Luiz Caldas recebe Medalha UBC em celebração com ícones da música baiana
Luiz Caldas, baluarte da Axé Music, recebeu Medalha UBC em evento para convidados, em Salvador, com a presença de Saulo, Carlinhos Brown, Xanddy Harmonia, entre outras personalidades
Láisa Naiane
Tempo de leitura: 3 min
Luiz Caldas recebe Medalha UBC em celebração à sua trajetória na música. Foto: Jardel Souza/Divulgação
Luiz Caldas foi homenageado na noite de ontem (5) com a Medalha UBC, honraria concedida pela União Brasileira de Compositores para reconhecer grandes nomes da música brasileira. O evento, realizado na Bahia Marina, em Salvador, reuniu convidados, amigos, fãs e importantes nomes da indústria musical para celebrar a carreira do artista e os 40 anos da Axé Music.
A cerimônia teve sua abertura conduzida por Paula Lima, presidente da UBC, Marcelo Castello Branco, diretor executivo da entidade, e Manno Góes, diretor de comunicação da UBC. No palco, o trio destacou a importância de Luiz Caldas para a história da música brasileira, ressaltando sua contribuição para a gênese e consolidação do axé dentro e fora do país.
O evento para convidados ainda reuniu personalidades de Salvador, além de lideranças, como Bruno Monteiro, Secretário de Cultura da Bahia, bem como, profissionais do mercado musical e agentes da cultura.
Luiz Caldas ao lado de Bruno Monteiro, Secretário de Cultura da Bahia, e Manno Góes. Foto: Jardel Souza/Divulgação
Luiz Caldas, baluarte da Axé Music, recebe homenagem da UBC
Luiz Caldas e o público presente foram brindados com um show especial de Saulo, que apresentou um repertório exclusivo em homenagem ao homenageado. O setlist incluiu sucessos icônicos da trajetória de Luiz, como Magia, Visão do Cíclope, É Tão Bom, Mademoiselle e Haja Amor. Entre os convidados que prestigiaram a celebração estavam grandes nomes da música brasileira, como Carlinhos Brown, Ronaldo Bastos e Xanddy Harmonia.
O ponto alto da noite foi a entrega da Medalha UBC a Luiz Caldas. O momento emocionante aconteceu no palco, com a honraria sendo concedida pelas mãos de Paula Lima, ao lado dos artistas que compõem a diretoria da UBC: Manno Góes, Wilson Simoninha e Fernanda Takai. Ovacionado pelo público, Luiz Caldas agradeceu a homenagem e destacou a importância da instituição para a valorização dos compositores e da música nacional.
“É uma honra! O primeiro a receber essa honraria foi Fausto Nilo e é uma responsabilidade muito grande! O Fausto é um poeta maravilhoso, que contribuiu e contribui demais com a nossa obra, com a música brasileira. E poder estar nesse lugar agora, rodeado de ídolos, de pessoas que eu amo e me respeitam musicalmente, isso pra mim é a realização de um sonho. Muito obrigado mesmo, estou muito feliz!”, celebra Luiz Caldas.
Luiz Caldas recebe a Medalha UBC. Foto: Jardel Souza/Divulgação
“Nosso homenageado maravilhoso, muito obrigada por tudo! A gente ama você e agradece por essa luz, essa existência! Viva Luiz Caldas, Medalha UBC! Viva a música baiana e ao nosso arquiteto maravilhoso, muito obrigada!”, celebrou Paula Lima, presidente da UBC.
Com 818 composições registradas na UBC e 276 gravações catalogadas no Ecad, Luiz Caldas segue como uma das maiores referências da música brasileira. Sua influência e criatividade continuam a inspirar e fortalecer a cena musical nacional, reforçando sua posição como um dos grandes nomes da história da música popular brasileira.
Entre suas composições mais regravadas estão “Haja amor”, “O que que essa nega quer” e “Fricote”. Saulo Fernandes é o intérprete que mais regravou canções de Caldas, seguido por Ivete Sangalo. Ao final, a cerimônia teve uma jam session especial, reunindo Luiz Caldas, Saulo, Carlinhos Brown, Xanddy Harmonia e Manno Góes, que embalaram os convidados com um repertório de hits do homenageado e da história do axé music.
Luciano Calazans, Luiz Caldas e Xanddy Harmonia. Foto: Jardel Souza/Divulgação
O compositor Fausto Nilo foi o primeiro a receber a Medalha UBC, uma honraria criada pela União Brasileira de Compositores, em 2024, para reconhecer as contribuições artísticas de nomes que impactaram profundamente a música nacional.