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Entrevista: Carol Moreira, TikTok, analisa as oportunidades da plataforma para artistas independentes

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Com a influência dos fãs e mudanças em algoritmos nas redes sociais como o TikTok, artistas do mercado musical apostam em estratégias para alavancar suas carreiras. No caso de mulheres, os desafios para a igualdade de gênero ganham outra dimensão. O POPline.Biz é Mundo da Música entrevista Carol Moreira, Líder de Relacionamento com Artistas e Labels do TikTok no Brasil, para entender as oportunidades digitais para a presença de artistas iniciantes e mulheres.

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Com o intuito de promover interações entre criadores e assinantes, o TikTok está introduzindo uma nova funcionalidade denominada "Sub Space". Foto: Reprodução/TikTok

Perguntada sobre os desafios das mulheres no cenário musical, Carol Moreira explica quais as ferramentas existem no TikTok que geram monetização, sobretudo, para artistas iniciantes.

“No TikTok elas podem conquistar um espaço e promover suas músicas diretamente na plataforma, e temos diversas ferramentas exclusivas para artistas que ajudam a destacar seus trabalhos. Por exemplo, quando a música já foi lançada, eles podem abusar da divulgação no TikTok, incentivando a galera a criar com a faixa”, afirma Carol Moreira.

Carol também indica a ferramenta “Adicionar a app de música”, em que os fãs podem salvar a faixa direto do TikTok no seu app favorito de música, ajudando a impulsionar o trabalho musical de cada artista.

Foto: Divulgação/TikTok
Foto: Divulgação/TikTok

A Líder de Relacionamento com Artistas e Labels do TikTok no Brasil explica que as ferramentas de monetização do TikTok não estão disponíveis para contas corporativas. Carol também lista as principais que estão disponíveis para contas de artistas:

  • Tag do artista: a etiqueta fica embaixo do nome da conta, sinalizando para a comunidade e para novos fãs em potencial que é um artista.
  • Novo lançamento: garante que os novos lançamentos musicais recebam a atenção que merecem, ampliando seu alcance e impacto na plataforma. O recurso permite que artistas destaquem uma nova faixa por até 14 dias antes e 30 dias após o lançamento
  • Aba de música: ferramenta que faz a curadoria do trabalho. Esse recurso garante que novas músicas sejam adicionadas automaticamente, tornando mais fácil para os fãs interagirem com as faixas.
  • Por Artista: o recurso aumenta a visibilidade, permitindo que um artista fixe uma postagem preferida no topo da página de descoberta, chamando a atenção para seu vídeo favorito no TikTok
  • Por Trás da Canção: permite que as artistas compartilhem as histórias e inspirações por trás de suas músicas, promovendo uma conexão mais profunda com os fãs

“Por meio da inovação, criatividade e o poder de nossa comunidade, o TikTok está contribuindo para mudar o cenário da música para melhor, dando suporte para artistas dentro e fora da plataforma e influenciando os destaques das plataformas de streaming, que comumente são hits antigos e novos que começaram a bombar no TikTok”, completa Carol Moreira.

Recentemente, um dos vídeos que viralizou na plataforma era sobre o número baixo de homens que escutam mulheres. Perguntada sobre como esse tema é desenvolvida dentro do TikTok, Carol Moreira observa o consumo de artistas mulheres, principalmente brasileiras, na plataforma nos últimos anos.

“Nos comprometemos a criar um ambiente único, divertido e criativo para que essas artistas possam se expressar e se conectar de forma mais íntima com suas comunidades, com usuários podendo interagir com suas artistas favoritas e colaborar com desafios e vídeos, o que os aproxima de suas ídolas, tornando a experiência musical mais pessoal e significativa”, explica Carol Moreira.

Durante a entrevista, a especialista também comenta alguns cases com artistas do porte de Ludmilla, Ivete Sangalo, Marisa Monte e Pitty.

“Ludmilla foi a voz oficial do The Town, realizou o show de encerramento do TikTok Awards 2023, teve a música “Macetando” em parceria com a Ivete Sangalo bombando na plataforma durante o Carnaval”>

Carol também relembra que Marisa Monte encontrou na plataforma uma maneira de mostrar mais da sua vida e trabalho com os fãs. Na época da  turnê Portas, ela compartilhou  conteúdos exclusivos. Já  Pitty, com os 20 anos do disco “Admirável Chip Novo”, criou conteúdos únicos e exclusivos sobre o álbum, segundo Carol Moreira, do TikTok Brasil.

Carol também traz alguns detalhes do funcionamento do TikTok, principalmente em como mulheres podem superar os desafios e fazer com o que seu conteúdo seja conhecido por mais pessoas, crescendo na sua comunidade online.

“Por meio de desafios musicais e tendências criativas, canções de diferentes épocas e estilos ganham uma nova relevância e conquistam uma audiência mais ampla e diversificada. Recentemente tivemos o caso da música “Voando pro Pará” da Joelma, de 2016, que também se tornou uma tendência em 2023, e, mais recentemente, “Murder on the Dancefloor”, da Sophie Ellis Bextor, que virou uma mega tendência no mundo todo”, exemplifica a Líder de Relacionamento do TikTok Brasil.

Sobre boas práticas que artistas e gerenciadores de marketing podem utilizar, Carol indica o uso de hashtags como um elemento importante para algoritmo da rede social de vídeos.

“Com a hashtag #DescubraNovasVozes, que tem como objetivo justamente apresentar novos talentos musicais a um público maior dentro do TikTok. A ideia é que artistas criem vídeos se apresentando e mostrando seus talentos, como cantar uma versão cover de uma música ou uma faixa original”, comenta Carol Moreira.

TikTok Music Summit

 

No último mês, a plataforma realizou o TikTok Music Summit. Um dos painéis do evento discutiu os desafios de ser mulher na indústria da música, com a presença da cantora Luiza Martins, a empresária Marina Mattoso, a DJ Carola e a medição da cantora e criadora Bela Maria.

Além delas,  Mariana Fagundes ressaltou que postar conteúdos na plataforma transformou o modo como as pessoas viam sua arte. Já Duquesa e Ananda Paixão também compartilharam que começaram a dar significado na carreira após criar conteúdo.

“Nosso objetivo é estar sempre o mais perto dos artistas e dos nossos talentos, assim como ligados em tudo que acontece na plataforma. Temos um time que trabalha para desenvolver e dar suporte a artistas, talentos e criadores que falam sobre música.

Estamos sempre abertos para partilharmos as melhores práticas com os artistas, para vermos como podemos desenvolver experiências únicas para os fãs. Apoiamos, também, ajudando a identificar criadores que podem ser adequados a uma ação com artistas ou empresas de música”, completa Carol Moreira, Líder de Relacionamento com Artistas e Labels do TikTok no Brasil.

Carol Moreira também compartilha iniciativas do TikTok promove, em prol das mulheres e também dos artistas independentes, previstas para 2024.

“Sobre 2024 ainda não posso dar spoilers, mas gostaria de resgatar algumas ações de grande impacto com o objetivo trazer mais palco e novos públicos para artistas que fazem parte da comunidade do TikTok”, explica Moreira, do TikTok Brasil.

A especialista complementa que “no Rock in Rio 2022, por exemplo, fechamos uma parceria exclusiva com o Itaú, com o objetivo de apresentar artistas emergentes que se destacam na plataforma e na cena musical brasileira”, completa.