Kantar aponta que os investimentos no setor de eventos culturais aumentaram mais de 197% em 2022 no Brasil

Picture of Redação
Redação

Kantar IBOPE Media aponta que as marcas investiram cerca de R$ 74,1 bilhões em compra de mídia nos espaços publicitários brasileiros em 2022, uma variação positiva de 7% em comparação a 2021.  

De acordo com a terceira edição do relatório Inside Advertising, entre os setores que mais investiram em 2022, o Turismo apresentou o maior  crescimento por conta da reabertura das atividades de entretenimento um salto de 50%. A alta foi impulsionada, principalmente, por Eventos Culturais (+197%), Viagens (+57%) e Hotéis (+36%). O segmento é seguido pelas indústrias Automotiva (+33%) e de Bebidas (+31%), destaques que também apontam para o reflexo da reabertura econômica e maior movimentação das pessoas na disposição das marcas em investir. 

Leia Mais:

Segundo os dados do documento, o aumento do investimento não se apoia apenas no repasse de inflação nas tabelas de preços, mas também na maior veiculação de peças e maior ocupação dos inventários. A ocupação dos espaços publicitários cresceu mais de 10% tanto nos canais digitais como OOH, Rádio e sobretudo o Cinema, que se recupera dos fechamentos de 2020/2021. 

“2022 foi um ano ainda atípico, de transição entre as restrições e a normalidade. Neste cenário, um aumento ainda mais moderado, tanto no investimento como na ocupação dos inventários é uma sinalização positiva para todo o mercado, indicando a disposição das marcas e oportunidades de negócio”, diz Paula Carvalho, Diretora Comercial para Media Owners da Kantar IBOPE Media. 

Design sem nome 2023 03 30T133014.352
Paula Carvalho, Diretora Comercial para Media Owners da Kantar IBOPE Media. Foto: Reprodução/LinkedIn

Ainda sobre disposição das marcas, o monitoramento mostrou que as marcas mais valiosas do Brasil, segundo o Brand Z 2022, tiveram em comum o fato de usarem vários pontos de contato para entregar suas mensagens. Em média, adotaram 6,5 meios para veicular publicidade. Metade delas, inclusive, usou todos os sete meios: cinema, internet, jornal, OOH, rádio, revista e TV. 

Em relação às praças, Brasília (16%), São Paulo (15%), Campinas (11%) e Belo Horizonte (10%) foram as cidades que apresentaram o maior crescimento em investimento publicitário de 2021 para 2022.  

Os dados apresentados pela Kantar IBOPE Media são calculados a partir de uma metodologia proprietária e acordada com o mercado local. Com o registro das inserções publicitárias exibidas nos principais meios e veículos de comunicação e do preço de tabela de venda, antes de qualquer redução ou desconto negociados, chega-se a uma estimativa do investimento destinado para a compra de espaço por setores, anunciantes e marcas. 

A cobertura do Inside Advertising monitorou sete meios: cinema, internet, jornal, OOH, rádio, revista e TV (aberta e por assinatura). 

Design sem nome 2023 03 30T133720.254
Foto: Unsplash