Estudo da Luminate avalia o impacto real do TikTok no mercado musical

Relatório da Luminate aponta que o TikTok impulsiona descoberta musical e turbina sucessos nas paradas; 84% das músicas do Global 200 viralizaram lá.
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Nathália Pandeló
Usuário acessando o aplicativo TikTok em um smartphone, destacando a interface do app com a logo do TikTok. O cenário apresenta um ambiente confortável e aconchegante. Estudo da Luminate avalia o impacto do app.

O TikTok divulgou o novo Music Impact Report, feito em parceria com a empresa de pesquisas Luminate. O estudo analisou dados de 2024 e traz números sobre como a plataforma influencia a descoberta de artistas, gera receita fora do aplicativo e tem relação direta com o sucesso nas paradas.

Entre os resultados, o relatório mostra que 84% das músicas que entraram na Billboard Global 200 em 2024 viralizaram no TikTok antes de chegar à lista. Também destaca que o público da rede social tem mais disposição para pagar por música e apoiar artistas do que outros consumidores.

Descoberta musical no TikTok

A pesquisa indica que os usuários do TikTok nos Estados Unidos têm 74% mais chances de descobrir e compartilhar músicas em redes sociais e plataformas de vídeos curtos do que outros usuários dessas mesmas plataformas. Essa propensão para o engajamento ajuda tanto artistas novos quanto nomes consolidados e músicas de catálogos antigos.

Exemplos citados no estudo incluem Sabrina Carpenter e Chappell Roan, que tiveram crescimento impulsionado por conteúdos virais na rede, e artistas como Korn e Alphaville, que viram faixas antigas voltarem a circular após bombarem por lá.

Superfãs e gastos com música

Outro ponto que chama atenção no levantamento é a presença dos chamados superfãs, aqueles que investem mais na carreira dos artistas. Nos Estados Unidos, eles são quase o dobro entre os usuários do TikTok em relação ao público geral.

Esses admiradores gastam acima da média com música e produtos relacionados. O estudo aponta que os usuários da plataforma gastam, em média, 46% a mais por mês com música do que outros consumidores nos Estados Unidos.

Ferramenta conecta TikTok ao streaming

TikTok - relatório da Luminate analisa impacto do TikTok

Outro dado levantado envolve a ferramenta Add to Music App, lançada em 2024. Ela permite que os usuários salvem músicas diretamente em aplicativos de streaming. Segundo o relatório, já foram feitos mais de um bilhão de salvamentos por meio dessa função.

Esse vínculo entre o TikTok e as plataformas de música tem reflexos diretos nos números de streaming. Artistas que viralizam na rede registram crescimento médio de 11% nas reproduções semanais sob demanda. Entre quem tem menos interação na plataforma, o aumento é de 3%.

Porém, esse otimismo rivaliza com um recente estudo da Duetti. Apesar de a plataforma ser um importante meio de promoção, apenas 15% das músicas que viralizam apresentam crescimento expressivo em streams nas principais plataformas de áudio.

Presença no TikTok e paradas musicais

O impacto do TikTok não se limita às descobertas e ao consumo. O relatório indica que a presença na plataforma tem relação direta com o desempenho nas paradas. Entre as músicas que entraram na Billboard Global 200 em 2024, 84% se tornaram virais por lá antes de alcançar esse resultado.

Para artistas que buscam alcance global, a plataforma se mostra um espaço relevante, não apenas pelo público jovem, mas também pela conexão com ouvintes de diferentes partes do mundo. O estudo destaca que o TikTok atrai ouvintes que consomem música internacional em níveis acima da média do mercado.

Parceria entre TikTok e Luminate

Nick Lanzafame, VP e Head de Pesquisa da Luminate, explicou os objetivos do levantamento: 

“O TikTok procurou a equipe de Insights da Luminate para entender melhor o impacto do engajamento dos fãs na plataforma sobre o ecossistema musical como um todo. Ao analisar tanto os dados do TikTok sobre seus fãs quanto os dados globais da Luminate sobre música, o relatório resultante oferece uma visão abrangente e detalhada sobre o papel do TikTok dentro do mercado musical mais amplo, incluindo seus efeitos na descoberta de músicas, na performance dos artistas e nas contribuições dos seus usuários únicos para a indústria da música. A Luminate se compromete a ser a parceira de dados e análises mais confiável e imparcial para todo o setor de entretenimento, e ficamos satisfeitos por termos sido escolhidos pelo TikTok para colaborar neste projeto”.

A parceria entre as empresas buscou cruzar dados internos do TikTok com informações globais da Luminate e métricas da Billboard Global 200. A intenção foi entender como o uso da plataforma interfere em outras esferas da indústria da música e no desempenho de artistas em diferentes canais.

As descobertas do estudo confirmam que o TikTok é, de fato, um motor de engajamento musical e uma das maiores vitrines mundiais para a ascensão de novos artistas. Entender seu funcionamento e criar uma comunidade por lá continua sendo importante para desenvolver uma carreira em meio a um público sedento pelo próximo hit.

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