[gtranslate]

Hybe, gravadora do BTS, usa a IA para eliminar a barreira do idioma

Picture of Redação
Redação

Os produtores da Hybe, gravadora do grupo BTS, estão usando inteligência artificial (IA) para fundir a voz de um cantor sul-coreano com a de falantes nativos de cinco outros idiomas. 

A tecnologia permitiu que a Hybe lançasse uma faixa em maio do cantor MIDNATT em seis idiomas — coreano, inglês, espanhol, chinês, japonês e vietnamita. As informações são da Reuters.

Leia Mais:

Segundo a Hybe, a tecnologia é a primeira usada para um lançamento simultâneo em seis idiomas e pode abrir caminho para que seja usada por artistas mais populares.

“Primeiro vamos ouvir a reação, a voz dos fãs, e depois decidimos quais serão os próximos passos”, disse Chung Wooyong, chefe da divisão de mídia interativa da Hybe, em entrevista no estúdio da gravadora para o jornalista Hyunsu Yim, da Reuters.

Chung Wooyong chefe da divisao de midia interativa da Hybe
Chung Wooyong, chefe da divisão de mídia interativa da Hybe. Foto: Divulgação

MIDNATT, nome artístico de Lee Hyun, fala um pouco de inglês e chinês, além do coreano, mas gravou a música ‘Masquerade’ em cada um dos idiomas. Para isso, os falantes nativos leram as letras e, posteriormente, as vozes deles foram combinadas com a do cantor com ajuda da tecnologia musical de inteligência artificial interna da Hybe.

A faixa mostra a influência da inteligência artificial no mercado musical.  O Grammy Awards introduziu novas regras para o uso da tecnologia, enquanto ‘mash-ups’ de músicas geradas por IA circulam nas redes sociais.

“Dividimos um fragmento de som em diferentes componentes pronúncia, timbre, tom e volume”, disse Chung Wooyong sobre o processo da criação da faixa. “Analisamos a pronúncia, que está associada ao movimento da língua, e usamos nossa imaginação para ver que tipo de resultado poderíamos obter usando nossa tecnologia.”

MIDNATT disse ao jornalista da Reuters que o uso da inteligência artificial permitiu um “espectro mais amplo de expressões artísticas”.

“Sinto que a barreira do idioma foi eliminada e é muito mais fácil para os fãs globais terem uma experiência imersiva com minha música”, disse MIDNATT.

MIDNATT
MIDNATT. Foto: Divulgação.

No entanto, a tecnologia não é nova, mas é uma maneira inovadora de usar a inteligência artificial na música, segundo Valerio Velardo, diretor do The Sound of AI, um serviço de consultoria com sede na Espanha para música e áudio com inteligência artificial.

De acordo com Choi Jin-woo, produtor de ‘Masquerade’, do MIDNATT, que atende pelo nome de Hitchhiker, por enquanto, a tecnologia de correção de pronúncia da Hybe “semanas ou meses” gerar as faixas, mas quando o processo for acelerado, poderá servir para uma gama maior de finalidades, como interpretação em videoconferências.