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IFPI: receita de música gravada cresce 18,5% em 2021

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Redação

O mercado global de música gravada cresceu 18,5% em 2021, impulsionado pelo crescimento do streaming por assinatura paga, de acordo com a IFPI, a organização que representa a indústria da música gravada em todo o mundo. Os números divulgados ontem (22) no IFPI Global Music Report mostram que as receitas totais para 2021 foram de US$ 25,9 bilhões (cerca de R$ 125,6 bilhões).

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As receitas de streaming de assinaturas pagas aumentaram 21,9%, para US$ 12,3 bilhões (cerca de R$ 59,6 bilhões) . De acordo com a IFPI, havia 523 milhões de usuários premium nas plataformas no final de 2021.

IFPI Global Music Report de 2022 referente ao desempenho do mercado musical em 2021.
IFPI Global Music Report de 2022 referente ao desempenho do mercado musical em 2021. Foto: Divulgação

O streaming total (incluindo assinatura paga e suportada por publicidade) cresceu 24,3% para atingir US$ 16,9 bilhões (cerca de R$ 81,9 bilhões), ou 65% do total de receitas globais de música gravada. Além das receitas de streaming, o crescimento foi sustentado por ganhos em outras áreas, incluindo formatos físicos (+16,1%) e direitos de performance ou direitos de execução pública (+4,0%).

De acordo com a IFPI, as gravadoras estão trabalhando para impulsionar esse crescimento contínuo para o ecossistema musical mais amplo. Com equipes locais e experiência em todo o mundo, eles investem em artistas e gêneros locais e apoiam seu desenvolvimento. 

IFPI Global Music Report de 2022 referente ao desempenho do mercado musical em 2021.
IFPI Global Music Report de 2022 referente ao desempenho do mercado musical em 2021. Foto: Divulgação

Em mercados de alto potencial de crescimento na Ásia, América Latina e África, bem como em mercados mais maduros, como Europa e América do Norte, as gravadoras estão criando raízes profundas e ajudando a promover o avanço contínuo de ecossistemas musicais locais vibrantes e diversos.

Abrindo uma conferência de imprensa em Londres para divulgar o relatório, a presidente-executiva da IFPI, Frances Moore, expressou preocupação com a guerra na Ucrânia e a crise humanitária resultante, dizendo: “ fazemos nosso apelo para o fim da violência”.

Comentando o Global Music Report, Moore continuou: “Em todo o mundo, as gravadoras estão se engajando em um nível muito local, para apoiar as culturas musicais e promover o desenvolvimento de ecossistemas musicais emergentes – defendendo a música local e criando oportunidades para que ela alcance uma audiência global. À medida que mais mercados amadurecem, eles se unem e contribuem para o mundo da música rico e globalmente interconectado.”

Frances Moore, IFPI
Frances Moore, IFPI.

“Consequentemente, o mercado de música de hoje é o mais competitivo da história. Os fãs estão curtindo mais música do que nunca e de muitas maneiras novas e diferentes. Isso cria enormes oportunidades para os artistas. Aqueles que optam por fazer parceria com uma gravadora, o fazem para se beneficiar do suporte de equipes globais ágeis e altamente responsivas de especialistas dedicados a ajudá-los a alcançar o sucesso comercial e criativo e a construir suas carreiras de longo prazo”, afirma a executiva da IFPI.

“À medida que as tecnologias e o ambiente online continuam evoluindo e se expandindo, o mesmo acontece com as oportunidades criativas de compartilhar experiências musicais. Do metaverso ao conteúdo do jogo, as gravadoras investiram nas pessoas e nas tecnologias para oferecer experiências novas e altamente interativas – aumentando as formas em evolução para os artistas fazerem conexões com seus fãs”, finaliza Frances Moore.

Os principais mercados da música do mundo são:

1º – EUA
2º – Japão
3º – Reino Unido
4º – Alemanha
5º – França
6º – China
7º – Coreia do Sul
8º – Canadá
9º – Austrália
10º – Itália

Crescimento nas outras regiões do mundo

As receitas de música gravada cresceram em todas as regiões do mundo em 2021. A Ásia cresceu 16,1%, com o seu maior mercado, o Japão, registrando um crescimento de 9,3%. Excluindo o Japão, a região teve um aumento de 24,6% nas receitas. Em uma tendência contínua, a Ásia também respondeu por uma parcela significativa das receitas físicas globais (49,6%).

A Australásia teve um crescimento de 4,1%. A Austrália (+3,4%) permaneceu como um dos 10 principais mercados do mundo e a Nova Zelândia viu um aumento nas receitas de streaming empurrando o mercado geral para um crescimento de 8,2%.

As receitas na Europa, a segunda maior região de música gravada do mundo, cresceram 15,4%, um aumento acentuado em relação à taxa de crescimento do ano anterior de 3,2%. Todos os maiores mercados da região tiveram crescimento percentual de dois dígitos: Reino Unido (+13,2%), Alemanha (+12,6%) e França (+11,8%).

IFPI Global Music Report de 2022 referente ao desempenho do mercado musical em 2021. Foto: Divulgação
IFPI Global Music Report de 2022 referente ao desempenho do mercado musical em 2021. Foto: Divulgação

A América Latina teve um crescimento de 31,2% – uma das maiores taxas de crescimento do mundo. O streaming representou 85,9% do mercado, uma das maiores proporções em qualquer região.

O Oriente Médio e Norte da África – separados pela primeira vez como uma região separada no Global Music Report – tiveram um crescimento de 35,0%; a taxa de crescimento regional mais rápida do mundo. O streaming foi um impulsionador particularmente forte na região, com 95,3% de participação no mercado.

A África Subsaariana – também separada pela primeira vez nos relatórios da IFPI – teve um crescimento de receita de 9,6% em 2021, em grande parte impulsionado pelo streaming. O suporte a anúncios foi particularmente forte nessa região, com as receitas desse formato crescendo 56,4%.

A região dos EUA e Canadá cresceu 22,0% em 2021, superando a taxa de crescimento global. Só o mercado dos EUA cresceu 22,6% e as receitas de música gravada no Canadá cresceram 12,6%. Confira o relatório do IFPI Global Music Report, acessando aqui.