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HYBE e Stationhead investem em ‘superfãs’; entenda aposta do mercado global

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Redação

Na última semana, o mercado fonográfico internacional anunciou investimento em redes sociais construídas para ‘superfãs’. De um lado, a HYBE, empresa sul-coreana, recebe Ariana Grande em sua plataforma Weverse. De outro, a rede social de áudio Stationhead lançou sua versão “all-access”. Entenda mais sobre o sinal da indústria musical para audiências “super” engajadas.

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Ariana Grande na Weverse

Na última quinta-feira (13), Ariana Grande passou a ser mais uma das artistas no Weverse, rede de superfãs da HYBE. Segundo o pronunciamento oficial, a cantora continua a parceria comercial com a HYBE America, liderada pelo executivo Scooter Braun.

Vale ressaltar que Ariana saiu da empresa SB Projects, de Scooter Braun, como cliente de gerenciamento no ano passado. Agora é gerenciada por Brandon Creed na Good World Management.

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Hybe. Foto: Divulgação.

“Ariana Grande e HYBE, lideradas pelo CEO Scooter Braun, continuam sua parceria comercial de longa data e buscar oportunidades criativas em Weverse e REM Beauty. Grande, neste novo capítulo, continuará a ser administrada exclusivamente por Brandon Creed/Good World Management”, declara o pronunciamento oficial.

Stationhead

Também na quinta-feira (13), o Stationhead anunciou seu pacote “all-access”, que recompensa os fãs à medida que participam de atividades como streaming e festas de lançamento. Entre os artistas que já anunciaram conteúdos exclusivos para o acesso aberto no Stationhead está Zayn Malik. O cantor criou uma experiência VIP para os fãs com um chat ao vivo durante a festa de lançamento de seu novo single, ‘What I Am’.

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Stationhead lança novas aplicações para superfãs. Foto: Stationhead / Divulgação.

Através de dados sobre os principais superfãs, a versão “all-access” do Stationhead permite que eles desbloqueiem o nível por 30 dias, que pode ser estendido para uma sequência consecutiva de sete dias.

Nesta atualização, os superfãs ganham prioridade nas listas de convocação de convidados para falar durante eventos ao vivo, além do bate-papo durante transmissões ao vivo. Também são destacados na rede de áudio com um emblema de “super” engajado e podem ganhar a capacidade de criar postagens em fórum fechados para os fandoms.

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Ryan Star, CEO do Stationhead. Foto: Soundcloud / Stationhead / Divulgação.

“Fizemos isso no Stationhead, concentrando-nos no lado divertido e gratificante dos eventos online, em vez de apenas tentar extrair valor dos apaixonados amantes da música. O All-Access se baseia nisso e torna o fandom ainda mais envolvente e gratificante, destacando as pessoas mais entusiasmadas em uma comunidade de artistas”, declara o fundador e CEO do Stationhead, Ryan Star.

Além disso, os superfãs ganham prioridade nas listas de convocação de convidados quando artistas e apresentadores chamam as pessoas para falar durante um evento ao vivo. Isso também dá acesso a um recurso de bate-papo durante transmissões ao vivo lotadas.

Investimentos em superfãs

De acordo com a MIDiA Research, empresa de pesquisas de mercado, o pagamento de royalties por fonogramas alcançou a marca de R$18,15 bilhões em 2023. A pesquisa atribui esta receita a mudanças no formato de arrecadação por meio do “Consumo de Superfãs”.

Neste ‘boom’ voltado a esta categoria de público, a HYBE, tornou-se parceira de distribuição de dez anos com o Universal Music Group, com aplicações previstas para a Weverse. O contrato, assinado há cerca de três meses, também indica envolvimento dos times e gravadoras ao redor do mundo em ações como de marketing e promoção de artistas do catálogo do UMG.

Neste novo investimento, na divisão estadunidense da HYBE, os arianators passam a poder interagir com fãs de outros cantores na plataforma, que reúne ainda conteúdos de grupos como BTS e artistas como Jungkook.

Já o Stationhead é usado globalmente por milhões de fãs de artistas como Billie Eilish, Coldplay, Olivia Rodrigo e Nicki Minaj. A atualização “all-access” foi lançado nas mais de mil comunidades de fãs da rede social, após um teste beta, que alcançou 150 mil usuários.