[gtranslate]

“Meu amigo genial!”, comenta Ivete sobre morte do maestro Letieres Leite

Picture of Redação
Redação

A morte de Letieres Leite, aos 61 anos, nesta quinta-feira (27), causou espanto e tristeza para muitos artistas e profissionais da música, que viveram a influência musical sem tamanho do Maestro da Orkestra Rumpilezz. Letieres faleceu em sua casa, em Salvador, por Insuficiência Respiratória, em decorrência da Covid-19. O artista tinha Asma Crônica.

Em seu perfil do Instagram, Ivete Sangalo publicou um carrossel de fotos ao lado do maestro e escreveu sobre sua amizade: “Meu amigo genial! @letieresleite. Só aprendi coisas maravilhosas convivendo com vc. A Deusa música nos uniu e me presenteou com essa alma linda que é a sua. Estou triste por sua partida. Não esquecerei jamais as inúmeras contribuições à música e à minha carreira, pois o seu talento é poderoso demais. Nossas viagens e nossos segredos 🥲. Te amo maestro, por tudo e por nossa amizade eterna . Siga em paz🙏🏻❤️”

A Orkestra Rumpilezz, criada em Salvador (BA) no ano de 2006 por Letieres, é composta apenas por sopros e percussões e carrega sua intenção estética no nome: a junção dos três atabaques do candomblé, rum, rumpi e lé, com as duas últimas letras da palavra jazz.

Além de reger a orquestra, o artista era o responsável por todo o conceito – figurinos, ambientação – passando pelas composições e arranjos de sopro e percussão. Percussionista e saxofonista que acompanhou a cantora Ivete Sangalo por mais de 12 anos, o músico baiano foi o responsável pelos arranjos de muitos sucessos da musa, incluindo “Festa”, “Empurra-empurra”, “Tô na rua” e “Abalou”.

A cena cultural, fãs e profissionais do mercado do entretenimento lamentam a morte do músico nas redes sociais: