FIMS abre editais regionais para músicos do Sudeste, Norte/Nordeste e Centro-Oeste

FIMS abre inscrições para artistas no projeto itinerante Drops FIMS, com etapas em São Paulo, Belém e Brasília.
Foto de Nathália Pandeló
Nathália Pandeló
Showcase na FIMS
Showcase na FIMS (Crédito: Divulgação)

A FIMS, Feira Internacional da Música do Sul, abriu inscrições para músicos e artistas interessados em participar do Drops FIMS, projeto itinerante que passa pelas regiões Sudeste (São Paulo), Norte/Nordeste (Belém) e Centro-Oeste (Brasília). O objetivo é fortalecer a cena local, promovendo encontros entre artistas e profissionais do mercado musical.

Criada há nove anos, a FIMS consolidou-se como espaço de conexão para músicos independentes do Brasil, América Latina e Sul Global. Com o Drops FIMS, a feira amplia seu alcance para diferentes regiões do país, levando rodadas de negócios, workshops e showcases a cidades estratégicas. A proposta é aproximar o evento de artistas que muitas vezes não têm acesso a grandes feiras e festivais do setor, incluindo agora etapas no Sudeste, Norte/Nordeste e Centro-Oeste.

Como funciona o Drops FIMS

Os editais do Drops FIMS estão abertos para músicos das regiões Sudeste, Norte/Nordeste e Centro-Oeste, com eventos previstos em São Paulo, Belém e Brasília, respectivamente. Os selecionados terão a oportunidade de apresentar showcases autorais, participar de rodadas de negócios e de atividades de capacitação com profissionais convidados.

Téo Ruiz, diretor da feira e que acaba de lançar seu primeiro álbum solo, explica: 

“A FIMS é um evento feito por artistas para artistas, em que a música, os músicos e os programadores se encontram. Com um crescimento a cada edição, neste ano pudemos colocar em prática o Drops FIMS, que nos aproxima ainda mais de cada região do Brasil, facilitando o acesso aos profissionais regionais da música. É uma oportunidade que nós, que também somos músicos, sabemos da importância. Já participaram grandes nomes da música brasileira no cenário atual, no início de suas carreiras, como o grupo musical Tuyo, a banda Dazaranha, a cantora Rachel Reis, entre outros”.

Entre os nomes confirmados para o evento estão Laura Lopes, do Música Mundo, indicada ao Grammy Latino, Alexandre Rossi, do Circo Voador, e Diego Leandraujo, da A Música Vive e membro da Academia Latina de Gravação. Os artistas poderão apresentar suas trajetórias diretamente a esses e outros profissionais do setor.

Etapas pelo Brasil e foco no Sul Global

Téo Ruiz, diretor da FIMS - Feira Internacional da Música do Sul
Téo Ruiz, diretor da FIMS – Feira Internacional da Música do Sul (Crédito: Divulgação)

O Drops FIMS integra um circuito que já passou por Curitiba e seguirá para São Paulo, Belém e Brasília. Cada etapa conta com edital próprio, destinado a artistas locais. No encerramento, uma Conferência Nacional e Internacional será realizada em Foz do Iguaçu em dezembro, reunindo músicos das etapas regionais e convidados de países da América Latina e África.

“Para nós da FIMS, a etapa do Drops em São Paulo é muito importante, pois é a região que concentra um grande número de artistas e eventos musicais. Logo depois desta etapa iremos para Brasília, Belém do Pará e, finalizamos, em Foz do Iguaçu, com uma conferência unindo músicos participantes dos Drops de cada região, além de outros vindos de países vizinhos, da África e regiões do Sul Global. Essa é a maior herança da FIMS, a de fomentar a música e os artistas do Sul Global que, muitas vezes, são engolidos no espaço dado no mercado para o que vem de cima do meridiano”, Téo Ruiz afirma.

A participação é gratuita, e os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no site oficial, observando o período específico de cada etapa: até 16 de julho para São Paulo, 30 de julho para Belém e 22 de julho para Brasília. A organização recomenda atenção no preenchimento dos campos obrigatórios para garantir a participação no processo seletivo.

Rede de apoio e parcerias

O evento em São Paulo conta com apresentação da Petrobras e apoio de organizações como UBC (União Brasileira de Compositores), Mídia Ninja, Fervo Ocupação Cultural, Tratore Distribuição de Música e outros parceiros. A produção é assinada pela Whols Produção, com realização do Ministério da Cultura.

Mais informações podem ser encontradas no site oficial da feira e nas redes sociais, como Instagram e TikTok.

Serviço:

Drops FIMS São Paulo – Etapa Sudeste

FIMS – Feira Internacional da Música do Sul

Inscrições artistas do Sudeste

Data: Até o dia 16 de julho

Pelo link: https://groovelist.co/fims2025

Data: 15 e 16 de agosto

  • Leia mais: