcionar. No I/O, O Google anunciou que está trazendo os recursos do Google Lens para o Bard.

Seja quando você precisa de mais informações sobre uma imagem ou busca inspiração para o texto da imagem – como uma nota de agradecimento sobre um presente – agora você pode fazer upload de imagens com comandos que o Bard analisará a foto para ajudar. Esse recurso agora está disponível em inglês e será expandido para novos idiomas em breve.