[gtranslate]

Lollapalooza Brasil recebe o Selo de Reconhecimento do Ecad

Picture of Redação
Redação

Em seu décimo terceiro ano, o festival Lollapallooza é certificado pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) pelo trabalho de pagamento de direitos autorais aos criadores das canções. Lançado no ano passado, o selo já contemplou festivais e eventos como The Town, Virada Cultural de São Paulo, Expo Carnaval Brazil, Verão Maior Paraná 2024 e o Natal de Curitiba. O Lollapalooza 2024 acontece de 22 a 24 de março, em São Paulo.

LEIA MAIS: 

Madonna no Brasil: Imprensa é convocada para coletiva “sobre show na Praia de Copacabana”

Lollapalooza 2024: Veja a programação e horários de shows desta sexta (22)

Lollapalooza 2024: Saiba como assistir o primeiro dia ao vivo nesta sexta (22)!

O que vestir no Lollapalooza 2024? Veja dicas de looks para curtir o festival!

O recolhimento dos direitos autorais de execução pública de canções é baseado nas leis nº 9.610/98 e nº 12.853/13 de direitos autorais. Completando treze anos, a line-up Lollapalooza, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo reúne atrações nacionais e internacionais como Blink-182, Arcade Fire, Kings of Leon, Limp Bizkit, Titãs, SZA e Sam Smith.

Em entrevista ao POPline.Biz, Isabel Amorim, Superintendente do Ecad, faz um balanço sobre as ações e resultados positivos da gestão coletiva em 2023 e projeta mais um ano recorde em 2024. Foto: Divulgação/Ecad
Isabel Amorim, Superintendente do Ecad. Foto: Divulgação/Ecad

“Quando o Lollapalooza Brasil paga os direitos autorais pelas músicas tocadas durante os dias em que oferecerá atrações ao público, o festival mostra o reconhecimento pelo trabalho dos criadores das canções. […] Muitas vezes, eles não sobem ao palco porque não são intérpretes ou músicos e, por isso, não compartilham o cachê musical, destinado a quem participa dos shows”, afirma a Superintendente do Ecad, Isabel Amorim.

Além do selo, o Ecad promove uma campanha voltada para marcas patrocinadoras de festivais, como medidas de ESG (sigla em inglês para ‘Ambiental, Social e Governança’). O Escritório aposta na evidência das marcas e eventos comprometidos com o pagamento do direito autoral para estímulo das ações legais no mercado brasileiro.