Exclusivo: Joana Thimoteo, diretora de gênero de música e eventos na Globo, revela detalhes da transmissão do The Town 2025

A emissora mobiliza 1200 profissionais, aposta em novos apresentadores e amplia a integração com redes sociais e conteúdos digitais para transmissão do The Town.
Foto de Nathália Pandeló
Nathália Pandeló
Joana Thimoteo, diretora-executiva do Gênero Música e Eventos da Globo - Crédito Fábio Rocha
Joana Thimoteo, diretora-executiva do Gênero Música e Eventos da Globo - Crédito: Fábio Rocha

O The Town 2025 começa neste sábado (6) e promete reunir milhares de pessoas no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, além de milhões de espectadores pela TV e internet. A Globo preparou uma operação de grande porte para transmitir o evento, com novidades tanto na frente das câmeras quanto nos bastidores. Em entrevista exclusiva ao Mundo da Música, a diretora de gênero de Música e Eventos da Globo, Joana Thimoteo, contou como será a cobertura e destacou a importância de oferecer experiências diferentes em cada plataforma.

Segundo Joana, cada edição do The Town é tratada como única, com identidade própria na forma como é exibida. 

“Toda transmissão é uma novidade, porque cada uma é pensada de forma única para transmitir a energia daquela edição, composta por aqueles artistas, então cada evento é um novo evento. Esse ano, convidamos o Lucio Mauro Filho para integrar o nosso elenco de apresentadores da Tv Globo e trazer o olhar único dele, como músico e ator, para enriquecer ainda mais a experiência de quem assiste. Lucinho vai trazer os bastidores do que acontece no The Town. Para o Canal Bis, a novidade é Negra Li que estreia como apresentadora, trazendo a vivência dela como artista e mulher preta para a apresentar as atrações do palco Quebrada, outra novidade dessa edição do The Town. Também teremos a ex-BBB Aline Patriarca com um olhar dedicado para o gshow.”

Novidades nos apresentadores e formatos

As estreias são um dos pontos altos da transmissão do The Town deste ano. A presença de Lucio Mauro Filho na TV Globo, Negra Li no Canal Bis e Aline Patriarca no gshow reforça a ideia de aproximar os conteúdos de diferentes públicos. Para Joana, isso fortalece a proposta de complementaridade entre as plataformas.

A diretora também revelou que o canal Bis funcionará com operação 100% remota, algo inédito. Além disso, o Negritudes Globo terá sua primeira participação no evento, com cobertura especial dos bastidores do Palco Quebrada em parceria com o projeto Pluralidade, da Rock World, e o portal Alma Preta. 

“Como parte da iniciativa, jovens da Orquestra Sinfônica de Heliópolis e da Batalha de Rima da Aldeia foram selecionados para apresentar seus trabalhos e trocar ideias sobre o mercado e como desenvolver uma carreira musical com artistas que se apresentarão no palco Quebrada, ao lado de talentos da Globo, ampliando a diversidade e a potência das vozes”, disse.

A experiência multiplataforma

Estande Globoplay na Cidade da Música durante o The Town
Estande Globoplay na Cidade da Música durante o The Town – Crédito: Divulgação

Para a Globo, assistir ao The Town vai muito além dos shows exibidos. Joana explica que cada canal e plataforma têm funções distintas. 

“A TV Globo entrega um especial diário de 90 minutos, com show ao vivo, melhores momentos e reportagens exclusivas para falar com o Brasil inteiro. O Multishow e o Canal Bis fazem a transmissão completa e ao vivo e completam a experiência para quem quer viver a emoção por inteiro, com o Multishow focado nos palcos principais e o Bis nos palcos alternativos, o que dá uma visão mais diversa do festival. Já o Globoplay entrega a experiência completa, oferece o sinal de todos os palcos ao vivo e a opção de assistir em 4K, além da facilidade de assistir onde quiser. E, para quem não é assinante, existe a opção de acompanhar pelo sinal aberto, que se reveza entre Multishow e Bis a cada meia hora.”

No digital, gshow, g1 e redes sociais complementam a cobertura com conteúdos nativos, séries exclusivas e bastidores em tempo real. A ideia, segundo Joana, é permitir que o público monte sua própria jornada de consumo de acordo com suas preferências.

Lições da edição anterior

A primeira edição do The Town trouxe aprendizados importantes que moldaram a cobertura de 2025. Joana destaca que a demanda do público por conteúdos além dos shows foi determinante. 

“O principal aprendizado é que o público busca mais do que só os shows. Ele quer a história, a atmosfera e o que acontece por trás das câmeras. A partir disso, reforçamos a estratégia de ter uma narrativa complementar em cada plataforma. Por isso, neste ano, estamos investindo ainda mais em conteúdos exclusivos para as redes sociais e em uma curadoria cuidadosa para os especiais da TV, para que a experiência seja ainda mais rica e completa.”

Esse direcionamento ajuda a Globo a pensar em narrativas que vão do palco ao celular, aproximando a audiência da atmosfera do festival.

A força das redes sociais

Evento teste do The Town 2025
Evento teste do The Town 2025 (Crédito: Divulgação)

As redes sociais não poderiam ficar de fora da estratégia. Para este ano, a emissora escalou influenciadores como Patrícia Ramos e Brino, que vão criar conteúdos de humor, entrevistas rápidas, enquetes e séries exclusivas para dialogar com os fãs em tempo real.

“A transmissão é pensada para uma experiência em múltiplas telas. Enquanto a transmissão acontece na TV, nossos perfis no digital estão com uma equipe dedicada, produzindo conteúdo com uma linguagem nativa. Teremos influenciadores, como a Patrícia Ramos e o Brino, criando séries, fazendo entrevistas e interagindo com o público em tempo real. Trazemos pessoas desse universo digital e que se conectam com o público que é fã de música”, reforçou Joana.

Bastidores da operação e desafios técnicos

Claro que, para realizar tudo isso, é necessário ter uma equipe numerosa e muito preparada. A magnitude da cobertura exige grande mobilização. 

“É uma operação de proporções gigantescas. São cerca de 1200 profissionais, incluindo diretores, produtores, câmeras, técnicos, editores, e o nosso time de conteúdo e digital, todos trabalhando em sintonia. Começamos muitos meses antes, planejando toda nossa atuação e, durante o festival, a rotina é intensa. Teremos equipes distribuídas por todo o Autódromo de Interlagos para garantir que nada seja perdido e na emissora no Rio”, afirmou.

Para Joana, o maior desafio é se certificar de que tudo funcione bem. 

“Garantir uma transmissão ao vivo sem falhas é um trabalho de muita precisão e planejamento. Nos preparamos com antecedência, fazendo inúmeros testes e usando a mais alta tecnologia. O desafio de conteúdo é ter a agilidade de fazer a curadoria dos melhores momentos em tempo real, mantendo a narrativa fluida e interessante. Mas, no ao vivo, tudo pode acontecer, desafios climáticos, atrasos, até questões com direitos de transmissão dos artistas. Precisamos estar prontos e saber o que fazer rapidamente e temos um time altamente capacitado para isso. Para os apresentadores, são meses de muito estudo e dedicação para segurar os muitos imprevistos, sempre levando informação relevante para quem assiste ao The Town pela Globo”, conclui.

Programação do The Town 2025 com transmissão

6 de setembro

Palco Skyline: Filipe Ret (15h50), Burna Boy (18h10), Don Toliver (20h30), Travis Scott (23h15)
Palco The One: Karol Conká (14h40), Mc Cabelinho (17h), Matuê (19h20), Lauryn Hill (21h55)
Palco Factory: Borges (14h45), Wiu (17h05), Teto (19h25)
Palco Quebrada: Tasha e Tracie (18h15), MC Hariel (20h35)

7 de setembro

Palco Skyline: Capital Inicial (15h50), Bruce Dickinson (18h10), Bad Religion (20h30), Green Day (23h15)
Palco The One: Supla & Inocentes (14h40), CPM 22 (17h), Pitty (19h20), Iggy Pop (21h55)
Palco Factory: Ready to be Hated (14h45), Karina Buhr (17h05), Tihuana (19h25)
Palco Quebrada: Batalha da Aldeira (15h55), Punho de Mahin & MC Taya (18h15), Black Pantera (20h35)

12 de setembro

Palco Skyline: Jota Quest (15h50), Ceelo Green (18h10), Jason Derulo (20h30), Backstreet Boys (23h15)
Palco The One: Di Ferrero (14h40), Duda Beat (17h), Pedro Sampaio (19h20), Luísa Sonza (21h55)
Palco Factory: Brô MC’s (14h45), Alee (17h05), TZ da Coronel (19h25)
Palco Quebrada: Batalha da Aldeira (15h55), Duquesa (18h15), Kayblack (20h35)

13 de setembro

Palco Skyline: Natasha Bedingfield (15h50), Ivete Sangalo (18h10), Jessie J (20h30), Mariah Carey (23h45)
Palco The One: Os Garotin (14h40), Priscilla (17h), Gloria Groove (19h30), Lionel Richie (21h55)
Palco Factory: Chefin (14h45), MC Livinho (17h05), Junior (19h25)
Palco Quebrada: Batalha da Aldeira (15h55), Péricles convida Dexter (18h15), Criolo (20h35)

14 de setembro

Palco Skyline: IZA (15h50), J Balvin (18h30), Camila Cabello (20h30), Katy Perry (23h15)
Palco The One: Jota.pê (14h40), Joelma (17h), Dennis (19h20), Ludmilla (21h55)
Palco Factory: Lambateria Baile Show (14h45), Rachel Reis (17h05), Geraldo Azevedo (19h25)
Palco Quebrada: Orquestra Sinfônica Heliópolis (17h10), Belo (20h35)

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